, ,

Toda a magia da páscoa regada com música

Tornar a aula mais interativa com música, pois seu poder de envolver e captar a concentração dos alunos falando da páscoa trouxe bons resultados no aproveitamento geral da proposta.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Empatia e cooperação, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal Professora Cléa de Paula Camandaroba

Componente Curricular

Arte e Língua Portuguesa

Prática de Linguagem

Leitura e Oralidade

Tempo de duração: 2 aulas

Introdução

A páscoa é uma época de reflexão e sensibilidade, despertando também naqueles que a cultuam desde muito tempo, o encantamento. A cada geração e por vezes a depender de onde é festejada, os costumes variam, bem como os seus símbolos, entre eles, a música é um elemento que rega a alegria e celebra de forma ritimada esse período tão marcante e com muita tradição. A proposta trabalhada aqui, parte desse pressuposto, a fim de levar para a sala de aula a música e toda a sua magia, essa ferramenta tão envolvente e básica que tem um alcance tão múltiplo e diverso não deixa a desejar. Presente na escola, seu efeito é igualmente notável, observação nítida no trabalho realizado com nossos alunos dessa proposta, pois se divertiram cantando e narrando suas impressões da referida experiência.

Objetivos de aprendizagem

  • Incentivar a escuta e a atenção nos estudantes, além de estimular a vocalização da musica trabalhada e a concentração.

Estratégia / Desenvolvimento

Aula 1 – Apresentação do tema da aula
Contextualização da Páscoa, é importante celebrar, tendo em vista sua expressividade no âmbito da cultura nacional, nordestina, baiana e mucugêense trazendo símbolos como o coelho, os ovos, o chocolate, etc. além disso a escolha de uma música “Coelhinho da páscoa” que retrata ludicamente para esse público álvo (2º ano do fundamental I) com alegria essa época.
Distribuição e leitura da letra da música para não restar dúvidas acerca das conclusões possíveis.
RECURSOS – lousa (para desenhos dos símbolos e esclarecimentos), piloto (para desenhar na lousa), voz (paraexplicar e contextualizar e para os alunos argumentarem), folha A4 (com a letra da música).

Aula 2 – Interpretação da música comos alunos “Coelhinho da páscoa”
Comentários dos alunos sobre suas impressões diante da proposta
RECURSOS – Voz (para que todos cantem a música), violão (para tocar e acompanhar todos enquanto cantam), folha A4 (com a letra da música para incentivar a leitura dos alunos cantando).

Recursos necessários

Piloto, Lousa, Papel A4, Voz e Violão

Autores

Lázaro Mendes Freitas
Professora
Paulo João Santos
Professora
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Usando o critério da participação dos alunos como um todo e observando o entrosamento bem como o rítmo ao acompanhar a música.

Resultados Esperados

Atenção ao contexto histórico e simbólico da páscoa;

Prática, leitura, e interpretação da música;

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *