Contação da história dos três porquinhos

Esta é uma atividade com contação de história. O objetivo é propiciar um momento deleite e de ampliação de repertório cultural das crianças. O objetivo não é explorar o conteúdo moral da história, mas principalmente incentivar o levantamento de hipóteses, incentivar a imaginação e oferecer um momento lúdico aos pequenos.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Creche Jesus Amparado

Tempo de duração: 01 aula

Objetivos específicos

  • Ampliar o repertório cultural dos estudantes

  • Propiciar um momento lúdico

  • Realizar dramatização da história

Estratégia / Desenvolvimento

Para o desenvolvimento dessa atividade, é importante que as crianças estejam familiarizadas com a história dos três porquinhos. Caso perceba que algumas ou todas as crianças não tenham tido acesso

Etapas:

Aula 1: Em círculo, na sala de aula, apresentação por meio de dramatização.

Aula 2: Preparação do ambiente com a temática da história.

Aula 3: Caracterização das crianças

Aula 4: Apresentação e dramatização da história para os alunos.

 

Passo a passo:

  • Providencie pelo menos três livros com diferentes versões da história dos três porquinhos.

  • Leve uma caixa bem decorada (caixa, cesto ou sacola) com acessórios que possam ser usados para dramatizar a história  (máscaras, orelhas, focinhos, óculos, chapéus, plumas, capas, elementos relacionados às casas de tijolo, palha e madeira etc.) em quantidade suficiente para todas as crianças.

  • Disponibilize materiais diversos para fazer as casas dos porquinhos (tapetes, tecidos, almofadas, giz de lousa (para riscar o chão), objetos que possam ser empilhados, como caixas de leite, caixas de papelão, tecidos, fita adesiva etc.). Caso você tenha fantoches, as crianças gostam muito. Caso nada disso seja possível, você pode usar objetos que podem ser utilizados, mesmo que não tenha relação com a história. Geralmente a imaginação das crianças são muito potentes.

  • Separe um aparelho de som, celular ou computador para tocar música. Providencie papéis para cartaz e equipamento para tirar fotos para o item “Engajando as famílias”.

  • Espaços:

    Se tiver na escola uma área externa ampla (como uma área verde, um pátio ou uma quadra), utilize esse espaço. Organize cantos com atividades que as crianças conseguem realizar com autonomia, de modo que possam transitar entre elas e escolher as de sua preferência. Em um dos cantos, organize a brincadeira com a história e coloque o baú e os materiais que você separou à vista das crianças.

Recursos necessários

Fantoches, caixa de som, microfone.

Fantasias, EVA, TNT, cartazes.

Máscaras de EVA, avental.

Caixa de som, microfone, quadra da escola.

Autores

Creche Jesus Amparado
Equipe CIEDS
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Avaliação

É relevante ter uma ficha em que possam ser anotados dados sobre a evolução dos estudantes. Modelo de ficha. É importante também que a criança seja observada em relação a ela mesma.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *