Conteúdo

Artigos

ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar

A escola inclusiva tem como mote a participação plena e compartilhada de todos os sujeitos no processo educacional. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar o que pensam os pais, alunos e equipe escolar sobre a temática da escola inclusiva. O estudo foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental-Ciclo I, do interior paulista, tendo como participantes 179 pais, 204 alunos e 16 integrantes da equipe escolar. A coleta de dados envolveu a aplicação dos questionários do “Index para Inclusão”, constituído de três dimensões: culturas, políticas e práticas. Os resultados demonstram um olhar tanto da equipe escolar, quanto dos alunos e pais mais direcionados a estrutura física da escola, sendo que, a maioria mostra satisfação em relação aos recursos humanos e as aulas. Neste sentido, observa-se um olhar ainda restrito quanto ao processo inclusivo, sendo necessário um trabalho mais efetivo junto aos alunos, aos pais/responsáveis e equipe escolar.

Publicada em: 04/11/2019

Educação Inclusão Indicadores

Postado por: Cieds

12/08/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Livros

    Pedagogia da autonomia

  • Conteúdo
    Artigos

    ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Subsídios para a elaboração de protocolos de retorno às aulas na perspectiva das Redes Municipais de Educação.

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    Questões Sociocientíficas sobre Covid-19

  • Conteúdo
    Livros

    Obra de Jean Piaget (1896-1980)

  • Conteúdo
    Livros

    Educação e proposta pedagógica