Consciência e Vida

Esta prática tem por objetivo ampliar os conhecimentos e influenciar o comportamento dos estudantes em relação ao descarte de materiais recicláveis.

Ver mais +

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 10 aulas

Objetivos específicos

  • Ampliar a consciência sobre o descarte de materiais e influenciar comportamento responsável em relação ao meio ambiente.

  • Ampliar conhecimentos sobre modos de reciclagem e reaproveitamento

Estratégia / Desenvolvimento

Este projeto visa promover novos campos de aprendizagem buscando trabalhar a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o reaproveitamento de materiais recicláveis. Em um primeiro momento, é relevante utilizar a tabela SIAR.

A tabela SIAR é um acróstico das palavras: Saber, Indagar, Aprender e Refletir. Como essa sequência de atividades tem a intenção de influenciar uma mudança de comportamento a partir da ampliação de repertório, é salutar registrar a ampliação dos conhecimentos da turma e mapear as mudanças de comportamento.

Para isso, no primeiro momento, pedir aos estudantes que falem de forma espontânea sobre a importância do reaproveitamento dos materiais. À medida que o tema é lançado, você professor poderá fazer o registro na tabela S-Saber da tabela. É esperado que os estudantes utilizem diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o meio ambiente e o consumo responsável. Pode ser que no primeiro momento, nem todos os conhecimentos prévios sejam corretos, mas esse resgate é importante justamente por causa dessa identificação de muitos mitos e crenças sobre a importância do reaproveitamento.

Com o passar do tempo de desenvolvimento das aulas, você vai monitorando o registro na tabela de modo que os próprios estudantes possam visualizar suas aprendizagens. É esperado que as aprendizagens favoreçam uma atuação mais consciente frente às questões socioambientais quanto ao descarte consciente.

Após o levantamento dos conhecimentos prévios de forma coletiva, propor  a formação de grupos, possibilitando momentos de troca de outros conhecimentos  prévios dos alunos sobre o tema, agora com a presença de embalagens que podem ser reaproveitadas ou recicladas. Antes porém é importante estabelecer alguns combinados e organizar para os grupos diferentes objetos recicláveis que podem ser descartados, como metal, garrafas PET, papelão, vidros.

Cada grupo deve dialogar sobre: o que já sabem sobre os produtos e seus locais de descarte. Pedir aos estudantes que levantem perguntas que gostariam de ter respondidas. Essas perguntas devem ser registradas, pode ser por escrito ou em áudio do celular. É importante o desenvolvimento da autonomia, da habilidade de buscar, selecionar e analisar criticamente informações.

Portanto os alunos devem realizar uma pesquisa de diferentes tipos de materiais que podem ser reutilizados. Perceber como utilizá-los, do que são feitos e como aproveitá-los de forma consciente.

A partir da pesquisa pode surgir grandes descobertas que envolve a curiosidade dos alunos. Realizar a validação da pesquisa e intervir fazendo questionamentos relevantes para que os alunos reflitam sobre suas descobertas. Propor um registro coletivo em cartaz com os materiais (nomear) classificar e com suas possíveis reutilizações. Promover uma coleta de materiais recicláveis (garrafas PET, vidro, sacolas, papelão, etc). Separar esses materiais em grupos, promover uma roda de conversas sobre esses materiais e seu tempo de decomposição e impacto na natureza.

Criar com os alunos textos no formato de você sabia? Que tragam as informações descobertas pela turma. Apresentar um vídeo informativo com o tempo de decomposição de diferentes materiais na natureza e seu impacto no meio ambiente. Bem como da reutilização que pode ser feito desses materiais. Após realizar roda de conversa mediada pela professora, que vá propor a construção de jogos e brinquedos que podem fazer com materiais recicláveis, através de uma oficina com os pais. Os alunos então vão expor suas criações mostrando a potencialidade de cada material para os colegas e para a comunidade. Sugestões para ampliar o projeto, palestra para os pais e alunos, visita ao local que tenha coleta seletiva.

Recursos necessários

Materiais recicláveis

Tabela SIAR

Autores

Docentes de Caieiras
Equipe CIEDS
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Para cada estudante deverá ter uma ficha de registro em que possam ser anotados os conhecimentos prévios de cada estudantes e a sua evolução nas diferentes etapas das aulas. O importante é que esse registro apresente o quanto cada estudante evoluiu em termos de consciência e comportamento ambiental a favor do meio ambiente.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *