Resgatando brincadeiras infantis de antigamente

Nesta prática os estudantes terão oportunidade de resgatar brincadeiras infantis por meio de pesquisa com a comunidade escolar

Ver mais +

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itaparica

Competências gerais mobilizadas

Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 7 a 10 aulas

Objetivos específicos

  • Resgatar os brinquedos e brincadeiras antigas.

  • Confeccionar brinquedos antigos

  • Realizar uma exposição com piquenique

Estratégia / Desenvolvimento

  • Levantar o repertório das crianças sobre brincadeiras antigas

  • Apresentar documentário relacionado as brincadeiras antigas.

  • Realizar uma pesquisa com as famílias sobre as brincadeiras que eram feitas pelos pais.

  • Construa as questões com os estudantes de modo que eles tenham pleno domínio das perguntas que farão aos familiares. Na aula seguinte, os estudantes devem ter a oportunidade socializar os resultados das pesquisas, inclusive com a possibilidade de utilizar um gráfico confeccionado por você,  professor, com os estudantes.

  • Exiba para as crianças um dos vídeos do site Território do Brincar, sobre um dos vídeos sobre brinquedos:

    http://territoriodobrincar.com.br/videos/brinquedos-e-brincadeiras/ – Acesso em março de 2020

  • Discutir com os estudantes a percepção deles sobre as brincadeiras, quais eles gostam de brincar.

  • Relacionar as brincadeiras que viram no vídeo com as que pesquisaram com as famílias.

  • Discutir com as crianças a possibilidade de construir brinquedos que sejam de interesse da turma.

  • Construir brinquedos de materiais reciclados.

  • Exposição dos brinquedos confeccionados.

  • Culminância (piquenique) com as crianças brincando das brincadeiras de antigamente.

Recursos necessários

Data-show, notebook, pendrive, caixa de som.

Garrafas pet, tesoura, cola, papel, lápis, lata de leite, corda, etc.

Frutas, água, guloseimas.

Autores

Maruzane Rodrigues Pinho
Natalia Brito Martins
Janaildes Uzêda S. C. da Conceição.
Rita de Cássia Batista de Jesus Santos
Cristiana Machado Cerqueira
Iolanda Costa Silva Brígido
Neuza Maria C. da Silva
Valdilene Isidoria da Cunha
Equipe Cieds
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Observe a evolução dos conhecimentos dos estudantes ao longo do desenvolvimento das atividades. Importante analisar ainda, as habilidades comunicativas e como elas se envolvem nas brincadeiras e nas atividades propostas. Elabore registros que mostrem o quanto as crianças evoluíram em suas percepções da estética e ampliaram seu repertório cultural em contato com as obras dos autores, por meio de áudio e fotografias.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *