Conteúdo

Artigos

Cuidar e educar: O sujeito em constituição e o papel do educador

Esta pesquisa objetivou conhecer a concepção de educadoras sobre seu papel na Educação Infantil. Foi realizado estudo de casos múltiplos a partir de entrevistas e observações com cinco educadoras, considerando questões sobre o cuidar e educar. Os dados foram analisados conforme os eixos teóricos da metodologia IRDI: Suposição de Sujeito, Estabelecimento de Demanda, Alternância Presença/Ausência e Função Paterna. Os resultados mostraram como o discurso científico atravessa as concepções e atitudes das participantes e a importância das orientações realizadas pelas equipes diretivas. Considerou-se relevante afinar a relação entre cuidar e educar para se sustentar uma prática subjetivante no espaço escolar infantil.

Publicada em: 30/03/2020

Bebês constituição psíquica Educação infantil

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Artigos

    Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito.

  • Conteúdo
    Cursos

    Leitura para bebês

  • Conteúdo
    Notícias

    Dia Mundial da Educação: 6 tendências para o pós-pandemia

  • Conteúdo
    Cursos

    Formação de professores para o ensino híbrido

  • Conteúdo
    Artigos

    Saiba quais são e como analisar os principais indicadores de qualidade na educação.

  • Conteúdo
    Matérias

    Prática docente: Conheça os 10 desafios