Jornal Arlete Informa

Aprimorar a leitura e a escrita dos alunos das turmas de quarto ano, através da escrita de matérias jornalísticas, como entrevistas, levantamentos estatísticos e principalmente anotações sobre o cotidiano da comunidade escolar, fazendo com que o aluno se aproprie da sua realidade, enquanto compartilha com todos, inclusive com os professores, essa realidade.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Cultura digital, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Arlete Magalhães

Tempo de duração: 1 Ano letivo

Objetivos específicos

  • Estabelecer vínculos de interdisciplinaridade entre o ensino de Informática e as demais disciplinas ministradas na escola;

  • Firmar parceria entre todos os profissionais da escola, indo desde os professores, passando pela direção, coordenação e demais profissionais, sem exceção, no sentido de integrar todos no Processo de Ensino e Aprendizagem;

  • Aproximar o Processo de Ensino e Aprendizagem da vida prática do discente;

  • Desenvolver no estudante o senso de pertencimento ao espaço escolar;

  • Aprimorar a fala e a escuta, através de entrevistas;

  • Aprimorar a escrita, através das anotações necessárias para a confecção do jornal;

  • Aprimorar a leitura, através da leitura do que foi escrito manualmente, para a posterior transcrição digital;

Estratégia / Desenvolvimento

  • Discussão com os estudantes sobre o projeto para as devidas explicações;

  • Formação das equipes;

  • Apresentação dos temas a serem noticiados;

  • Estruturação das turmas com o material necessário para a prospecção da notícia e registro das notícias;

  • Divulgação junto aos demais profissionais envolvidos, através dos meios de comunicação disponíveis;

  • Elaboração do cronograma;

  • Prospecção das notícias;

  • Registro das matérias;

  • Discussão em sala de aula e eleição dos fatos a serem divulgados;

  • Digitação das notícias, utilizando software adequado;

  • Envio para a Direção e Coordenação Pedagógica fazer as devidas considerações;

  • Envio para a Direção fazer a impressão;

  • Leitura do jornal nas salas de aula;

  • Distribuição do jornal;

Recursos necessários

Computadores
Internet
Editores de texto (Sostware)
Editores de Imagens (software)
Datashow
Celular smartphone
Caderno
Caneta

Autores

Aderlam Augusto Gonçalves
Professor/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Leitura, escrita, comunicação.

Relatos da experiência

A publicação da primeira edição tornou-se motivo de muito orgulho para a escola, sendo inclusive noticiado no Diário Oficial do Município e num periódico regional, fato que motivou bastante os alunos a dar continuidade ao informativo. Também foi um fator de motivação a utilização das tecnologias, como “smartphones”, computadores, softwares de edição de texto e de imagens, para a confecção do jornalzinho. Por outro lado, para os professores envolvidos, foi bastante preocupante, ao vermos o grau de dificuldade dos alunos, no que tange a gramática e às inferências necessárias para a qualidade e o sucesso do projeto. Fato que reforçou o entendimento de priorizarmos o foco em leitura e escrita, em escuta e fala.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *