Intercâmbio de pequenos leitores – atividade permanente

Realizar leitura com crianças pequenas da educação infantil de modo analisar o comportamento leitor das crianças assim como suas interpretações a partir da história ouvida.

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Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 1 hora

Objetivos específicos

  • Ampliar repertório cultural

  • Propiciar um momento lúdico de audição de histórias literárias

Estratégia / Desenvolvimento

  • Separar livros adequados à faixa etária. Coloque as crianças em círculo. Como se trata de uma atividade permanente, é saudável que os estudantes tenham essa rotina. Desse modo, embora as histórias sejam diferentes e os procedimentos de leitura realizados pela professora seja distinto, é importante que os pequenos tenham um ritual que sinaliza que se trata de uma parte da rotina. Isso os faz se sentir mais seguros pelo conforto de saber o que vai acontecer a seguir. Deixe que eles manuseiem os livros.

  • Caso seja possível, crie uma ambiência para esse momento de modo que eles fiquem confortáveis e possam deitar em almofadas e EVA ou tatame no chão, se houver a possibilidade de ter esses objetos no ambiente. Deixe que as crianças manuseiem os livros. Inicie a leitura do livro fazendo os procedimentos de leitura adequados à faixa etária. Caso seja possível, uma ideia pode ser dispor os livros pendurados em fitas de modo a criar um ambiente lúdico e ao mesmo tempo ao alcance dos pequenos. Ou mesmo dispor as obras no chão. No entanto, na hora em que a leitura for efetivamente ser iniciada, é importante que eles estejam mais focados, uns mais e outros menos.

  • Nesses momentos é salutar identificar se houver dispersão, se ela é rotineira ou se o estudante está interessado em outra coisa. Quando a leitura é uma rotina, a chance deles ficarem bastante envolvidos é bem maior.

  • Explore a capa das obras dos livros ilustrados. Diga qual o nome da história que será lida, dramatize, explore as diferentes entonações que é um modo muito peculiar dos pequenos entenderem ainda mais a leitura.

  • Crie, de acordo com a história, uma atmosfera bem lúdica de modo a estimular a imaginação deles. Perceba os seus olhares, os seus gestos, de que modo eles se aproximam e querem tocar os livros. De que modo interagem com você e com os amigos. Ainda que as crianças falem durante a leitura, é importante que o docente demonstre com um sorriso, um balançar de cabeça que ouviu o que foi dito, mas não deve interromper a leitura. Ao final da contação de história, a professora a depender da idade pode incentivar os pequenos a falarem suas opiniões, falarem sobre os elementos da história com o apoio do próprio livro. Pode ser que muitos não falem, mas quando você se remeter a determinado personagem ou outros elementos da narrativa, ele dirige o olhar para o livro. Pode ser ainda que crianças nessa faixa etária falem frases que aparentemente não tem relação com o texto lido, mas nesses casos é possível que elas estejam relacionando a história com o repertório que já possuem, ou com alguma situação de sua própria vida. Esse é um modo bastante comum de interpretar as histórias.

  • Procure planejar as perguntas que fará depois das leituras, de acordo com a faixa etária elabore umas mais e menos complexas. Lembre-se que o vocabulário de compreensão é sempre superior ao de produção. Então mesmo que as crianças demonstrem compreender, pode ser que estejam compreendendo e formulando hipóteses sobre o que você questionou. Então, altas expectativas sempre!

  • Procure sempre estar atento aos movimentos, aos gestos, olhares, e expressões das crianças. Essa expressividade denota o nível de compreensão e de imaginação que podem estar desenvolvendo a partir da sua intervenção pedagógica. É salutar registrar por meio de fotos, vídeos e áudio esses momentos para ter uma percepção ainda mais cuidada desses momentos. Você pode ainda, utilizar o formulário anexo com a finalidade de produzir um registro formal sobre as evoluções das crianças.

Recursos necessários

Livros de literatura

Autores

Docentes de Itapebi
Equipe Cieds
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Avaliação

Procure sempre estar atento aos movimentos, aos gestos, olhares, e expressões das crianças. Essa expressividade denota o nível de compreensão e de imaginação que podem estar desenvolvendo a partir da sua intervenção pedagógica. É salutar registrar por meio de fotos, vídeos e áudio esses momentos para ter uma percepção ainda mais cuidada desses momentos. Você pode ainda, utilizar o formulário anexo com a finalidade de produzir um registro formal sobre as evoluções das crianças.

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