As disfunções que podem afetar as equipes pedagógicas

Essa é uma prática de gestão que pode ser desenvolvida a partir da identificação de pontos nevrálgicos nas equipes nas escolas ou até mesmo nas diretorias de ensino. Muitas vezes a falta de confiança afeta a produtividade e a efetividade da equipe. Com essa prática essas disfunções poderão ser desveladas a ponto da equipe como um todo identificar quais são os elementos que podem estar afetando as equipes e saber como superar as disfunções.

Ver mais +

Público-alvo

Comunidade Educativa

Gestores Escolares

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 8 horas

Objetivos específicos

  • Promover a integração da equipe

  • Apresentar os momentos formativos em equipe

  • Garantir alinhamento técnico da equipe de tutores para início das ações em campo

  • Construção de sentimento de equipe e aprendizagem colaborativa

Estratégia / Desenvolvimento

  • Resgatar elementos de um grupo que faziam com que seus integrantes se sentissem pertencentes – o foco são os elementos e não o grupo em si. 

    Os participantes serão convidados a pensarem e registrarem características de grupo de que já fizeram parte, para apoiar serão estimulados por meio das seguintes questões:

    1. Quais eram as características desse grupo?
    2. Como as pessoas interagiam?
    3. Quais valores eram compartilhados?
    4. Quais eram as práticas, em evidências?
    5. O que permitiu ao grupo de realizar o que se propunha? Como você se sentiu como membro desse grupo?

    Tempo: 30 minutos.

    Os participantes receberão uma folha para esses registros

  • Os participantes pensarão no grupo de formadores atual, como um único grupo, identificando características dele.
    Os participantes receberão um questionário diagnóstico (folha avulsa) para diagnosticar a presença ou a ausência de elementos essenciais na constituição de um grupo: confiança; conflito; comprometimento; corresponsabilidade; atenção aos resultados.
    Tempo: 20

  • Identificar elementos que são favoráveis e desfavoráveis para a constituição de um grupo que tem como objetivo formar rede colaborativa de aprendizagem.

    Uma pessoa do grupo será chamada para proceder ä tabulação dos dados, conforme questionário anexo, coletivamente e apresentará o resultado de como os participantes avaliam o grupo a partir da adaptação dos elementos descritos pelo referencial teórico de Patrick Lencioni (2005, p.6.) Superando as disfunções de um time. San Francisco, CA: Jossey-Bass

    A formadora perguntará ao grupo, ä medida das constatações, se o resultado faz sentido, se há evidências no grupo do que está sendo identificado… Será apresentado alguns comportamentos a partir do referencial teórico. O movimento de diagnóstico das evidências é de suma importância para que o grupo espelhe os elementos que não favorecem a constituição de um time para identificar as possibilidades para superar.

    Tempo: 40 – 50 minutos

  • O movimento posterior será o de identificar com o grupo quais os mecanismos para que sejam construídas as características essenciais à constituição de um time e qual o papel que estão dispostos a assumir, começando pelo próprio momento formativo. Se possível elencar combinados com o grupo.  Tempo: 50 minutos

    Pílula teórica: O Educador de  Madalena e o texto de .

    Tempo 20 minutos

  • Os participantes serão convidados a responderem a seguinte questão:

     

    Como formador, parceiro da equipe de gestão da escola, de  que modo essas questões são relevantes nas diferentes instâncias?

    O facilitador deve considerar com a equipe a necessidade  de se pensar a equipe nas diferentes funções, na DRE, nas unidades escolares.

    A partir de um cenário de planejamento escolar de início de ano(filme Entre os Muros da Escola), e depois na análise de um vídeo de reunião pedagógica, os participantes identificarão as fases dos grupos, fechando com o texto teórico e identificando as próprias fases no grupo de que fazem parte. A partir de um cenário de reunião pedagógica, os participantes identificarão as características dos diferentes membros que constituem a equipe docente e gestora. Os participantes assistirão ao cenário e terão a tarefa de, a partir dos movimentos dos diferentes personagens, caracterizar os seus membros. Essa identificação será posteriormente confirmada pela leitura de um referencial. Sistematizar as discussões realizadas no encontro, com foco nos saberes do grupo e a relevância do trabalho de formação continuada em serviço nas escolas.

    O que foi realizado pelo grupo? De que modo? Com qual finalidade?

    Será muito importante qualificar esse momento chamando ä atenção do grupo para o papel que eles têm em relação à formação das equipes gestoras nas escolas. Como estão pensando os desdobramentos com vistas à criação de uma comunidade ou rede de aprendizagem colaborativa.

Recursos necessários

PPT, data show
Cópia dos anexos para as pessoas da equipe

Autores

Docentes de São Francisco do Conde
Equipe Cieds
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Em relação ao exercício que foi realizado, a principal característica das equipes dizem respeito principalmente pelo compartilhamento de objetivos comuns,  influenciados por sentimentos de confiança e honestidade. De que modo você sente estar pessoal e coletivamente comprometido com isso?

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Débora

01/04/2020 11:50 am

Muito importante o compartilhamento de práticas educativas. Vou favoritar essa plataforma, parabéns!

Paula Fernandes

01/04/2020 12:08 pm

Adorei!

João

01/04/2020 12:16 pm

Muito bom!