Brincadeiras de Criança do Ivan Cruz

Resgate de brinquedos e brincadeiras tradicionais

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Empatia e cooperação, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EM Professora Eliane Maria de Paula Oliveira

Tempo de duração: 20 aulas de 50 minutos, 2 dias da semana.

Objetivos específicos

  • Apreciar e vivenciar as obras de arte do Ivan Cruz: "As brincadeiras de criança";

  • Conhecer e aprender as brincadeiras tradicionais;

  • Vivenciar brincadeiras tradicionais em grupo com respeito e cooperação.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Para iniciar o projeto 1 Sala de aula foi decorada com as casas do fundo das obras “Brincadeiras de Criança” do Ivan Cruz para que as crianças sejam a releitura viva da obra por meio de registros com fotos.

  • Dez brincadeiras retratadas nas obras do Ivan Cruz, utilizadas durante o projeto:
    1. Brincadeira de roda;

    2. Brincadeira de pular corda;

    3. Brincadeira de pular amarelinha;

    4. Brincadeira de cabra cega;

    5. Brincadeira de barquinho de papel;

    6. Brincadeira cabo de guerra;

    7. Brincadeira de Ioiô;

    8. Brincadeira de avião de papel;

    9. Brincadeira de bolas de sabão;

    10. Brincadeira de telefone de lata.

  • A primeira aula de 50 minutos apresentar a bibliografia resumida e adaptada a idade da turma com foto do Ivan Cruz, também apresentar a primeira brincadeira: “Brincadeira de roda”, após apreciação e dialogo sobre a obra todos são convidados a brincarem de roda.

  • No segundo dia da semana separado para o projeto, realizar o registro da brincadeira vivenciada, oferecer a obra impressa para colorir individualmente, ressaltando os detalhes e as cores vivas e coloridas da obra do Ivan.

  • Seguir o mesmo processo em cada uma das brincadeiras citadas a cima, uma brincadeira por semana.

  • A cada brincadeira apresentada a imagem da brincadeira em formato de quadro pode ser exposta na parede da sala para visualização das crianças no decorrer das semanas.

  • Registrar as atividades em fotos para serem coladas junto com o registro das atividades no caderno.

Recursos necessários

*Decoração da sala: papel colorset, durex, tesoura, régua.

Materiais para as brincadeiras:

1. Brincadeira de roda: música de rodas em rádio ou cantada;
2. Brincadeira de pular corda: corda;
3. Brincadeira de pular amarelinha: giz de lousa para desenhar e pecinha;
4. Brincadeira de cabra cega: lenço ou máscara que vende os olhos;
5. Brincadeira de barquinho de papel: folhas de sulfite para dobradura do papel e cola;
6. Brincadeira cabo de guerra: TNT ou corda;
7. Brincadeira de Ioiô: ioiô de plástico comprado;
8. Brincadeira de avião de papel: folhas de sulfite para dobradura do papel e cola;
9. Brincadeira de bolas de sabão: suporte para soprar feito de eva e gargalo de garrafa pet, água, detergente e copinho;
10. Brincadeira de telefone de lata: embalagens de danone, chave de fenda e cordão.

*Obras de arte expostas em quadros: imagem da obra impressa, plastificada com fita adesiva larga e moldurada com fitas de eva.
*Atividades para colorir: impressas em preto e branco para serem coloridas e lápis de cor.

Autores

Julyana Damiana Barbosa Vidal
Professor/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Aumentaram a independência;

Estimulou a sensibilidade visual e auditiva;

Valorizaram a sua cultura popular;

Desenvolveram habilidades motoras;

Desenvolveram a imaginação e criatividade;

Estabeleceram relações sociais;

Construíram seus conhecimentos;

Comunicaram-se consigo e com o mundo;

Tiveram espaço para resolução de problemas;

Aprenderam cooperação e parceria;

Desenvolveram o raciocínio lógico;

Aprenderam a esperar a vez;

Desenvolveram- se integralmente.

Relatos da experiência

Inicialmente ao apresentar Ivan Cruz e suas obras, as crianças não conheciam nenhuma das brincadeiras, porém naturalmente e rapidamente aprenderam todas de forma prazerosa, devido a brincadeira, mesmo desconhecida, ser algo natural do ser humano que forma integralmente a criança. Eles evoluíram em comportamento, adquiriram muito conhecimento, desenvolveram várias habilidades e o aluno com espectro autismo com extrema agitação conseguiu socializar e participar das brincadeiras junto com a turma sem adaptações.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Alessandra

02/04/2020 10:52 am

Excelente.