Criar seu próprio personagem em HQ onde será postado no blog do projeto

Conhecer esse gênero textual em sua estrutura e função, percebendo características da linguagem das HQs favorecendo a ampliação dos seus conhecimentos em ferramentas digitais.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Cultura digital, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EMEB. NAHYR MENDES WINESKY

Tempo de duração: 20 aulas

Objetivos específicos

  • Ler e manusear histórias em quadrinhos;

  • Valorizar a leitura como fonte de prazer, reconhecimento e cultura;

  • Aprender o vocabulário das HQs;

  • Identificar e nomear os personagens da turma da Mônica;

  • Identificar e associar características de cada personagem com os alunos;

  • Conhecer e valorizar os hábitos culturais na nossa sociedade;

  • Valorizar e incentivar os valores como: amizade, respeito, solidariedade e cooperação.

  • Propiciar aos alunos criarem seus próprios personagens e dos colegas para elaboração de gibis;

  • Colocar os alunos como protagonista nas história de HQ.

  • Despertar a curiosidade dos alunos e favorecer a ampliação dos conhecimentos referentes aos personagens da turma;

  • Despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados.

  • Fazer com que eles tenham contato com um recurso para ampliar seus conhecimentos em ferramentas digitais

Estratégia / Desenvolvimento

  • Realizar inicialmente várias rodas de biblioteca com a perseguição aos personagens do Mauricio de Souza;

  • Conhecendo alguns dos personagens principais do autor, suas famílias, transformações conforme o tempo e suas características físicas e psicológicas;

  • Os alunos foram convidados a ler e compreender as histórias em quadrinhos, Socializar e ler para outras alunos conhecerem o trabalho;

  • Os alunos também criaram seu personagem colando em jogo os aspectos estudados;

  • A professora promoveu atividades onde os alunos foram convidados a criarem personagens dos seus coleguinhas;

  • Elaborar um gibi colocando em prática o trabalho desenvolvido na sala/escola;

  • Publicar no blog da sala as etapas desenvolvidas no processo;

  • Montar um gibi com a tecnologia em aplicativos e sites que permitam a realização da atividade.

Recursos necessários

Computadores, sulfites, borracha, canetinhas, lápis de escrever, lápis de cor e régua.

Autores

Elba Barbosa
Professor/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Recursos digitais

Respeito

Leitura

Relatos da experiência

Os alunos ficaram muito empolgados com a experiência vivenciada até o momento e adoraram fazer os personagens.
Adorei vivenciar esses momentos com os alunos. Na criação e implementação das atividades.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *