, ,

Projeto de leitura – Ler Bincando

Entender a noção de leitura, como uma prática social que trascende a simples decodificação de letras e sílabas. Pois ler vai além do ato de ler ou de seguir qualquer livro.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Conhecimento

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal Benjamin Alencar

Componente Curricular

Língua Portuguesa, Artes, Ciencias, Geografia e História

Prática de Linguagem

Leitura - oralidade Escrita (compartilhada e autonoma) - levar para sala de aula situaçoes reais do uso da lingua para que as crianças tenham bons motivos para escrever.

Tempo de duração: Um bimestre com duas aulas semanais. As atividades deste projeto serão desenvolvidas dentro do horário semanal da escola nas aulas de linguagem oral e escrita até o final do bimestre.

Introdução

Partindo do presuposto de que a leitura em sala de aula deve acontecer também de forma lúdica e prazerosa, com base na exploração de diversos gêneros textuais que serão trabalhados em sala de aula como parlendas, receitas, trava-línguas, listas, advinhas entre
outros que propõe garantir os direitos de aprendizagem, seguindo as orientações gerais da BNCC, com base no desenvolvimento cognitivo e na ludicidade nos momentos de leitura, esse projeto busca desenvolver o gosto pela leitura de forma coletiva e dinâmica durante a realização das atividades propostas, possibilitando aos alunos a aproximação de diferentes gêneros textuais. O momento da leitura deve ser a parte fundamental desse projeto, pois as crianças nessa faixa etária de 6 a 8 anos sentem- se fascinadas pelos livros e a descoberta da leitura partir do alfabeto da leitura e da escrita do nome próprio, das listas dos nomes dos colegas que sempre estão presentes em sala de aula até chegaram na descoberta da leitura dos livros de história e se fascinarem por eles a ponto de levaram o livro para casa pois eles começaram a compreender que ler vai além das paredes da escola. Vale ressaltar que esse projeto propõe mostrar práticas de leitura que circulam nas salas de aula e verifica como a prática da leitura é inserida nos anos iniciais do Ensino
Fundamental no trabalho do professor, buscando abordar a importância de ler e de como a prática da leitura pode ser trabalhada de forma prazerosa no contexto escolar dos anos iniciais. Ao trabalhar com as mais variadas práticas de leitura, o professor pode inserir em seu planejamento o uso de diversas atividades de leitura.

Objetivos de aprendizagem

  • Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de historia;

  • Realizar leitura oral e silenciosa de histórias;

  • Interpretar histórias lidas;

  • Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos;

Estratégia / Desenvolvimento

As atividades do Projeto “ Ler Brincando” podem ser desenvolvidas comum leque de atividades desenvolvidas semanalmente em dias específicos nas aulas de língua portuguesa (linguagem), arte, geografia, ciências e história, nas turmas do 1 ano, 2 ano e 3 ano, desde que o professor e proponha a trabalhar a leitura de maneira enfática e prazerosa em sala de aula e fora dela, envolvendo todos os alunos e a equipe pedagógica da escola, utilizando vários livros de literatura infantil que fazem parte da coleção de livros doados para escola através do Itaú Social.
1. Reunião com os professores para apresentação do projeto que será desenvolvido;
2. Aquisição e organização do acervo necessário para que todos os alunos se envolvam no projeto;
3. Preparo de ambientes estimuladores à leitura;
4. Estabelecimento do “Dia da leitura” que deverá acontecer toda semana. Nesse dia poderá ser lido e debadito, receitas, parlendas, travas-línguas, textos de revistas, textos de livros didáticos de Língua Portuguesa, textos de artes, geografia, história e ciências;
5. Apresentação do projeto aos alunos de forma dinâmica e divertida, fazendo a leitura de uma historia preferida da turma – QUERO COLO- da nossa seleção de livros infantis. Vale ressaltar que essaleitura foi feita em um sofá bem decorado e aconhegante, com uma criança sentada no colo da pró para acolher as nossas crianças no momento da leitura;
6. Confecção de murais sobre o projeto;
7. Observação das capas dos livros para identificar o nome do livro;
8. Discusão oral da temática de cada livros;
9. Recanto oral das histórias lidas;
10.Dramatizaçãode algumas histórias preferidas pelos alunos;
11.Organização de oficinas de leituras;
12.Realização de rodas de conversas e leituras com os launos;
13. Socialização dos trabalhos realizados com a turma.

Recursos necessários

Livros infantins, revistas, papel, lápis de cor e notebook

Autores

Sônia Maria Vieira de Oliveira Silva
Professora do ensino fundamental I e II
Jacira Oliveira Novaes
Professora do ensino fundamental II
Ver referências bibliográficas

Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula.

Resultados Esperados

Espera-se despertar o prazer da leitura, estimular o desenvolvimento cognitivo e criativo dos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *