O valor do grupo

Esta oficina tem por objetivo fazer com que o grupo reflita sobre os seus próprios processos enquanto grupo. Muitas vezes na escola ou nos órgão centrais, os problemas de grupos, ruídos e ausência de confiança atrapalham o desenvolvimento de um trabalho com êxito e efetividade.

Ver mais +

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itaparica

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 4 horas

Objetivos específicos

  • Identificar o posicionamento das pessoas do grupo sobre a função, os valores, as contribuições pessoais delas para o próprio grupo.

  • Identificar as características que definem um grupo: objetivos, motivação, comunicação, processo decisório, relacionamento e inovação.

  • Identificar situações que materializam as competências de cada função

Estratégia / Desenvolvimento

  • Atividade do jogo Dix it

    Cartas com imagens surreais para que as pessoas ao chegarem ao ambiente peguem as imagens que demonstrem o que elas estão sentindo ao chegar no ambiente. Essas cartas estarão dispostas no chão (música ambiente) a comanda estará no PPT:

    Escolha uma imagem que represente como você chega nessa formação e anote na tarjeta.

    Apresentar a tabela SIAR – TNT com as coluna Sei, Indago, Aprendo, Reflito – e pedir aos participantes que apontem o que eles sabem sobre formação continuada em serviço.

     

  • Vivência – refletindo sobre o grupo

    Os participantes receberão tarjetas para que respondam a cada uma dessas questões. Para cada pergunta, uma cor de tarjeta. As questões deverão estar no PPT.

    • Sob o seu ponto de vista, esse grupo carrega a função principal de…
    • Levante até 3 valores que circulam nesse grupo – exemplifique com uma situação vivenciada que apoia essa leitura.
    • Qual é uma preocupação que te acompanha nos momentos em que vem para atividades junto a esse grupo.
    • Qual a sua maior contribuição para o grupo?
    • Qual a principal contribuição do grupo para você?

    Ao final, as pessoas irão socializar os seus registros, dispondo suas contribuições num painel formado por quatro quadrantes (anexo 1)

    As formadoras questionam o grupo: sob o ponto de vista de vocês, o que define um grupo?

  • A seguir, os participantes serão divididos em grupos por cores (painel integrado) e receberão um texto com questões relativas aos componentes principais do funcionamento do grupo (anexo 2).

    Vivência – refletindo sobre o grupo

    Os participantes receberão tarjetas para que respondam a cada uma dessas questões. Para cada pergunta, uma cor de tarjeta. As questões deverão estar no PPT.

    Sob o seu ponto de vista, esse grupo carrega a função principal de…

    • Levante até 3 valores que circulam nesse grupo – exemplifique com uma situação vivenciada que apoia essa leitura.
    • Qual é uma preocupação que te acompanha nos momentos em que vem para atividades junto a esse grupo.
    • Qual a sua maior contribuição para o grupo?
    • Qual a principal contribuição do grupo para você?
  • Ao final, as pessoas irão socializar os seus registros, dispondo suas contribuições num painel formado por quatro quadrantes (anexo 1)

    As formadoras questionam o grupo: sob o ponto de vista de vocês, o que define um grupo?

    A seguir, os participantes serão divididos em grupos por cores (painel integrado) e receberão um texto com questões relativas aos componentes principais do funcionamento do grupo (anexo 2). Num primeiro momento, eles analisam em grupo por tópicos (Grupo 1: objetivos, motivação, comunicação/ Grupo 2: processo decisório, relacionamento, inovação) e discutem a partir de um texto curto sobre grupos.

  • Num segundo momento, na socialização, os grupos pontuam quais os pontos que destacariam na atividade a partir da seguinte questão norteadora: sob o ponto de vista dessa equipe e para o trabalho na área Inclusão e bem estar, qual o sentido de refletir sobre grupos de trabalho (características, constituição, valores, etc)?

    O que você veria (um função do seu setor) fazendo que denotaria que ela/ele tem habilidades que o grupo julga importante para o exercício da função. A seguir, essas habilidades serão categorizadas em competências ou dimensões. Nesse exercício, os participantes precisam apontar as evidências que sinalizam que o sujeito possui aquelas competências ou habilidades.

  • Justificativa: na metodologia o foco sempre está na materialização da habilidade e menos na dificuldade, isso porque muitas vezes o observador não consegue precisar a natureza da dificuldade por lhe faltar parâmetros que identificam como a habilidade está ou não sendo desenvolvida, além disso a metodologia foca sempre no que já existe como alavanca para o desenvolvimento das habilidades.

    A partir desse primeiro movimento, o grupo vai definir o que acontece que não está previsto na expectativa do momento anterior.

    A seguir, em grupos,  os participantes  indicarão  os maiores desafios em cada dimensão, apontando evidências para os comportamentos e como querem superar. Idelamente devem elaborar um planejamento estratégico para superação dos desafios elencados.

Recursos necessários

Cartas do dix it, ppt, cx de som, música ambiente, tarjetas, papel sulfite, canetas, painel para alocar as filipetas

Autores

Docentes de Itaperica
Equipe do Cieds
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Discutir com o grupo os avanços obtidos a partir do desenvolvimento da formação.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *