Confecção de Massa de Modelar

Desenvolver a coordenação motora fina, criatividade, concentração, oralidade e desenvolver a socialização, expressão e comunicação dos pequenos.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EM Fernando Pessoa

Tempo de duração: 1 a 2 horas.

Objetivos específicos

  • Estimular a partir de uma roda de conversa a apresentação , curiosidade o interesse das crianças na confecção da massa de modelar, onde as crianças serão apresentadas a descobrir novas formas, cores, texturas, sensações, desenvolvendo movimentos e interação.

  • Auxiliando na expressão das emoções, melhorando auto estima, relaxamento, aliviando a tensão , frustração e agressividade chegando aos objetivos iniciais.

  • Contribuir também na criatividade , amolecendo, separando, remontando etc.

  • Propor situações que desenvolvam aa coordenação motora, auxiliando na hora da escrita quando forem utilizarem o lápis nos traçados das letras. Pode ser um recurso simples também como auxilio na contagem e representação da quantidades.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa onde será apresentado a proposta da confecção da massinha de modelar;

  • Logo em seguida apresentaremos os ingredientes para a realização da mesma. Depois de escolhido os alunos, para que nessa primeira fase possam colocar ” a mão na massa”, desenvolvendo criatividade, autonomia e imaginação.

  • Apresentaremos os ingredientes dentro dos copos de medidas ressaltando as quantidades, um copo, 2 colheres etc, após a apresentação começaremos a junção dos ingredientes e a transformação dos mesmos , podendo sentirem as sensações e texturas.Observando medidas e quantidades.

  • Quando a massa estiver quase pronta oferecer o corante para dar a cor de sua preferência.

  • Depois de pronta a professora propiciar situações em que os alunos possam usar a criatividade livremente ou utilizar formas com molde de plásticos , fazer bolinhas de massa de modelar como recurso de contagem , personagens para história etc.

  • A professora precisa estar atenta para assegurar com que todas crianças desenvolvam a criatividade e concentração nas crianças, amassando, amolecendo, visualizando a modificação dos ingredientes concretizando no produto final que é a massinha.

Recursos necessários

Farinha de trigo, sal, óleo, água, corante (tinta ou guache),bacia , copo de medidas, forminha, palitos de sorvetes, potinhos, panelinhas, forminhas etc.

Autores

Vanessa Fernandes Cipriano
Professor/a

Aprendizado

Cores

Formas

Transformação

Quantidades

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Rosangela Moreira de Souza

26/07/2020 1:34 pm

ótimo!!

Plano de aula perfeito, detalhado porem objetivo, contendo todas as práticas pedagógicas que um professor precisa para executar uma boa aula e momentos de aprendizagem significativa para as crianças.

´Parabéns professora Vanessa!!