Conteúdo

Artigos

Cuidar e educar: O sujeito em constituição e o papel do educador

Esta pesquisa objetivou conhecer a concepção de educadoras sobre seu papel na Educação Infantil. Foi realizado estudo de casos múltiplos a partir de entrevistas e observações com cinco educadoras, considerando questões sobre o cuidar e educar. Os dados foram analisados conforme os eixos teóricos da metodologia IRDI: Suposição de Sujeito, Estabelecimento de Demanda, Alternância Presença/Ausência e Função Paterna. Os resultados mostraram como o discurso científico atravessa as concepções e atitudes das participantes e a importância das orientações realizadas pelas equipes diretivas. Considerou-se relevante afinar a relação entre cuidar e educar para se sustentar uma prática subjetivante no espaço escolar infantil.

Publicada em: 30/03/2020

Bebês constituição psíquica Educação infantil

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Cursos

    Brincadeiras cantadas na escola: Valorizando a tradição popular

  • Conteúdo
    Artigos

    Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto a distância

  • Conteúdo
    Cursos

    Incentivando o protagonismo juvenil

  • Conteúdo
    Cursos

    Formação de professores para o ensino híbrido

  • Conteúdo
    Artigos

    Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental

  • Conteúdo

    Premissas da Educação do Século XXI