Realizar formações voltado para a leitura e a escrita com os docentes
Ensino Fundamental - Anos iniciais
Gestão
Rede Municipal de Caieiras
Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania
Prática Implementada
EMEB Nahyr Mendes Winesky
Tempo de duração: Durante todo o ano letivo
Apurar o olhar dos docentes diante da sondagem de escrita e leitura.
Realizar formação diante das estratégias de leitura e escrita.
Analisar os dados do 1º ao 5º ano, identificando os principais problemas:
1. Qual sala está com uma maior defasagem na leitura e escrita? (Dados do SEC)
2. Qual foi o último resultado da avaliação do A+?
3. Quem são os alunos não alfabetizados?
– Definir as salas foco para o trabalho de orientação.
– Tabular os focos em cada sala de acordo com os dados de hipótese de escrita.
– Traçar o plano formativo, bem como as pautas de formação coletiva.
Pesquisa de campo:
Ligar na escola com os índices mais alto do município e marcar um horário para coleta de dados/informações sobre o seu plano formativo;
Organizar pauta para coleta de informações;
1. O que acreditam ter contribuído para o alcance dos índices? (relato: O carro chefe foi o projeto de leitura realizado com todos os alunos, em que práticam a leitura na sala de aula, com os familiares e uma vez a cada 15 dias a escola se reune para ouvir a leitura realizada pelos alunos de todas as salas).
2. Como são organizadas as formações com os docentes? (Relato: As formações são realizadas no HTPC com pautas voltadas para as necessidades dos docentes)
3. Como são organizados os momentos de estudos da equipe gestora? (Relato: Uma vez por semana a equipe se reune para estudar e organizar as pautas formativas)
4. Como a equipe gestora se organiza para planejar os momentos formativos com os docentes?
5. Como foi organizado o projeto de reforço contra turno?
6. Como é realizado o monitoramento das formações dos docentes?
Formação dos docentes em HTPI – formação individual
Rotina em sala de aula: Sua contribuição para o desenvolvimento dos alunos. (Aula nota 10)
1. Como organizar este momento
2. Quais intervenções o professor pode realizar?
3. Quais atividades podem ser consideradas como rotina?
4. Como realizar estas atividades no dia-a-dia?
5. Qual o papel do aluno?
Ambiente alfabetizador:
1. Qual a sua importância nos momentos das intervenções do professor?
2. Qual a sua contribuição durante as realizações das atividades pelos alunos?
3. Como criar um ambiente adequado e acolhedor na sala de aula?
Caderno/pasta de produção:
1. O que é?
2. Como organizar? (layout da pasta/caderno)
3. Qual a sua importância?
4. Produção de texto em que momento realizar?
5. Como deve ser este momento?
6. Como organizar a comanda, layout da mesma?
7. O que o professor deve realizar antes, durante e depois das produções dos alunos?
Como organizar a agenda do dia?
1. O que é agenda do dia?
2. Qual é o objetivo da agenda do dia?
3. Como desenvolver esta atividade?
4. O que os alunos irão aprender?
5. Como encaixar a técnica trabalhe com o relógio junto a AGENDA DO DIA?
Planejamento do semanário x Plano de aula:
Como realizar o planejamento das aulas:
1. O objetivo da aula … pode ser desenvolvido em uma aula? Determina o que os alunos devem aprender, além de poder ser avaliado no final da aula? (Técnica: Deixe claro)
2. A avaliação da aula… A avaliação proposta verifica a aprendizagem de acordo com o objetivo da aula? (Técnica: Arremate)
3. O desenvolvimento da aula deixa claro o papel do professor e do aluno? As etapas da aula foram planejadas de acordo com os objetivos estabelecidos; apresenta desafios apropriados para que ocorra a aprendizagem; Estão organizadas numa sequência coerente. (Técnica: Planeje em dobro)
4. Quais materiais são necessários para que o professor realize o planejamento semanal?
5. O que levar em consideração no momento do planejamento? (Conhecimento dos alunos, agrupamento, intervenções do professor, material a ser utilizado no decorrer da aula)
Formação dos docentes em HTPC – formação coletiva
1º HTPC – foco e na alfabetização X plano de ação diante da sondagem de entrada. • Estratégias de leitura
Análise de sondagem:
1. O que é?
2. Como realizar a mesma?
3. O que realizar no decorrer da leitura da sondagem de cada aluno?
4. O que é realizado após a análise da sondagem do aluno?
Análise de sondagem: Com o fechamento das análises das sondagens organizar o plano de ação:
1. Cada professor (coordenador) retomará com as suas anotações e traçará o seu plano de ação para atingir os alunos fora da meta.
2. O que será proposto para alfabetizar os alunos?
3. Alinhar as ações com o projeto academia estudantil e o projeto de leitura previstos no plano de ação da equipe gestora.
4. O que será realizado para elevar os conhecimentos dos alunos que já produzem textos:
5. Quais propostas de revisão serão necessárias para que o aluno avance nos seus conhecimentos;
6. Quais intervenções serão necessárias que o professor realize no durante as aulas?
O que será proposto para que o aluno realize uma leitura fluente e com compressão do que lê?
2º momento de HTPC – foco no trabalho de leitura e interpretação e em como inserir os alunos com dificuldades nas atividades em sala de aula.
3º momento de HTPC – foco no trabalho de leitura e interpretação
4º momento de HTPC – foco no trabalho de leitura e interpretação x como tornar estes momentos em bons recursos para produção.
5º momento de HTPC – foco no trabalho de leitura e interpretação x como tornar estes momentos em bons recursos para produção.
6º momento de HTPC – foco no trabalho de produção de texto…
Avaliação
1. Acompanhar a aplicação das avaliações do professor, SME e externas.
2. Tabular os erros e acertos dos alunos diante das avaliações aplicadas;
3. Volta para o planejamento (HTPI, planejamento trimestral) para verificar se o mesmo tem a necessidade de ser replanejado para atender as dificuldades encontradas diante das avaliações realizadas.
4. Mapear as dificuldades dos alunos a cada trimestre (analisar o que foi alcançado no decorrer das aulas e o que precisa ser trabalhado diante da sala e no individual de cada aluno)
5. Auxiliar os professores na organização do seu plano de ação para atender as dificuldades dos alunos.
6. Organizar formações individuais e coletivas para a correção da rota das avaliações aplicadas.
7. Acompanhar por meio da análise do seminário, plano de aula, analise de sala de aula o trabalho do docente visando sanar as dificuldades apresentadas nas avaliações. (tendo em vista que as avaliações são um instrumento para monitorarmos o aprendizado do aluno e replanejamento das aulas).
Análise de sondagem
Orientar/formar o professor sobre o que é uma sondagem, o que este instrumento avaliativo pode orientar o professor no seu planejamento trimestral/semanal.
1. O que o professor precisa realizar no decorrer das suas aulas visando sanar as dificuldades encontradas pelos alunos com relação a sua escrita, ao conteúdo, a leitura…
2. Qual é o papel do professor no dia da aplicação da sondagem, visando a coleta de dados para replanejar as suas aulas;
3. Qual o papel do professor após a aplicação de cada sondagem. (Tabular as habilidade conquistadas pelos alunos no decorrer da síntese e planejar novas estratégias para trabalhar as dificuldades dos alunos).
4. Orientar/formar o professor quanto ao trabalho a ser realizado com os alunos com dificuldades apresentando reflexões, análise de caso e oferecendo sugestão de propostas/atividades e intervenções para os alunos com dificuldades.
Observação de aula 1. Organização de calendário mensal. (Nesta organização será descrito o dia para o planejamento das aulas com os professores apadrinhados, o dia e horário para análise da aula e o dia e horário para a realização do feedback).
1. No dia do planejamento da aula será realizado também um breve registro em ATA pontuando as orientações e anexado o plano de aula. Organizando assim o portfólio de formação com os docentes.
2. O planejamento também terá que apresentar técnicas do livro aula nota 10, como:
No dia do planejamento com o professor será combinado também o foco (o foco pode mudar de uma sala para outro, pois o mesmo será determinado diante do conhecimento da sala de aula, e do conhecimento que o professor tem para conduzir as suas aulas.) de observação da aula.
Acompanhamento das aulas, sendo quinzenais, exceto na sala apadrinhada, onde as análises de aulas serão semanais.
Após a observação, verificar os pontos de sucesso da aula e os que merecem atenção e orientação. Dar o feedback ao professor fazendo uso das habilidades comunicativas, levando o professor a refletir sobre a sua aula. Como por exemplo a paráfrases, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem. Levando o docente a relacionar as aprendizagens conquistadas na aula diante do foco de observação e possíveis replanejamentos para as próximas aulas.
Análise de semanário, caderno e pasta de produção.
Analisar semanalmente o semanário do professor verificando se o planejamento contempla:
1. As propostas previstas no planejamento;
2. Propostas adequadas para os alunos com maiores dificuldades;
3. Se as propostas apresentam uma sequência progressiva, favorecendo o aprendizado do aluno;
4. Se apresenta técnicas do livro aula no 10;1. Analisar semanalmente o semanário do professor verificando se o planejamento contempla:
5. As propostas previstas no planejamento;
6. Propostas adequadas para os alunos com maiores dificuldades;
7. Se as propostas apresentam uma sequência progressiva, favorecendo o aprendizado do aluno;
8. Se apresenta técnicas do livro aula no 10;
9. Se apresenta estratégias de leitura nas diferentes áreas;
10. Se apresenta produção nas diferentes áreas;
11. Se apresenta diferentes propostas de revisões;
12. Se apresenta intervenções do professor;
13. Organização de agrupamento, sala de aula, entre outros.
Diante da análise realizar devolutivas com base nas habilidades comunicativas, levando o professor a refletir sobre o seu planejamento, diante das atividades propostas, dificuldades dos alunos, plano de ação traçado.
Realizar junto com o professor (com maiores dificuldades) o planejamento do semanário.
Realizar a análise do caderno quinzenalmente verificando:
1. Se as propostas realizadas pelos alunos estão condizentes com o planejamento realizado;
2. Se as propostas estão de acordo com as dificuldades dos alunos e se as mesmas estão visando a progressão do conhecimento dos alunos diante da tabulação realizada (avaliação de leitura e escrita);
3, Se apresentam intervenções do professor;
4. Diante da análise realizar feedback promovendo a reflexão do docente, modelo de boas situações, base teórica…
Realizar a análise do caderno/pasta de produção;
1. Verificar se as produções estão sendo realizadas semanalmente;
2. Se apresentam contexto de produção;
3. Se são realizadas dentro das diferentes áreas;
4. Se são realizadas dentro de diferentes agrupamentos; (agrupamentos produtivos);
5. Se apresentam intervenções do professor;
6. Se as produções revelam avanço dos alunos diante das propostas realizadas;
7. Se as produções apresentam revisões visando sanar as dificuldades dos alunos apresentadas no momento da produção.
8. Diante das observações, realizar feedback visando a formação do professor e o aprimoramento do conhecimento dos alunos, por meio de estudo de casos, análise de bons momentos, troca de experiências…
Analisar a sondagem dos alunos com dificuldades, tabulando o que já sabem e o que precisam aprender para atender as necessidades da série.
Realizar sondagem de leitura (utilizar a tabela do instituto ABCD) para tabular a fluência leitora dos alunos. Realizar gravação dos alunos lendo para acompanhar o avanço dos alunos e ao mesmo tempo organizar material para estudo de caso. (Formação docente).
1. Por meio da tabulação da sondagem de escrita e leitura será organizado com o professor formação visando o aprimoramento do conhecimento do docente e o avanço do aluno.
2. Diante da dificuldade, série planejar juntamente com o professor atividades adaptadas visando atender as dificuldades do aluno;
3. Organizar um cronograma para os alunos realizarem a leitura para a coordenadora (Tabela ABCD de fluência leitora) Semanalmente. Para esta etapa os alunos irão levar para casa um livro previamente selecionado, realizar a leitura e no dia marcado realizar a leitura para a coordenadora.
4. Organizar aula reforço com as estagiarias/professor de apoio dentro do horário de aula. Para que estas aulas ocorram será realizado com os professores/estagiários planejamento das atividades, bem como intervenções adequadas para cada dificuldade apresentada pelos alunos.
5. Realizar reunião com os responsáveis para informar da dificuldade do aluno e orientar como podem auxiliar-lo diante das atividades enviadas para casa e mostrar como será realizado as atividades com o mesmo.
6. Analisar as propostas de produção verificando se atendem às dificuldades dos alunos.
Orientar/formar o professor mediante às propostas de atividades a ser realizadas, intervenções que devem ser realizadas para o avanço dos alunos, planejamento do semanário, plano de aula e planos de ação.
Data show, vídeos, pautas formativas, som e jogos.
Planejar boas estratégias de leitura;
Realizar boas intervenções diante das dificuldades apresentadas pelos alunos em sala de aula;
Planejar aulas diante da dificuldade do aluno.
Sou coordenadora pedagógica na rede municipal de Caieiras e em junho de 2019 assumi uma nova escola (EMEB Nayer Mendes Winesky). Ao ser designada para a U.E fui orientada que a equipe docente precisaria de formação visando o aprimoramento de boas práticas em sala de aula e obter bons resultados diante dos conhecimentos apresentados pelos alunos.
O primeiro passo foi analisar os dados da escola, ou seja, análisar como os dados da sondagem de escrita bem como a avaliação de leitura informavam sobre o nível de aprendizado dos alunos. Com esta análise ficou evidente que a escola tinha no total 265 alunos e destes 63 não estavam alfabetizos, 143 liam e escreviam com muita dificuldade e apenas 59 dos alunos apresentavam uma leitura condições para a idade série. Com esses dados em mãos parti para conhecer a equipe docente por meio dos planejamentos coletivos, individuais e acompanhamento da aplicação da aula do professor. Com esses dados coletados foi dado início as pautas formativas nos momentos coletivos e individuais com cada docente.
Diante dos momentos formativos e feedback aos docentes foi possível verificar o quanto os alunos estavam avançando nos seus seus conhecimentos e o quanto os professores estavam refletindo e gostando dos momentos de formação.
No decorrer do percurso contei com o apoio da diretora da U.E (Elaine Cristina) e da coordenadora Tamara, pois sempre trocávamos informações, conhecimentos e tirávamos dúvidas umas com as outras.
Outro ponto que foi de grande importância neste momento foram as formações que participei com a equipe do Walter Maestro com a temática coordenador atuante.
Ao final do ano letivo obtive junto a equipe bons resultados e com certeza professores mais atuantes, capazes de refletir e rever as suas práticas em sala de aula. Motivo este que me fez escolher dar continuidade a este trabalho dentro da escola no ano de 2020
Rosa Gonçalves Melo
02/04/2020 5:24 pm
Finalmente tive acesso a um trabalho do qual já tinha ouvido falar. Apesar de sermos da mesma rede de ensino, por conta da correria costumeira, não temos tempo para valorizarmos essas práticas tão importantes e que com certeza, surtem efeito na vida não só dos profissionais como e principalmente dos alunos que de fato são os protagonistas. Precisamos, assim como você fornecer condição de protagonismo positivo!!
Parabéns pela sua prática. Tenho certeza de que farei uso dessas informações preciosas.