Riquezas do Brasil

A partir da coleção Portinari para crianças – Riquezas do Brasil os estudantes terão contato com algumas obras do artista. Essa coleção especificamente explora os acontecimentos históricos do país. Por meio dela, será possível resgatar com os estudantes alguns momentos da história

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Objetivos específicos

  • Ampliar repertório cultural dos estudantes

Estratégia / Desenvolvimento

O acervo local dispõe dessas obras em número suficiente para todos os estudantes. Propicie o primeiro contato dos estudantes com a obra. O livro dispõe de algumas brincadeiras como cruzadinhas, liga-liga, jogo de memória, jogo dos 7 erros, descubra o enigma, enumeração de acontecimentos. Deixe os estudantes explorarem os livros e levantarem hipóteses sobre as leituras. Esclareça que eles farão as brincadeiras, mas isso será feito depois da leitura da obra. Após esse primeiro contato com a obra, os estudantes devem trazer as suas hipóteses sobre as possíveis leituras que podem ser feitas das imagens. Inicie a leitura do livro. Nesse primeiro momento você, professore, será o adulto leitor a modelizar para os estudantes o comportamento leitor que se espera deles. Chame a atenção dos estudantes para o seu comportamento, pedindo para os estudantes destacarem oque na sua leitura é agradável e o que pode melhorar. A seguir peça que alguns estudantes se voluntariem para ler uma página ou parágrafo. Essa leitura seria idealmente realizada por meio de leitura compartilhada, de modo que possa ir sendo discutidas as obras e suas articulações com os respectivos momentos da história brasileira.

A leitura será exigida e deverá ser pausada de modo que os estudantes possam se debruçar nos diferentes momentos da história do nosso país resgatadas por Portinari. Esse é um elemento importante para que compreendam ao mesmo tempo a história do país e a obra do artista. Ao final das leituras que pode levar de 5 a10 aulas a depender do nível de aprofundamento que você queria dar às leituras, os estudantes podem resolver as cruzadinhas. A atividade de enumeração pode inclusive ser feita como uma atividade para você avaliar a compreensão dos estudantes acerca do que foi explorado, podendo monitorar o nível de compreensão dos estudantes para identificar lacunas de conhecimentos e promover momentos de recuperação paralela.

Como culminância desse momento, proponha aos estudantes uma releitura das obras que os estudantes quiserem. Ao final, essas produções podem fazer parte de uma galeria de produção chamando a comunidade escolar a participar.

Recursos necessários

Livros da coleção Portinari para crianças

Materiais de papelaria

Cartolinas para realizar as releituras, tintas, e outros materiais que o professor julgar adequado

Autores

Docentes de São Francisco do Conde
Equipe CIEDS
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Seria ideal que os estudantes tivessem uma ficha individual em que você registrasse o desenvolvimento deles e a ampliação do repertório dos estudantes, tanto o de compreensão como o de expressão. Relevante aproveitar os momentos de leitura das obras de arte do artista para ampliar o conhecimento histórico dos estudantes. Isso deve ser registrado para ver o quanto os estudantes avançam em suas habilidades de compreensão de texto, tanto verbal como não-verbal. As atividades do próprio livro podem ser utilizadas como atividades de monitoramento dos conhecimentos

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