,

Rótulos e Embalagens

-Contribuir com o processo de alfabetização (leitura e escrita) através de embalagens e rótulos

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Professor Gênesis Neves Santos

Tempo de duração: 8 aulas

Objetivos de aprendizagem

  • - Identificar as diferenças entre embalagens;

  • - Identificar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos alimentos (códigos de barras, validades, preço)

  • - Realizar leitura individual e coletiva;

  • - Confeccionar rótulos e embalagens para novos produtos.

  • - Identificar numerais e realizar soma e subtração.

Estratégia / Desenvolvimento

1º Etapa: Solicitar que as famílias enviem para escola diversos rótulos e embalagens.
2º Etapa: A professora e estudantes criarão um grande mural com o alfabeto a partir das embalagens.
– Incentivar a leitura coletiva e individual, diária.
3º Etapa: Brincar de faz de conta a partir das embalagens que restantes
– Criar um espaço onde as crianças brinquem de mercado e trabalhando o uso de número e dinheiros. Neste momento serão trabalhados a leitura, oralidade e matemática.
4º Etapa: A professora solicitará que as crianças apresentem o código de barras, a data de validade e tabela nutricional das embalagens e rótulos. Após isso, a mesma explicará a função d e cada parte da embalagem.
5º Etapa: Montar um cartaz com os rótulos coletados pelas crianças. Em duplas ou grupos, os estudantes criarão uma embalagem e depois apresentaram. O cartaz ficará exposto. Deve conter Código de barras, nome do produto e validade.

Recursos necessários

Embalagens de produtos diversos, etiquetas, cola, fita adesiva, papel madeira, organização da sala.

Autores

Edneuza Souza Alvez
Professor(a)
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Leitura;

Escrita;

Criatividade;

Matemática;

Relatos da experiência

Na atividade foi possível perceber a importância de contextualizar o conhecimento a partir da realidade, da vivência, da experimentação, os resultados foram muito positivos e os estudantes gostaram muito da atividade.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *