, ,

Vamos Brincar de Escrever Poesia?

Familiarizar o aluno com a linguagem poética para que eles sentissem prazer em ler, ouvir e que ao final da proposta fossem capazes de escrever suas próprias poesias.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São José do Sabugi

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EMEF Manoel Rodrigues Pinto

Componente Curricular

Linguagem

Prática de Linguagem

Leituras, oralidade e produções

Objeto do Conhecimento

Formação de leitor, compreensão em leitura, construção do sistema alfabético e convenções da escrita.

Tempo de duração: 1 mês e 20 dias.

Introdução

Tendo em vista que a visão da BNCC é que o estudante esteja no centro do processo e que este seja incentivado na escola, a partir de ambientes de aprendizagens criados pelos professores, a solucionar problemas, a argumentar, a escutar, a se solidarizar, a se engajar na comunidade, entre outras atividades, de modo que este esteja preparado para o futuro que eles mesmo vão criar a partir de sua intervenção crítica e criativa no mundo. Com este pensamento elaboramos a proposta a seguir com a perspectiva de criar um ambiente educativo significativo capaz de levar o aluno ao pleno desenvolvimento de seu processo de aprendizagem.
A proposta foi criada para ser realizada com alunos dos anos iniciais com o objetivo de familiarizar o aluno com a linguagem poética para que eles sintam prazer em ler, ouvir e que ao final da proposta sejam capazes de escrever suas próprias poesias. Assim escolhemos a poesia para trabalhar com os alunos no projeto. Vamos brincar de escrever poesias? Pensando em uma proposta que despertasse o interesse e a participação diárias nas atividades realizadas. O projeto apresentou ações pedagógicas para desenvolver nos alunos uma vivência da aquisição do código escrito, bem como na construção dos conhecimentos em suas vivencias diárias levando-os a construir hábitos de leitura e escrita dentro ou fora da escola.

Objetivos de aprendizagem

  • Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

  • Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

  • Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

  • Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

  • Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

  • Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

  • Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

  • Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

Estratégia / Desenvolvimento

Primeira etapa
Comanda:

Inicialmente apresentaremos a música de Vinicius de Moraes para a apreciação dos alunos, onde na oportunidade introduziremos o tema do projeto. Vamos brincar de escrever poesia?. Neste momento realizaremos o levantamento do conhecimento prévio com o apoio da música sobre poesia, por isso responderemos algumas questões como:
Quem já ouviu a música?
Vocês conhecem essa música?
Quem é o autor?
Alguém sabe o que é uma poesia?
O que tem uma poesia?
As respostas serão colocadas num cartaz e em seguida apresentar o tema numa faixa que será colocada no centro da sala.
Material:
Data show, vídeo e músicas.

Segunda etapa
Comanda:

Os alunos serão levados à sala de leitura para conhecerem o acervo literário da escola. Apreciaram a leitura de poesias feita pela professora e manusearão os livros para melhor entendimento do gênero.
Material:
Sala de leitura, Livros de poesias

Terceira etapa
Comanda:

Os alunos pesquisarão na sala de informática textos poéticos conhecidos e farão a escrita dos textos em seu caderno.
Material:
Sala de informática. Livros e notebook e internet, lápis, textos impressos.

Quarta etapa
Comanda:

Os alunos estarão em uma roda de leitura, onde poderão ler vários livros de poesias. Em seguida irão participar de vária brincadeiras contextualizadas aos livros da atividade. A primeira será a brincadeira da mímica, onde terão que adivinhar o nome da poesia. A outra será completar as rimas de uma poesia.
Material:
Livros de poesias e texto impressos e jogos pedagógicos

Quinta etapa
Comanda:

Serão realizadas atividades impressas na busca do desenvolvimento da leitura e escrita com o uso das poesias. Ainda nesta etapa continuaremos com os jogos para desenvolver a construção de poesia. Utilizaremos a pesca da poesia onde o aluno terá que pescar a rima ou verso que complete a que a professora ditar.
Material:
Livro didático, jogos pedagógicos, fichas de palavras.

Sexta etapa
Comanda:

Neste momento os alunos serão convidados a escrever suas poesias com as intervenções pedagógicas. A primeira tentativa será com o apoio do professor em uma poesia coletiva, onde todos escreverão em seu livro de poesias. Em outro momento os alunos receberão várias imagens que lhe possibilita a escolha de um tema para escrita do seu texto. Durante esta etapa escreverão várias poesias de autores conhecidos e de sua própria autoria em seu livro.
Material:
Livro impresso para a escrita das poesias.

Sétima etapa
Comanda:

Neste momento os alunos escolherão algumas poesias para declamarem em sarau poético para outra turma da escola.
Material:
Poesias impressas e livros de poesia.

Oitava etapa
Comanda:

Com o término do projeto, agora será a hora da apresentação do livro de poesias para os pais numa manhã de autógrafo. A apresentação será no auditório da Secretaria de Educação. Cada aluno antes de dar o autógrafo irá fantasiado de acordo com o tema da sua poesia para declamar o texto. Em seguida o aluno dará o autógrafo no livro e entregará aos pais ou parentes.
Material:
Livros de poesias, fantasias.

Recursos necessários

Livros literários, notebook, celular, vídeos, livros didáticos, sala de leitura, canetinhas coloridas, data show, textos impressos, cadernos, fantasias, jogos pedagógicos, internet, celular e recursos humanos.

Autores

Lucinalva Araújo de Souza
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Essa prática cria um ambiente de aprendizagem para que o estudante mobilize o conhecimento relacionado à competência;

Essa prática cria um ambiente de aprendizagem para que o estudante entenda e o relacione a conhecimentos prévios;

Essa prática cria um ambiente para que os estudantes criem uma nova visão, uma nova solução, estrutura ou modelo utilizando conhecimentos e habilidades previamente adquiridos.

Avaliação

A avaliação será contínua e realizada em todas as etapas do projeto envolvendo a observação, participação, realização de atividades, interesse dos alunos e análise reflexiva constante das tarefas vivenciadas em sala de aula e em casa para que assim o professor possa perceber os avanços, necessidades e dificuldades para que ele lance intervenções para ajudar o aluno a sanar os desafios que vivencia no momento. Desta forma o professor poderá enxergar se os objetivos planejados foram alcançados.

Resultados Esperados

Compreensão do sistema de escrita alfabética para ler e escrever textos poéticos.

Aprimoramento da aprendizagem na leitura para ler e compreender textos.

Construção de habilidades significativa para desenvolvimento de uma aprendizagem significativa em leitura e produção escrita.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *