, , ,

Tertúlia Literária com alunos do Ensino Fundamental Anos Finais sobre a Obra O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry

O objetivo geral dessa Tertúlia Literária é promover a leitura crítica e reflexiva, estimulando a troca de ideias e experiências entre os participantes. Por meio da discussão de obras literárias, busca-se desenvolver o pensamento crítico, a empatia e a capacidade de expressão, além de incentivar o gosto pela leitura e a apreciação da literatura como forma de arte e meio de entendimento do mundo. 

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

E.M Higino Bezerra

Componente Curricular

Língua Portuguesa

Prática de Linguagem

Leitura, Interpretação e Análise, Debate, Produção de texto, Discussão em Grupo.

Tempo de duração: 3º bimestre - 1 semana

Introdução

Durante essa Tertúlia Literária vamos explorar as páginas de um livro que muitos consideram um verdadeiro clássico: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Essa obra nos leva a uma jornada mágica através dos olhos de um pequeno príncipe que vem de um planeta distante. Ao longo da história, ele nos apresenta personagens e situações que nos fazem refletir sobre amizade, amor, solidão e o que realmente importa na vida. 

No primeiro momento convidamos cada um de vocês a compartilhar suas impressões e sentimentos sobre o livro. O que o Pequeno Príncipe significa para vocês? Como vocês se sentem em relação aos personagens que ele encontra? E, acima de tudo, quais lições vocês acham que podemos levar para nossas próprias vidas? 

Objetivos de aprendizagem

  • Compreensão de Texto: Entender o enredo e os personagens de O Pequeno Príncipe. Análise Crítica: Discutir temas como amizade e busca por sentido. Expressão Oral: Melhorar a comunicação e a articulação de ideias. Escuta Ativa: Desenvolver a habilidade de ouvir e respeitar opiniões alheias. Empatia: Refletir sobre emoções e experiências pessoais. Apreciação da Literatura: Estimular o interesse por leitura e autores. Conexões Interdisciplinares: Relacionar a obra com outras áreas do conhecimento.

Estratégia / Desenvolvimento

Inicialmente foi enviado, para todos os alunos, o pdf do livro “O Pequeno Príncipe” e um vídeo relacionado para que eles pudessem ler e/ou assistir durante um período de uma semana. Dando continuidade, foi apresentado brevemente o contexto do livro, explicando o objetivo da Tertúlia. Cada aluno fez a leitura do livro “O Pequeno Príncipe” refletindo individualmente sobre a leitura e, em seguida, foi proposto a discussão coletiva, onde todos são convidados a compartilhar suas reflexões e impressões sobre o livro, explorando, assim, diferentes pontos de vista na roda de conversa. Por fim, os principais pontos discutidos foram retomados e resumidos, encerrando com sucesso a Tertúlia Literária. 

Recursos necessários

Livro para leitura e TV para audiovisualização. 

Autores

Altêmia Renata Gomes de Brito
Professora
Raquel Gomes de Brito
Professora
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Através da roda de conversa realizada durante a Tertúlia Literária. 

Resultados Esperados

Melhora na Compreensão Textual, Integração de Conhecimentos, Habilidades Críticas, Maior Interesse pela Leitura, Estímulo à Empatia.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *