Se divertindo com as cores

Estimular a criança a brincar e aprender dentro de um ambiente especialmente lúdico, possibilitando o acesso a uma grande variedade de instrumentos de ensino-aprendizagem que possibilitem a produção de conhecimento de forma contextualizada no mundo infantil.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Empatia e cooperação, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Creche Jesus Amparado

Tempo de duração: Duas semanas

Objetivos específicos

  • Identificar as cores primárias;

  • Favorecer a construção do respeito e cooperação;

  • Explorar as diferentes linguagens através do lúdico;

  • Perceber que as pessoas têm as características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

Estratégia / Desenvolvimento

  • 1ª Atividade:
    Foi iniciada a aula com a apresentação das cores primárias utilizando a música “Os patinhos coloridos”. Em seguida foram distribuídos objetos e blocos coloridos para que os alunos separassem por cada cor.

  • 2ª Atividade:
    Aula de pintura a dedo utilizando tinta guache. Logo após foi exibido o vídeo educativo “Os patinhos coloridos”

  • 3ª Atividade
    Os alunos participaram do jogo das cores, onde cada um separou as bolinhas em vasilhas
    correspondentes as cores primárias.

  • 4ª Atividade:
    Foi utilizado o jogo da memória, com uso de fichas coloridas.

  • 5ª Atividade:
    Dramatização da música “Os patinhos coloridos”. Os alunos embalados pela melodia, viram magicamente os patinhos mudarem de cor. As cores se alternavam numa dinâmica enquanto as crianças atuavam demonstrando curiosidade e entusiasmo em ver os patinhos mudarem de cor, sendo envolvidos no maravilhoso mundo lúdico da imaginação.

  • 6ª Atividade:
    Contação da história “O patinho de todas as cores” utilizando o teatro de fantoches. Onde além de reforçar o estudo e reconhecimento das cores primárias, também foi trabalhado a questão do respeito e aceitação das diferenças.

  • Resultados obtidos:
    O envolvimento da ludicidade no ensino infantil além de ter sido maravilhoso, foi bastante significativo,pois as atividades desenvolvidas foram muito proveitosas, todos os alunos participaram com interesse e entusiasmo, a maioria conseguiu realizar todas as atividades com facilidade, cooperando uns com os outros e com a ajuda da professora. O uso da sequência didática também foi de suma importância, pois a interdisciplinaridade permite passar por todas as áreas do conhecimento fazendo com que o aluno tenha uma aprendizagem significativa.

Recursos necessários

Recursos humanos: alunos, professores e atendentes;

Recursos materiais: Pen drive,TV,objetos e blocos coloridos,tinta guache,papel, giz de cera,bolas e colheres coloridas,vasilhas nas cores primárias,fichas ,fantasias de patinhos,caixa de fantoche,fantoches dos patinhos,

Autores

Gildenes Souza de Oliveira
Professor/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Os alunos participaram de trabalhos em equipe com atividades que favoreceram a cooperação e empatia, onde aprenderam identificar e reconhecer as cores primárias, também exploraram o uso da imaginação e a capacidade de interpretação, aumentando o vocabulário e as formas de se compreender a realidade.

Relato da experiência

Essa prática foi elaborada em parceria com a minha colega de sala, a professora Meirivan e com o grupo de atendentes da Creche Jesus Amparado. Por estar inserida em um bairro desprovido de muitos direitos do nosso município, a nossa creche atende muitas crianças que realmente necessitam de um lugar acolhedor, onde possam encontrar o amor, o cuidado, a alimentação, afeto, entre outros. Pensando nisso, o compromisso com a nossa prática nos faz ir além do nosso propósito como educadoras, tentando amenizar essas dificuldades, propondo momentos prazerosos através do lúdico para que essas crianças possam desfrutar dos seus direitos de aprendizados garantidos na própria BNCC: Brincar, conviver, participar, explorar, ou seja, ser verdadeiramente criança! Inicialmente ao introduzir essa prática nas turmas, observamos que muitas crianças se sentiram retraídas, mas com a nosso estimulo e acolhimento as mesmas foram sendo envolvidas, participando com êxito.
Durante a primeira atividade, observamos a importância de se trabalhar a cooperação e o compartilhar na divisão dos objetos e blocos, pois na turminha tinha algumas crianças com características voltadas para o egocentrismo. Já a aula de pintura, foi uma calmaria só, todos ficaram bem interessados em pintar os patinhos. O jogo das cores foi bem interessante, pois eles ficaram bem concentrados tanto na hora em que tiveram de separar as bolinhas dentro das vasilhas correspondente a cada cor, como também na hora do jogo da memória onde tiveram que se concentrar pra encontrar as fichas iguais. Todos ficaram felizes ao se vestirem de patinhos para dramatizar a música, os mesmos dançaram, cantaram embalados pela canção.
Ao final, concluímos com o teatro de fantoches, onde fizemos uma adaptação da história O pássaro de todas as cores, transformando-a em O patinho de todas as cores ,nesse momento trabalhamos além das cores, o respeito às diferenças e a aceitação do outro. Todo esse trabalho foi muito significativo e prazeroso para todos nós, as crianças realmente participaram e deram o melhor de si.

Galeria de fotos

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *