Baú de Curiosidades

Despertar o interesse dos alunos na busca pelo conhecimento.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EMEF Gino Dártora

Tempo de duração: Durante o ano letivo

Objetivos específicos

  • Valorizar e responder as curiosidades das crianças.

  • Estimular a curiosidade dos alunos sobre algo que eles são naturalmente motivados para aprender.

  • Desenvolver a vontade de compartilhar suas dúvidas e descobertas.

  • Ampliar o conhecimento das crianças acerca de informações sobre assuntos diversificados.

  • Abrir espaço e momento para as crianças compartilharem suas curiosidades.

  • Ensinar os alunos a fazer boas perguntas, levando à reflexão e consequentemente ao conhecimento.

Estratégia / Desenvolvimento

INTRODUÇÃO:
Alunos curiosos fazem mais perguntas e desenvolvem uma atitude mais proativa na busca por respostas. Despertar a curiosidade em sala pode aumentar a receptividade da turma e tornar o aprendizado mais fácil.

JUSTIFICATIVA:
O projeto foi desenvolvido devido a curiosidade das crianças da sala, os alunos demonstravam um forte desejo de conhecer ou aprender novas informações.

ETAPAS PROVÁVEIS:

  • Disparador: Apresentar aos alunos uma pergunta na segunda-feira (exemplo: Por que piscamos? Como são produzidos os chocolates? etc.). Pode ser de qualquer área do conhecimento, desde que demande investigação e pesquisa por parte deles. Deixar a pergunta exposta em algum espaço da sala, como um cartaz ou mural, no início da semana para que eles tragam a resposta na sexta-feira. Oriente-os a pesquisar com o auxílio da família na internet ou em livros.

  • Compartilhar as respostas trazidas pela turma e apresentação o projeto aos alunos através de uma roda de conversa em que a professora informará as etapas.

  • Encaminhar bilhete aos pais comunicando sobre o projeto “Caixinha de Curiosidades”.

  • As crianças têm muitas dúvidas em relação a seu corpo, seus sentimentos e outras coisas que dizem respeito à sua vida, mas nem sempre têm coragem de perguntar ou até perguntam, mas as perguntas não podem ser respondidas naquele momento da aula, por isso a professora irá disponibilizar uma caixa para que as crianças possam depositar as curiosidades.

  • Retirar da caixa semanalmente uma dúvida para ser respondida à turma.

  • Convidar pessoas de diferentes seguimentos para se preparar, estudar e responder as curiosidades dos alunos (pais, professores, alunos, gestão escolar, profissionais que possam contribuir para a aprendizagem das crianças como por exemplo dentistas, esportistas, políticos, etc).

  • Organizar passeios a lugares que apresentam informações voltadas as curiosidades apresentadas pelos alunos.

  • Apresentar imagens e vídeos para validar informações apresentadas.

  • Produções realizadas nos cadernos de registro.

  • AVALIAÇÃO
    Observar o interesse e a curiosidade das crianças para aquisição de novas informações, bem como a participação ativa nas aulas envolvendo as diversas áreas de conhecimento.

Recursos necessários

Data show, computadores, cartazes e outros.

Autores

Gisele de Miranda Andrade Gonzales
Professor/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Curiosidades sobre plantas, receitas, objetos, e outros.

Relatos da experiência

O projeto foi desenvolvido durante seis meses, os alunos gostaram muito da participação dos funcionários e comunidade escolar da escola e de todas suas descobertas. Foram realizadas atividades diferenciadas como: visita ao Museu Florestal, curiosidade sobre sorvete com direito a degustação.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *