, ,

Tertúlia Dialógica

Despertar o interesse dos alunos pela literatura de modo a valorizá-la e aproximar leitores e escritores
Valorizar os argumentos dos participantes sobre o texto lido.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Secretaria de Educaçao e Esportes- Mucugê-BA

Componente Curricular

Língua Portuguesa

Prática de Linguagem

Leitura escuta (Compartilhada e autônoma)

Objeto do Conhecimento

Diálogo Igualitário, Inteligência Cultural, Leitura, Escuta ativa.

Tempo de duração: 2 aulas de 50 minutos.

Introdução

Esta prática foi estruturada para que o estudante conheça a prática de leitura dialógica que consiste em um encontro ao redor da literatura, no qual os participantes leem e debatem, de forma compartilhada, obras clássicas da literatura universal , buscando a construção coletiva de significado e conhecimento com base no diálogo com todo o aluno participante,potencializando a aproximação direta do alunado, sem distinção de idade, gênero. A intencionalidade da prática é promover o prazer pela leitura e a construção coletiva de conhecimento.

 

Objetivos de aprendizagem

  • - Escutar e valorizar igualmente todas as intervenções.

  • - Incentivar a construção do conhecimento compartilhado, a partir do texto lido.

  • - Reforçar a leitura crítica, a compreensão, a ampliação do vocabulário, a ortografia e as competências comunicativas.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Apresentar a proposta da atividade para a turma ,na sequencia distribuir o Cápitulos do Conto __ Leite do Peito de Geni Guimarães. Cada um deve escolher um trecho para compartilhar e explicar por que gostou ou não e o que chamou sua atenção.

    Materiais: Celular, tablet, computadores, livro impresso e online e outros dispositivos conectados à internet.

  • Em seguida, organizar a sala em círculos, na sequência informar para os alunos que o professor será o moderador ,após esse momento perguntar aos alunos : Quais vão se candidatar para fazer parte das dicussões , fazer a lista dos nomes dos alunos que vão falar . Os alunos devem falar a página , o paragrafo escolhido ,fazer a leitura e estabelecer uma relação com a vida pessoal. O moderador pergunta se alguém escolheu o mesmo trecho ou quer comentar o trecho lido ou a ideia colocada, abre outro turno de palavra e anota a ordem daqueles que querem fazer comentários.

    Materiais: Livro

  • Depois que todos os comentários sobre o primeiro trecho lido foram feitos, o moderador dá a palavra ao próximo nome da lista de inscritos. Após a leitura e argumentação, o moderador abre um novo turno de palavra para comentários críticos e reflexões dos demais participantes sobre o segundo trecho lido. Segue esse procedimento de respeitar a ordem do primeiro turno e abrir novos turnos, até que todos tenham sua palavra garantida.

Recursos necessários

Celular, tablet, computadores, livro impresso e online e outros dispositivos conectados à internet.

 

Autores

Clécio Aguiar Neves
Professora
Maiara Santos Ferreira
Professora
Nafitalino Silva Moreira
Professora
Fabia Borges Novais
Professora
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Participação do aluno
Domínio do conhecimento sobre as ideias do autor da obra selecionada:
Qualidade dos comentários sobre a obra
Formas de apresentação

Resultados Esperados

1. Construção de conhecimento partilhado e leitura colaborativa.

2. Valorização da escuta ativa para a construção de novos conhecimentos.

3. Desenvolvimento do cognitivo, da capacidade de se expressar, interesse pela leitura.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *