Jogo do singular/plural

Através do jogo as crianças reforçarão o aprendizado, testando suas habilidades e adquirindo novos conhecimentos e relacionar corretamente as palavras do singular com as do plural através do jogo da memória

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

emef Carlos Bayerlein

Tempo de duração: 3 aulas de 50 minutos

Objetivos específicos

  • Reconhecer o emprego adequado de singular e plural nas diferentes situações do uso da língua;

  • Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras;

  • Aprimorar a leitura e escrita;

  • Memorizar a escrita convencional das palavras;

  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Estratégia / Desenvolvimento

Após aula do conteúdo singular e plural, os alunos deverão desenhar objetos terminados com vogais ,assim,1 objeto em uma cartela, dois objetos em outra cartela, escrever o nome do objeto na cartela singular e na do plural, após a construção do jogo, a sala é dividida em grupos para o jogo, serão feitos pelo menos 10 pares de singular plural para cada grupo. O professor também poderá imprimir e o aluno pinta o objeto e escreve da maneira acima

Recursos necessários

Sulfite para a impressão ou desenho,lapis de cor,cartela de papelão para colar o desenhos no singular e no plural

Autores

Ieda Cristina Teixeira da Silva
Professor/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Aprenderam a diferenciar o singular do plural.

Entenderam que este jogo será revisitado quando forem aprender outras palavras e transformações das mesma no plural.

Compreenderam que as palavras mudam no plural e escrevem melhor a partir desta compreensão.

Relatos da experiência

Foi uma experiência prazerosa já que costumo sempre implantar um jogo por semana na sala de aula para fixar o assunto de modo lúdico e divertido

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *