Uso das tecnologias – Teatro de Sombras

Exercitar a leitura a partir do uso das tecnologias.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Cultura digital

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EMEF Aurora Rodrigues de Moraes

Tempo de duração: 6 meses

Objetivos específicos

  • Utilização das tecnologias para aprimorar o conhecimento e auxiliar no desenvolvimento leitor utilizando data show para reproduzir a filmagem feita pelos alunos, notebook para estudo e ampliação de conhecimento referente aos autores estudados e ao método apresentado que será “teatro de sombras” e o uso do celular para gravar vídeo para filmagem.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Explicar a aula;

  • Deixar claro o que iremos fazer no decorrer das atividades ;

  • Explorar o texto da boa sopa;

  • Utilizar o computador para pesquisar características sobre gênero estudado;

  • Utilizar o computador para assistir vídeos de teatros de sombras;

  • Fazer leitura compartilhada utilizando como recurso o data show;

  • Apresentar no data show o que seria um show de sombras

  • Fazer uma planificação do texto boa sopa pedindo que mudem o final;

  • Montar o painel para o teatro de sombras;

  • Utilizar lâmpada e desenhos cortados em papelão para montagem do cenário;

  • Ensaiar os alunos;

  • Gravar a apresentação com o uso do celular;

  • E mostrar para todos da escola pelo data show.

Recursos necessários

Tnt, sarrafo, papel parana ou papelão, tesoura, data show, celular, nets e atividades impressas

Autores

Patricia Dourado Gomes
Coordenador/a Pedagógico/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Leitura

Integração com os colegas

Uso de tecnologia para pesquisa

Relatos da experiência

Com esta prática conseguimos enriquecer o vocabulário dos alunos em meio a leitura , trabalhamos com metodologia ativas deixando o aluno ser protagonista da história. As aulas ficaram mais interessantes com o uso das tecnologias, pensando que nossos alunos são híbridos, pois nasceram dentro da era da tecnologia. Durante as aulas tivemos algumas dificuldades, pois não eram todos que conheciam neets, não tinham acesso ao computador em casa, e na escola os que tinham eram poucos mas deu para realizar um bom trabalho. Que fique de lição: não importa o ambiente que você trabalha , que importa mesmo e o trabalho que você faz para mudar o ambiente

Vídeo

Teatro de Sombras

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *