, , ,

Sacola Viajante

Estimular o estudante a adquirir habilidades na leitura e escrita.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Cultura digital, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Cleia de Paula Camandaroba

Componente Curricular

Língua Portuguesa

Prática de Linguagem

Leitura e escuta

Tempo de duração: Durante o ano letivo: Uma aula semanalmente, na escola e em casa em parceria com a familia.

Introdução

A prática de leitura contribui de forma significante para que o estudante aproprie do hábito de ler.
Neste sentido, percebendo que a turma do 3º ano ainda não possuiam habilitadedes de leitura, e esta prática auxiliariam todos, aliadas a outras prátias desenvolvidas na escola. Escolhe-se portanto, esta proposta de leitura que é denominada SACOLA VIAJANTE. Uma prática de leitura que visa desenvolver o hábito de ler de forma prazerosa em sua casa, no decorrer do ano letivo.
Esta proposta será realizada semanalmente. O estudante é infromado do proposta e como ser todo o trabalho. Recebe uma sacola, dentro dela tem um caderninho com fichas de leituras para serem preenchidas após cada leitura . Ele é conduzido até a biblioteca da escola para escolher um livro. A criança escolhe um livro e leva pra casa na quarta-feira, e retorna na sexta-feira, e faz a socialização com a turma.
As familias são informadas no grupo do wastaapp sobre a prática e a parceria.

Estratégia / Desenvolvimento

1º etapa. Confeccionar as sacolas, uma caixa para organizar o material , livros na sala e
Imprimir as fichas de leitura e montar um livrinho .( TNT, papel oficio, caixa de papelão, EVA e impesora.
2ª etapa. Apresentar a proposta pra turma e orientá-los como será usado o material. Informar aos pais sobre a proposta de trabalho. ( Grupo do watsapp) E estimular a importância de ler e cuidar do material.
3ª etapa. Conduzir a turma até a biblioteca da escola para escolher o livro , levá-lo pra casa e retornar, um dia após este dia.
4ª etapa. No dia do retorno, verificar se a ficha está preenchida e o estudante socializará coma a turma sobre a leitura.
Esta prática acontece toda quarta, o estudante leva o livro e retorna na sexta.

Recursos necessários

livro paradidático
sacola viajante TNT
Papel oficial
lápis

Autores

Marta Jorge Vieira
Professora
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Realizará por meio da observação.
Se o estudante realizou a leitura e preencheu a ficha
Retornar com a sacola pra escola e não deixar em casa
Se o estudante está com interesse
Se o objetivo está sendo alcançado.

Resultados Esperados

Espera-se que o estudante avance, cada vez mais, na leitura e na compreensão da leitura. E que no final do trabalho, todos estejam lendo.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *