Projeto Plantando Saberes: ler e compreender as riquezas agrícolas do município

Fomentar a agricultura local da cidade de São Francisco do Conde

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Anísio Teixeira

Tempo de duração: Um trimestre

Objetivos específicos

  • Identificar os principais produtos agrícolas que fazem parte da economia local, percebendo as características de alguns vegetais, bem como seus valores nutricionais.

  • Criar uma horta e cuidar dela, a fim de adotar hábitos para uma alimentação saudável.

  • Produzir textos relacionados à experiência com a horta escolar, bem como resolver problemas matemáticos relacionados aos conhecimentos sobre os produtos agrícolas da localidade.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Sensibilização de toda a comunidade escolar e famílias por meio de reuniões (fortalecimento dos laços: escola, famílias, comunidade).

  • Diagnóstico da área física disponível para a criação da horta.

  • Listagem dos materiais necessários para a criação da horta

  • Exibição de vídeos educativos sobre horta escolar.

  • Plantio das sementes pelos pais/responsáveis, juntamente com os estudantes e comunidade escolar.

  • Pesquisas sobre os cuidados necessários para o cultivo da horta.

  • Convite a um agricultor da comunidade para uma palestra sobre os produtos agrícolas cultivados na localidade.

  • Colheita dos produtos cultivados e exposição dos trabalhos realizados.

Recursos necessários

Pneus, blocos, cimentos, terra, sementes, luvas, regador, baldes, garrafas pet, adubos, pás, retroprojetor, tintas spray, entre outros.

Autores

Xismar Sueira Leite dos Santos
Coordenador/a Pedagógico/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Conhecimento científico por meio da observação, manipulação;

Conhecimento lógico matemático;

Competência leitora e escritora.

Relatos da experiência

A experiência de implementação do projeto: Plantando saberes: ler e compreender as riquezas agrícolas no município de São Francisco do Conde na Escola Municipal Anísio Teixeira foi bastante gratificante e significativa, uma vez que a unidade escolar está localizada numa região em que se cultiva diversos produtos agrícolas, os quais fortalecem a economia local. Nesse sentido, pudemos perceber a participação ativa das famílias dos nossos estudantes: plantando, doando sementes e materiais. Nessa perspectiva, nossos estudantes ficaram motivados por perceberem a valorização da realidade local no projeto da escola. Contudo, tivemos alguns desafios, a saber: pouco espaço para o plantio das sementes, ausência de um técnico agrícola para subsidiar o trabalho em alguns momentos necessários. No entanto, obtivemos êxito com a proposta. É importante mencionar Paulo Freire quando afirma: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Nessa perspectiva, foi valorizado o contexto no qual nossos estudantes estão inseridos. Partimos da realidade para ampliar os conhecimentos de forma exitosa. O processo ensino e aprendizagem nessa perspectiva permite experiências significativas, visto que, parafraseando Paulo Freire quem ensina aprende e que aprende tem a possibilidade de expor seus conhecimentos sobre a realidade que o cerca.

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Pepê Silva

01/04/2020 12:50 pm

Pratica que otimiza a sabedoria e economia local numa perspectiva de sensibilizar os estudantes e familiares para plantio e cultivo.

Sulamita Rosa

23/11/2021 3:13 pm

Prática interessante!