Viva a cultura popular: Festa Junina

Investigar e conhecer as características da festa junina valorizando, resgatando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo, bem como suas particularidades. Apreciando, vivenciando e divulgando sua cultura literária, social, econômica e religiosa.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Conhecimento, Cultura digital, Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal José Alves de Almeida

Componente Curricular

Língua Portuguesa; Matemática; História; Geografia; Ciências; Arte; Ensino Religioso e Educação Física

Prática de Linguagem

Oralidade; Leitura; Escrita Análise e Linguística

Objeto do Conhecimento

Língua Portuguesa: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos; Estratégias de leitura Formação do leitor; Estratégias de leitura; Morfossintaxe; Revisão de textos e Edição de textos - Matemática: Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada; gráficos de colunas simples e agrupadas; gráficos de barras e coluna; gráficos pictóricos; Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais; Análise de chances de eventos aleatórios - História: A circulação de pessoas e as transformações no meio natural - Geografia: Unidades político-administrativas do Brasil - Ciências: Cadeias alimentares simples - Educação Física: Danças do Brasil; Brinquedos, brincadeiras e jogos; Tipos de jogos populares - Ensino Religioso: Manifestações religiosas - Arte: Dança; Contextos e práticas; Elementos da linguagem; Processos de criação; Matrizes estéticas e culturais - Música: Contextos e práticas; Elementos da linguagem; Materialidades; Notação e registro musical; Processos de criação; Matrizes estéticas e culturais; Patrimônio cultural; Arte e tecnologia - Teatro: Processos de criação; Matrizes estéticas e culturais; Patrimônio cultural

Tempo de duração: II Bimestre | 4 semanas | 20 aulas

Introdução

A Festa Junina constitui a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros e, são, em sua essência, multiculturais. O pressente projeto visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social, favorecendo a criança a ampliação de seu universo linguístico e cultural pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levando ao aluno o conhecimento da origem da festa, conhecendo seus símbolos e seus valores, resgatando a tradição local e regional após o período pandêmico.

Objetivos de aprendizagem

  • • Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais junina, seus símbolos, santos, comidas típicas, trajes e danças. • Compreender a história da festa junina, bem como o seu valor cultural dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais, econômicos e religiosos. • Resgatar as tradições da festa junina, após a pandemia. • Desenvolver o gosto por cordéis, poemas e músicas. • Incentivar o gosto pela culinária junina. • Desenvolver a linguagem oral, escrita, corporal e raciocínio lógico. • Desenvolver a imaginação e a criatividade através de produção de texto. • Identificar tipos de frases. • Trabalhar Cruzadinhas e caça-palavras sobre festas juninas. • Explorar a leitura de textos informativos, músicas, cordéis e poesias sobre a Festa Junina. • Resolver exercícios e problematizações envolvendo as quatro operações Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo. • Produzir texto: O que é a festa junina. • Conhecer os símbolos juninos. • Valorizar e respeitar o homem do campo e seu trabalho. • Apreciar as músicas típicas juninas. • Apreciar e recitar cordéis. • Conhecer os países onde originaram as festas juninas. • Desenvolver o conhecimento pela culinária típica junina. • Conhecer a festa junina em meu estado, Pernambuco e, as diferenças existentes na tradição de uma região para outra. • Confeccionar balão e bandeirolas para enfeitar a sala e a escola. • Montar um mural. • Confeccionar cartazes sobre a festa. • Confeccionar quebra-cabeça. • Conhecer, confeccionar e realizar as brincadeiras relacionadas a festa junina.

Estratégia / Desenvolvimento

  •  

    SEMANA 1 Ação Objetivo Recurso
    Língua Portuguesa Apresentação de textos sobre festas juninas (caça-palavras, cruzadinha)

    Leitura

    EF15LP01PE

    EF15LP02PE

    Cartazes

    Jornais

    revistas

    livros literários

    livros didáticos

    cordéis

    Matemática Tabelas e gráficos EF04MA27PE Atividades impressas

    Pesquisa

    História Origem e tradição junina EF04HI06PE Pesquisa
    Geografia Divisão política e administrativa EF04GE05PE Mapa do Brasil
    Ciências Comidas típicas – alimentação saudável EF04CI05PE Embalagens

    Livro didático

    Cartaz

    E. Física Dança: Quadrilha EF35EF10PE CDs, TV, DVDs, aparelho de som
    E. Religioso Os santos juninos EF04ER04PE Pesquisa
    Arte A dança: Quadrilha EF15AR08PE CDs, TV, DVDs, aparelho de som

     

     

  • SEMANA 2 Ação Objetivo Recurso
    Língua Portuguesa Leitura de textos

    Substantivos comum e próprio

    Produção de texto

     

    EF15LP15PE

    EF15LP04PE

    EF04LP07PE

    EF15LP06PE

    EF15LP07PE

    Cartazes

    Jornais

    revistas

    livros literários

    livros didáticos

    cordéis

    Matemática Situação problema com as 4 operações EF04MA03PE

    EF04MA04PE

    EF04MA05PE

    Atividades impressas
    História Origem e tradições EF04HI06PE Textos informativos e biográficos

    Pesquisa

    Geografia As regiões EF04GE05PE Mapa do Brasil

    Atividade impressa

    Ciências Alimentação saudável EF04CI05PE Texto informativo

    Atividades impressas

    Pesquisa

    E. Física Jogos e brincadeiras EF35EF02PE

    EF35EF03PE

    CDs, TV, DVDs, aparelho de som
    E. Religioso Tradições religiosas EF04ER04PE Textos diversos

    Cartazes

    Arte Música

    Dança

    EF15AR14PE

    EF15AR11PE

    CDs, TV, DVDs, aparelho de som

     

  • SEMANA 3 Ação Objetivo Recurso
    Língua Portuguesa Texto lacunado

    Cruzadinha

    Cordel

    EF15LP15PE

    EF15LP04PE

    EF04LP07PE

    EF15LP06PE

    EF15LP07PE

    Atividades impressas
    Matemática Situações problemas com as 4 operações

    Probabilidade

    EF04MA03PE

    EF04MA04PE

    EF04MA05PE

    EF04MA26PE

    Atividades impressas

    Pesquisa

    História Origem e tradições EF04HI06PE Textos informativos e biográficos

    Pesquisa

    Geografia As regiões EF04GE05PE Mapa do Brasil

    Atividade impressa

    Ciências Comidas típicas juninas EF04CI05PE Cartaz
    E. Física Dança EF35EF10PE

    EF35EF11PE

    CDs, TV, DVDs, aparelho de som
    E. Religioso Santos Juninos EF04ER04PE Textos diversos
    Arte Teatro – dramatização do casamento matuto – 4º e 5º Anos

    Dança – Dança da saia

    Dança da bota – 2º Ano

    EF15AR14PE

    EF15AR11PE

    EF15AR25PE

    CDs, TV, DVDs, aparelho de som
  •  

    SEMANA 4 Ação Objetivo Recurso
    Língua Portuguesa Produção de textos

    Leitura de textos (adivinhas, simpatias juninas, cordel, entre outros)

    EF15LP15PE

    EF15LP04PE

    EF15LP06PE

    EF15LP07PE

    Cartazes

    Jornais

    revistas

    livros literários

    livros didáticos

    cordéis

     

    Matemática Situação problema com as 4 operações

    Tabelas e gráficos

    EF04MA03PE

    EF04MA04PE

    EF04MA05PE

    EF04MA27PE

    Atividades impressas

    Pesquisa

    História Origem e tradições EF04HI06PE Textos informativos e biográficos

    Pesquisa

    Geografia As regiões EF04GE05PE Mapa do Brasil

    Atividade impressa

    Ciências Tipos de alimentos EF04CI05PE Cartaz
    E. Física Dança EF35EF10PE

    EF35EF11PE

    CDs, TV, DVDs, aparelho de som
    E. Religioso Santos e tradições EF04ER04PE Cartaz
    Arte Dança

    Música

    Teatro – Apresentações

    EF15AR14PE

    EF15AR11PE

    EF15AR25PE

    CDs

    Aparelho de som

    vestimentas típicas

Recursos necessários

Livros, revistas, atividades impressas, músicas, cartazes, cordeis.

Autores

Andrea Cristiane de Sousa
Professora 4º Ano
Edvanda Alexandre da Silva
Professora 5º Ano
Eurides Paula dos Santos
Professora 2º Ano

Avaliação

Através de conversa, diálogo, participação de todos nas atividades propostas dentro do conteúdo ministrado.

Resultados Esperados

1. Desenvolver o resgate social e favorecer a ampliação do universo limguístico e cultural dos alunos

2. Resgatar a tradição local e regional

3. Demonstrar atitudes de respeito ao homem do campo e suas particularidades.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *