Poliedros e Suas Características

Conhecer e construir os principais poliedros regulares de acordo com suas características.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São José do Sabugi

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

EMEF Manoel Rodrigues Pinto

Componente Curricular

Matemática

Prática de Linguagem

Matemática

Objeto do Conhecimento

Poliedro: principais poliedros regulares e suas caracteristicas, construção e planificação

Tempo de duração: 1 hora/dia durante três dias

Introdução

Poliedro: principais poliedros regulares e suas características, construção e planificação

Objetivos específicos

  • Conhecimento.

  • Pensamento científico, crítico e criativo.

  • Comunicação.

Objetivos de aprendizagem

  • Saber Identificar cada poliedro regular.

  • Saber a planificação de cada poliedro.

  • Aprender a construir os poliedros e suas características.

Estratégia / Desenvolvimento

Comanda:
Aula 1: Explanação do conteúdo por meio de slide, materiais concretos, explicando as características e classificação e suas nomeações.
Materiais:
Projetor, notebook e software Geogebra.

Comanda:
Aula 2: aula prática com uso de material concreto para aalisar a caracteristtica de cada poliedro e suas planificações.
Material concreto:
Sólidos de madeira.

Comanda:
Aula 3: construção dos principais poliedros e analise e comentários ao final da aula.
Material concreto:
Palitos e massa de modelar.

Recursos necessários

Projetor, notebook, palitos, massa de modelar, lápis.

Autores

Jean Santos
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Essa prática cria um ambiente de aprendizagem para que o estudante mobilize o conhecimento relacionado à competência.

Essa prática cria um ambiente de aprendizagem para que os estudantes apliquem ou executem um procedimento numa situação específica do conhecimento relacionada à competência.

Essa prática cria um ambiente para que os estudantes criem uma nova visão, uma nova solução, estrutura ou modelo utilizando conhecimentos e habilidades previamente adquiridos.

Avaliação

Através da participação durante as aulas e o feedback das atividades propostas e desenvolvidas.

Resultados Esperados

O aluno seja capaz de identificar, nomear os principais poliedros regulares.

O aluno seja capaz de planificar, classificar e relacionar os poliedros com objetos do seu dia a dia.

Aprender a construir sólidos geométricos e saber as características de cada um dos poliedros.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *