Otimização do tempo pedagógico em sala de aula

Há diversos estudos que comprovam que uma parcela significativa do tempo de aula não é utilizado para a garantia da aprendizagem dos estudantes. A pauta visa oportunizar aos participantes momentos para pensar e vivenciar estratégias que otimizem esse tempo pedagógico

Ver mais +

Público-alvo

Comunidade Educativa

Gestores Escolares

Professores

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itaparica

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 2 horas

Objetivos específicos

  • Apoiar os docentes na otimização do tempo pedagógico na sala de aula

Estratégia / Desenvolvimento

  • Brainstorm:

    Principais desafios dos professores na administração do tempo em sala de aula

  • Estudo e análise de textos que tratam dos desafios  do tempo em sala de aula

  • Atividade 3: Estimular os professores a compartilhar suas práticas de gestão do tempo de sala de aula para contribuir na construção da inteligência coletiva

  • Tematizar com os docentes as práticas utilizadas e o quanto avançaram, como estão saindo diferentes.

Recursos necessários

  • Papelaria pessoal (caderno de anotações e/ou registros, caneta, lápis, borracha, cola, entre outros)
  • Cópias dos slides do PPT de apoio
  • Cartolinas
  • Post its

Autores

Docentes de Itaparica
Equipe Cieds
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Tematizar com os docentes as práticas utilizadas e o quanto avançaram, como estão saindo diferentes.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *