,

Contação de História

Desenvolver a capacidade de falar e ouvir; Ampliar a atenção visual, concentração; Trabalhar contagem; Trabalhar coordenação motora fina; Despertar o prazer de ouvir histórias, bem como ter consciência do eu, você e nós; identificar os personagens da História – Os Três Porquinhos.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Creche Jesus Amparado

Tempo de duração: 3 aulas de 50 minutos

Objetivos específicos

  • Aprimorar a oralidade.

  • Proporcionar momentos lúdicos aos alunos.

  • Reconhecer diferentes gêneros literários.

  • Desenvolver a imaginação e o fazer criativo.

  • Desenvolver o interesse do aluno para a leitura e escrita de forma prazerosa.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Primeiro momento: Apresentação da historia – foi apresentado a história dos Três Porquinhos aos estudantes;

  • Segundo momento: Contação de Historia – a história foi contada de forma expositiva, na linguagem cotidiana das crianças em forma de rodinha com imagens;

  • Terceiro momento: Atidade de Pintura- foi feita a atividade impressa, pintura das casas dos porquinhos;

  • Quarto momento: Cimena com pipoca – Rodinha de conversa sobre como as crianças estão, hora da novidade, após essa conversa foi Apresentado o vídeo dos Três Porquinhos, foi um momento lúdico de entretenimento;

  • Finalizamos a sequencia de atividades com uma apresentação Teatral dos Três Porquinhos com a participação das demais professoras: Josefa, Patrícia, Claudia, Márcia, Clécia e Neila.

    Os alunos estavam caracterizados dos personagens principais da historia ‘Os Três porquinhos’. O Ambiente foi ornamentado de acordo com o tema da história.

Recursos necessários

Livro: Os Três Porquinhos. Adaptação do conto de Joseph Jacobs; Papel oficio, livro do conto, giz de cera, lápis e borracha; Máscaras dos três porquinhos, roupa do lobo mal: casas dos porquinhos, plantas e folhagens para ornamentar o ambiente; personagens, alunos e professores, público todas as turmas; Projetor, DVD, pendrive, caixa de som amplificada, microfone.

Autores

Josefa Freitas dos Santos Neta
Professor/a

Aprendizado

Desenvolver a oralidade;

Expressar-se corporalmente;

Identificar personagens da história;

Desenvolver a coordenação motora;

Relacionar também para sua pratica diária forma lúdica em outras fábulas e contos nos livros infantis.

Relatos da experiência

Foi observado que após a realização desta prática, que era o planejamento pedagogico de uma sequência didática, houve um interesse maior das crianças em ouvir,interagir e participar da história entrando no mundo encantado dos contos infantis.
Sendo a escola um lugar de construção e reconstrução de conhecimentos, demos atenção especial à contação de histórias, pois ela contribui na aprendizagem escolar em todos os aspectos: cognitivo, físico, psicológico, moral ou social, proporcionando um maior desenvolvimento perceptivo no aluno. Sobre suas vantagens, foram destacadas a aprendizagem de conteúdos, a socialização, a comunicação, a criatividade e disciplina.
Também vale relatar que para esta ação acontecer houve os envolvimento das demais educadoras da creche, na proposta de trabalho coletivo e interdisciplinar.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *