Projeto Prato Limpo

O crianças carentes e necessitadas de alimentos que existem no mundo. Formando assim alunos conscientes e cidadãos responsáveis por suas escolhas.projeto que tem como objetivo transformar o comportamento dos alunos em relação ao desperdício de comida, levando-os a refletir sobre as

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Empatia e cooperação, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Emef Luiz Zovaro

Tempo de duração: O ano letivo.

Objetivos específicos

  • Compreender que não devemos desperdiçar alimentos.

  • Conscientização do consumo correto dos alimentos

  • Compartilhar e internalizar na criança a necessidade de se alimentar corretamente.

  • Mediar os conhecimentos para que o aluno seja o protagonista da ação.

Estratégia / Desenvolvimento

O interesse de implantar este projeto surgiu em 2016, como resultado de observações, na hora do intervalo, da quantidade de crianças que jogavam comida fora. O início do projeto se deu em 2016, neste ano em questão estava com o 1º ano c e desde então venho a cada nova turma desenvolvendo o projeto e colhendo bons resultados, principalmente com relação a autonomia dos alunos. Após trabalho de conscientização com eles em relação ao desperdício e das consequências que isso acarreta, implantamos o projeto intitulado “prato limpo”. O desejo de trabalhar com este projeto em 2016 surgiu após verificar que na hora do intervalo, era muito grande a quantidade de comida jogada fora pelas crianças.

Em sala foi proposta uma discussão referente ao tema, os alunos puderam dialogar e refletir os motivos pelo qual ocorria o desperdício. Promoveu-se uma reflexão e analise de outras realidades, onde outras crianças não tinham as mesmas oportunidades de um bom alimento como o que elas estavam tendo na escola. Assim também os alunos viram a necessidade de conscientizar a escola sobre o desperdício. Surgindo o projeto “prato limpo” em primeiro momento foi realizado somente com a própria sala. Posteriormente foi estendido para o outro primeiro ano que fazia as refeições no mesmo período.

Recursos necessários

Caderno, carimbo, caneta e crachá.

Autores

Claudete Gonzaga de Souza
Professor/a

Aprendizado

Amizade, cidadania, autonomia, empatia, respeito e colaboração.

Relatos da experiência

As próprias crianças foram montando a equipe de “fiz cais prato limpo” composta dos seguintes membros: quem marca os nomes dos que desperdiçam; quem orienta quanto ao não desperdício; e quem carimba o dorso da mão de quem é prato limpo do dia. Tudo isso tendo como base uma grande amizade, empatia, respeito e colaboração. Os registros eram feitos de maneira autônoma. Cabia aos alunos realizar e organizá-los no caderno. Dentro do processo de alfabetização o projeto prato limpo também veio ajudar e acrescentar no processo reflexivo das crianças, pois, mesmo os que ainda não sabiam ler e escrever, buscavam recursos para realizar o registro. Como por exemplo verificar o crachá do amigo ou pedir para que outro aluno o ajudasse a escrever.

Galeria de fotos

Projeto Prato Limpo

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Débora

01/04/2020 12:26 pm

Essa plataforma esta linda, parabéns aos envolvidos!