, ,

Redescobrindo a História de Igarassu

O projeto encaminha entre três eixos: análise, pesquisa e divulgação. Em geral, tem por objetivo criar o senso de patrimonialidade, material e imaterial, da cultura histórica que Igarassu possui.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Igarassu

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Miguel Gomes de Lima.

Componente Curricular

História, Geografia e Artes

Tempo de duração: 1 Bimestre para apresentação, com análises a cada 15 e 15 dias do prosseguimento do projeto.

Introdução

O projeto tem por princípio o ensino e aprendizagem ativa dos alunos em relação ao município de Igarassu, podendo ser aplicado aos alunos dos anos finais do ensino fundamental, com o objetivo de buscarem, com o auxílio do professor, temas livres da história de Igarassu e assim trabalharem no processo de pesquisa, aprofundamento e assim divulgação dos resultados obtidos na Feira de Ciências de Igarassu. Assim, trazer um maior repertório cultural aliado não apenas para a divulgação da história, mas criando o zelo necessário para que esta seja preservada.

Objetivos de aprendizagem

  • - Conhecer mais a fundo possíveis temáticas que estão direcionadas com a História de Igarassu e as relacionar com temáticas, como relações étnicas, políticas, religiosas, na composição do nosso país, estado e município.

  • - Desenvolver o senso de pesquisa e ordenação dos dados coletados e verificar o como se pode divulgar o que se aprendeu de modo direto de livros, imagens, trechos de documentos.

  • - Trabalhar na elaboração de divulgação destes dados, dando maior inserção além dos meios mais tradicionais de feira de ciências, como a divulgação na internet e utilização da capacidade de criar contos com a história pesquisada.

Estratégia / Desenvolvimento

1a Ação: Propor temáticas e orientações dentro –  do histórico do município a ser implementado (adaptando as temáticas com a série do estudante e a sua capacidade cognitiva e crítica dosconteúdos).

Materiais:  Aula expositiva e pesquisa inicial dos alunos sobre assuntos de História, como pesquisa em livros
e a escuta de histórias relacionadas à Igarassu

Campos de Experiência: Tiveram de mobilizar a fala e a discussão em comum, com a ajuda do professor, para assim realizarem um projeto que fosse agradável e útil a todos, na escola e na vida. Demonstraram bem entusiasmados e sua discussão levou à escolha do herói negro Henrique Dias de Albuquerque, que com suas tropas de homens negros prestaram auxílio para salvar os igarassuaras da invasão dos holandeses no século XVII.

2ª Ação: Dividir grupos para que se possam pesquisar os diveros tópicos que estão relacionados ao tema escolhido e buscar assim certo ineditismo temático, seja para eles como para os outros membros da comunidade escolar.

Materiais: Aula com o feedback de pesquisas e leituras que os alunos fizeram, proporcionando o que eles iriam de fato comunicar a importância da redescoberta história perdida de Igarassu.

Campos de Experiência: Tiveram que apresentar o porquê e o como se daria a pesquisa e o interesse desta para todos os alunos. Ver os discutir sobre a própria importância da História é algo diferente da em sala de aula e do ambiente escolar.

3ª Ação: Pensar em meios diversos da divulgação da pesquisa.

Materiais: Utilização dos meios de redes sociais, como cartazes e outros meios, que em branco tiveram de ser pensados para divulgação ao público. Utilizando papéis para rascunho dos dados históricos e das falas dos alunos na grande apresentação.

Campos de Experiência: Os alunos que não participaram tão ativamente das decisões de História, tiveram a missão de participar da divulgação das histórias escritas pelos alunos.

4ªAção: Divulgar a pesquisa de modo criativo, que fosse para todos os públicos, expandindo diante da comunidade.

Materiais: Utilização dos tablets da escola, cartazes e apresentação daquilo que eles mesmos encontraram na história de Igarassu.

Campos de Experiência: Em totalidade, os alunos tiveram de desenvolver habilidades que exigiam não apenas o conhecimento histórico, mas a capacidade de síntese destes conhecimentos e passar de modo lúdico, elegante e de demonstrar importância diante do conhecimento compartilhado.

Recursos necessários

A critério de escolha dos alunos, podem ser utilizados utilizados:
– Cartolinas;
– Lápis, canetas e materiais de escrita e desenho;
– Folhas (para rascunho);
– Imagens impressas;
– Livros e artigos para ajuda na pesquisa;
– Tablets escolares (para a divulgação online)

Autores

Geovane Augusto da Costa Tavares
Professor
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com suas participações em cada processo da elaboração do projeto e no desempenho nas atividades divididas por eles mesmos.

Resultados Esperados

1) Compreensão dos conteúdos históricos e os relacionar com a História do municípo de Igarassu;

2) Aprendizado de formas de divulgação do projeto por eles divulgados e o desenvolvimento da capacidade de vencer barreiras internas para divulgarem seus trabalhos para a comunidade escolar.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *