Investigar e conhecer as características da festa junina valorizando, resgatando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo, bem como suas particularidades. Apreciando, vivenciando e divulgando sua cultura literária, social, econômica e religiosa.
Ensino Fundamental - Anos iniciais
Docente
Rede Municipal de Francisco Morato
Rede Municipal de Triunfo
Argumentação, Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Conhecimento, Cultura digital, Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida
Ideia
Escola Municipal José Alves de Almeida
Língua Portuguesa; Matemática; História; Geografia; Ciências; Arte; Ensino Religioso e Educação Física
Oralidade; Leitura; Escrita Análise e Linguística
Língua Portuguesa: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos; Estratégias de leitura Formação do leitor; Estratégias de leitura; Morfossintaxe; Revisão de textos e Edição de textos - Matemática: Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada; gráficos de colunas simples e agrupadas; gráficos de barras e coluna; gráficos pictóricos; Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais; Análise de chances de eventos aleatórios - História: A circulação de pessoas e as transformações no meio natural - Geografia: Unidades político-administrativas do Brasil - Ciências: Cadeias alimentares simples - Educação Física: Danças do Brasil; Brinquedos, brincadeiras e jogos; Tipos de jogos populares - Ensino Religioso: Manifestações religiosas - Arte: Dança; Contextos e práticas; Elementos da linguagem; Processos de criação; Matrizes estéticas e culturais - Música: Contextos e práticas; Elementos da linguagem; Materialidades; Notação e registro musical; Processos de criação; Matrizes estéticas e culturais; Patrimônio cultural; Arte e tecnologia - Teatro: Processos de criação; Matrizes estéticas e culturais; Patrimônio cultural
Tempo de duração: II Bimestre | 4 semanas | 20 aulas
A Festa Junina constitui a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros e, são, em sua essência, multiculturais. O pressente projeto visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social, favorecendo a criança a ampliação de seu universo linguístico e cultural pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levando ao aluno o conhecimento da origem da festa, conhecendo seus símbolos e seus valores, resgatando a tradição local e regional após o período pandêmico.
• Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais junina, seus símbolos, santos, comidas típicas, trajes e danças. • Compreender a história da festa junina, bem como o seu valor cultural dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais, econômicos e religiosos. • Resgatar as tradições da festa junina, após a pandemia. • Desenvolver o gosto por cordéis, poemas e músicas. • Incentivar o gosto pela culinária junina. • Desenvolver a linguagem oral, escrita, corporal e raciocínio lógico. • Desenvolver a imaginação e a criatividade através de produção de texto. • Identificar tipos de frases. • Trabalhar Cruzadinhas e caça-palavras sobre festas juninas. • Explorar a leitura de textos informativos, músicas, cordéis e poesias sobre a Festa Junina. • Resolver exercícios e problematizações envolvendo as quatro operações Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo. • Produzir texto: O que é a festa junina. • Conhecer os símbolos juninos. • Valorizar e respeitar o homem do campo e seu trabalho. • Apreciar as músicas típicas juninas. • Apreciar e recitar cordéis. • Conhecer os países onde originaram as festas juninas. • Desenvolver o conhecimento pela culinária típica junina. • Conhecer a festa junina em meu estado, Pernambuco e, as diferenças existentes na tradição de uma região para outra. • Confeccionar balão e bandeirolas para enfeitar a sala e a escola. • Montar um mural. • Confeccionar cartazes sobre a festa. • Confeccionar quebra-cabeça. • Conhecer, confeccionar e realizar as brincadeiras relacionadas a festa junina.
SEMANA 1 | Ação | Objetivo | Recurso |
Língua Portuguesa | Apresentação de textos sobre festas juninas (caça-palavras, cruzadinha)
Leitura |
EF15LP01PE
EF15LP02PE |
Cartazes
Jornais revistas livros literários livros didáticos cordéis |
Matemática | Tabelas e gráficos | EF04MA27PE | Atividades impressas
Pesquisa |
História | Origem e tradição junina | EF04HI06PE | Pesquisa |
Geografia | Divisão política e administrativa | EF04GE05PE | Mapa do Brasil |
Ciências | Comidas típicas – alimentação saudável | EF04CI05PE | Embalagens
Livro didático Cartaz |
E. Física | Dança: Quadrilha | EF35EF10PE | CDs, TV, DVDs, aparelho de som |
E. Religioso | Os santos juninos | EF04ER04PE | Pesquisa |
Arte | A dança: Quadrilha | EF15AR08PE | CDs, TV, DVDs, aparelho de som |
SEMANA 2 | Ação | Objetivo | Recurso |
Língua Portuguesa | Leitura de textos
Substantivos comum e próprio Produção de texto
|
EF15LP15PE
EF15LP04PE EF04LP07PE EF15LP06PE EF15LP07PE |
Cartazes
Jornais revistas livros literários livros didáticos cordéis |
Matemática | Situação problema com as 4 operações | EF04MA03PE
EF04MA04PE EF04MA05PE |
Atividades impressas |
História | Origem e tradições | EF04HI06PE | Textos informativos e biográficos
Pesquisa |
Geografia | As regiões | EF04GE05PE | Mapa do Brasil
Atividade impressa |
Ciências | Alimentação saudável | EF04CI05PE | Texto informativo
Atividades impressas Pesquisa |
E. Física | Jogos e brincadeiras | EF35EF02PE
EF35EF03PE |
CDs, TV, DVDs, aparelho de som |
E. Religioso | Tradições religiosas | EF04ER04PE | Textos diversos
Cartazes |
Arte | Música
Dança |
EF15AR14PE
EF15AR11PE |
CDs, TV, DVDs, aparelho de som |
SEMANA 3 | Ação | Objetivo | Recurso |
Língua Portuguesa | Texto lacunado
Cruzadinha Cordel |
EF15LP15PE
EF15LP04PE EF04LP07PE EF15LP06PE EF15LP07PE |
Atividades impressas |
Matemática | Situações problemas com as 4 operações
Probabilidade |
EF04MA03PE
EF04MA04PE EF04MA05PE EF04MA26PE |
Atividades impressas
Pesquisa |
História | Origem e tradições | EF04HI06PE | Textos informativos e biográficos
Pesquisa |
Geografia | As regiões | EF04GE05PE | Mapa do Brasil
Atividade impressa |
Ciências | Comidas típicas juninas | EF04CI05PE | Cartaz |
E. Física | Dança | EF35EF10PE
EF35EF11PE |
CDs, TV, DVDs, aparelho de som |
E. Religioso | Santos Juninos | EF04ER04PE | Textos diversos |
Arte | Teatro – dramatização do casamento matuto – 4º e 5º Anos
Dança – Dança da saia Dança da bota – 2º Ano |
EF15AR14PE
EF15AR11PE EF15AR25PE |
CDs, TV, DVDs, aparelho de som |
SEMANA 4 | Ação | Objetivo | Recurso |
Língua Portuguesa | Produção de textos
Leitura de textos (adivinhas, simpatias juninas, cordel, entre outros) |
EF15LP15PE
EF15LP04PE EF15LP06PE EF15LP07PE |
Cartazes
Jornais revistas livros literários livros didáticos cordéis
|
Matemática | Situação problema com as 4 operações
Tabelas e gráficos |
EF04MA03PE
EF04MA04PE EF04MA05PE EF04MA27PE |
Atividades impressas
Pesquisa |
História | Origem e tradições | EF04HI06PE | Textos informativos e biográficos
Pesquisa |
Geografia | As regiões | EF04GE05PE | Mapa do Brasil
Atividade impressa |
Ciências | Tipos de alimentos | EF04CI05PE | Cartaz |
E. Física | Dança | EF35EF10PE
EF35EF11PE |
CDs, TV, DVDs, aparelho de som |
E. Religioso | Santos e tradições | EF04ER04PE | Cartaz |
Arte | Dança
Música Teatro – Apresentações |
EF15AR14PE
EF15AR11PE EF15AR25PE |
CDs
Aparelho de som vestimentas típicas |
Livros, revistas, atividades impressas, músicas, cartazes, cordeis.
Através de conversa, diálogo, participação de todos nas atividades propostas dentro do conteúdo ministrado.
1. Desenvolver o resgate social e favorecer a ampliação do universo limguístico e cultural dos alunos
2. Resgatar a tradição local e regional
3. Demonstrar atitudes de respeito ao homem do campo e suas particularidades.
Deixe o seu comentário!