Prática de Leitura

Melhorar a fluência leitora. Incentivar a pratica de leitura. Aumentar o repertório.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Cultura digital

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EMEF Aurora Rodrigues de Moraes

Tempo de duração: Durante um trimestre.

Objetivos específicos

  • Desenvolver as habilidades de leitura oral, atentando para os seguintes aspectos: entonação, dicção, pontuação correta e fluência.

  • Ler diferentes gêneros textuais em prosa.

  • Usar diferentes tecnologias para pesquisar diferentes gêneros textuais.

  • Preparar um texto para leitura em público.

  • Desenvolver o interesse pela leitura de diferentes textos em prosa.

  • Aprender a postura adequada para apresentação da leitura oral em público.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Apresentar o tema do projeto, montar um cartaz o que serrá desenvolvido durante o projeto, (como tempo de duração o tema conto, como será apresentado o produto final ex.livro escrito com novas versões, peças, teatrais, gravações de áudios de textos com boa fluências).

  • Fazer levantamento prévios dos contos conhecidos, o que é cultura digital,

  • Fazer pesquisas sobre a influência da pratica digital nas leituras, após a socialização das pesquisas.

  • Fazer rodas de leitura e bibliotecas de contos, com o foco em diferentes autores e formas como cada um escrever, trabalharas características de cada conto ( personagens, cenário, os recurso que o autor usou para enriquecer o texto.

  • Escolher os textos (nova versão, gravado), fazer as planificação dos textos que serão escritos, apos serem escritos revisados para a publicação, as leitura serão gravadas e ouvidas para garantir uma boas fluências antes de serem gravadas em cds para as apresentações.

Recursos necessários

Livros com diferentes contos, textos, lousa; CD; Livros com diferentes; Computador; Internet (programas de leitura); Câmera digital; Impressora; Lápis, giz, sulfite.

Autores

Cleonice dos santos
Professor/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

A partir do projeto praticas de leitura, os aluno se apropriam dos recursos discursivos da linguagem que se escreve.

Desenvolveram o comportamento de leitor: como escolher um bom texto, autores, temas ou estilos.

Relatos da experiência

Durante o projeto foi muito prazeroso ver os alunos engajados em suas participações, e como sentiam surpresos quando voltavam para suas escritas, ou até mesmo ouvindo seus áudios de leitura. O projeto foi muito válido favoreceu o desenvolvimento da linguagem e também nas escrita da minha turma.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *