, , ,

Projeto de leitura e escrita: ´´Os três porquinhos: E estória continua…´´

Alfabetizar letrando, partindo da exploração de diversos gêneros textuais, garantindo os direitos de aprendizagem, seguindo as orientações e o foca nas competências gerais da BNCC, com base na ludicidade e evidenciando, na prática, a função social de cada gênero.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Conhecimento, Cultura digital, Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal João Luiz de Carvalho.

Componente Curricular

Língua Portuguesa; Matemática; Geografia; Ciências; História; Artes

Prática de Linguagem

Oralidade; Leitura; Escrita; Análise Linguística

Objeto do Conhecimento

Gêneros textuais, ortografia, gramática, concordância, leitura, produções escritas, situações aditivas e multiplicativas, gráficos e tabelas, sistema monetário brasileiro, sistema decimal, fauna e flora, alimentação saudável, tipos de moradias, exercício da cidadania e voto consciente, artes visuais, dança, música e teatro.

Tempo de duração: Um bimestre.

Introdução

Na perspectiva de trabalhar diversos gêneros textuais, integrar disciplinas, abranger a maior quantidade possível de habilidades dentro de cada área do conhecimento, de acordo com o tema proposto, e, buscando vivenciar a ludicidade como incentivo à aprendiazagem, reelaboramos este projeto para ser desenvolvido com os alunos do ensino funadamental l da escola Municipal João Luiz de Carvalho, partindo da leitura do conto: Os três porquinhos.

Objetivos de aprendizagem

  • Língua Portuguesa • Identificar característica e função social dos gêneros; • Incentivar práticas de leitura, escrita e produção de textos verbais e não verbais; • Estruturar palavras com diferentes padrões silábicos; • Produzir textos verbais e não verbais; • Inserir práticas de auto-avaliação em produções escritas; • Analisar, utilizar e revisar aspectos linguísticos e gramaticais; • Escrever ortograficamente correto;

  • Matemática • Interpretar, elaborar e resolver situações problemas que surgem dentro do cotidiano, com estratégias próprias e com algorítmo. • Resolver problemas que envolvam as quatro operações; • Ler e construir gráficos; • Trabalhar o sistema monetário brasileiro; • Trabalhar o sistema decimal; • Compreender o conceito de troco e de quanto falta para completar;

  • Geografia • Compreender a importância da natureza para os seres vivos; • Tipos de moradia;

  • Ciências • Conceituar fauna e flora, classificando seres vivos quanto ao seu habitat; • Compreender a importância da alimentação saudável.

  • História • Compreender e exercer a cidadania de forma consciente, reconhecendo-se como ser social, com direitos e deveres a serem cumpridos e respeitados.

  • Artes • Participar coletivamente da produção das artes visuais, da dança, da música e do teatro; • Compartilhar momentos de alegria e socialização com a comunidade escolar.

Estratégia / Desenvolvimento

Etapas Materiais
·         Ler e explorar o livro: Os três porquinhos; Livros didáticos e paradidáticos

Cartolina

Papel

Lápis de colorir

Pincel

Máscaras de animais

Atividades impressas

Impressora

Lápis de escrever

Tesoura.

Material dourado

Calculadora e celular

Prendas

Lápis

Produtos alimentícios      Impressora

Data show

Microfone

Caixa de som

 

 

·         Dar continuidade  ao conto, buscando um final feliz para todos;
·         Elaborar as produções individualmente ou em duplas;
  Fazer as devidas correções e reescritas de cada texto apresentado;
·          Ilustrar, com desenhos feitos pelos alunos;
·          Marcar a data para apresentação do evento (lançamento do livro);
·         Elaborar convites que deveriam ser enviados às pessoas envolvidas com a educação;
·         Elaboração de cartaz publicitário, que ficaria exposto nas paredes da escola, convidando a comunidade escolar (alunos, pais e funcionários) para o evento;
·         Arrecadação de fundos para custear parte dos gastos;
·         Compra coletiva dos materiais necessários (ida ao supermercado), após a venda das rifas.

Recursos necessários

Livros didáticos e paradidáticos, cartolina, papel, lápis de colorir, pincel, máscaras de animais,atividades impressas,impressora,lápis de escrever, tesoura, material dourado, calculadora e celular, prendas, produtos alimenticíos, impressora, data show, microfone, caixa de som, ida ao supermercado, entre outros.

Autores

Sônia Mabel Rodrigues dos Santos
Professora
Clarissa de Sá Cruz e Souza
Professora
Kaline Cristina Gomes
Professora
Luzia Arruda de Jesus Santos
Professora
Rejane Maria Pereira Antas
Professora
Janaina Maria dos Santos
Professora
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Processual e contínua, partindo de um diagnóstico inicial, e durante toda a realização do projeto observar-se-á a colaboração do aluno e sua participação em cada etapa desenvolvida.

Resultados Esperados

1.Despertar o prazer pela leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; Ler e produzir textos de diferentes gêneros com autnomia.

2.Resolver situações problemas que envolvam as quatro operações, utilizando estratégias próprias; Compreender o sistema monetário brasileiro, bem como o conceito de troco e de quanto falta, realizar cálculo mental, estimular o raciocínio lógico e reconher o valor e a função social do dinheiro.

3.Compreender a importância da natureza para os seres vivos; Exercer a cidadania, compreendendo a importância do voto consciente.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *