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Observatório Curricular Franciscano em Movimento – OCFM

Criar uma rede colaborativa de desenvolvimento do Referencial Curricular Franciscano de
modo que organize o fazer dentro das escolas, de acordo as suas especificidades, eliminando a
ideia de um currículo pronto e acabado em que os sujeitos apenas o executa.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Objetivos específicos

  • - (Re)significar o processo de materialização do Referencial Curricular Franciscano nas unidades escolares;

  • - Realizar encontros formacionais com os participantes envolvidos;

  • -Sensibilizar para a participação dos atores/autores curriculantes no processo de desenvolvimento do Observatório;

Estratégia / Desenvolvimento

O Observatório do Currículo Franciscano surge após a rede municipal da educação do
município de São Francisco do Conde, BA buscar com a participação de gestores, professores,
coordenadores pedagógicos, demais profissionais da educação se mobilizarem para a
materialização do Referencial Curricular Franciscano – RCF, com objetivo de que o RCF fosse
implementado em toda rede de ensino com a participação de todos os atores curriculantes de
cada unidade escolar, respeitando as especificidades de cada Unidade Escolar e que este, seja
um currículo cujos atores curriculantes sejam autores responsáveis pela sua materialização no
cotidiano escolar, e não apenas mais um documento que fica engavetado; Para isso foram
elaborados alguns passos como estratégias para que de fato o Referencial Curricular
Franciscano fosse elaborado, vivenciado e por posto em pratico nas ações pedagógicas seja da
sala de aula, seja nas praticas de gestão da rede.

1º Passo: Elaboração da proposta do Observatório de Currículo Franciscano pelos(as)
técnicos(as) da secretaria municipal da educação;

2º Passo: Socialização da proposta com as gerências que acompanham os seguimentos e
modalidade de ensino;

3º Passo: Levantamento e Organização dos profissionais da equipe SEDUC que de fato deseje
se engajar-se nesse trabalho;

4º Passo: Reuniões da equipe técnica responsável pelo Observatório alinhamento da ideia de
implementação do Observatório (estudo de referencial teórico, definição do
conceito/Observatório para esta rede de ensino, objetivos, metas, prazos, escolas que serão
implantadas, cronograma de desenvolvimento, produção de material, etc);

5º Passo: Encontro Formacional e propositivo para apresentação da proposta do OCFM, com a
equipe técnica da secretaria;

6º Passo: Apresentação da proposta do Observatório para a dupla gestora (gestores e
coordenadores pedagógicos) de todas as Unidades Escolares do Fundamental Anos Finais e
provocando-os a serem propositivos para o Observatório a ser realizado na sua unidade
escolar;

7º Passo: Apresentação da proposta do Observatório para os professores, duplas gestoras, do
Ensino Fundamental Anos Finais em suas respectivas Unidades Escolares, juntamente com a
equipe SEDUC que compõe o Currículo Nômade deste Município (Gerência de Currículo e
Gerência de Ensino Fundamental Anos Finais);

8º Passo: Encontro/Oficina do Observatório e equipe que compõem o Currículo Nômade nas
respectivas escolas – neste encontro foram retomados pontos importantes dos aspectos
teóricos e práticos na/da construção do Referencial Curricular do município.

9º Passo: Identificar causas – levantar as fragilidades que poderão inviabilizar a implementação
do Currículo Franciscano;

10º Passo: A partir das fragilidades levantadas Elaborar o Plano de Ação da Unidade escolar
para implementação e materialização do currículo franciscano do Referencial Curricular
Franciscano;

11º Passo: Implementação do Plano de Ação- I semestre 2020;

12º Passo: Acompanhamento dos resultados. – Ano letivo de 2020.

Recursos necessários

Livros, notebook, slides, datashow, caixa de som, microfone, papel A4, caneta.

Autores

Vigna Soraia de Jesus Barboza

Aprendizado

Capacidade de argumentação e de defender aquilo que acha importante;

Compreensão da importância do seu trabalho no local em que está inserido a partir da realidade local e dos documentos norteadores;

Compartilhamento de informações, experiências e conhecimentos com colegas de outras Unidades Escolares.

Relatos da experiência

A implantação do Observatório surgiu a partir do desejo da técnica da secretária Elienai
Barreto, juntas criamos um grupo (Vigna Barboza, Elienai Barreto, Lilian Santana e Vanise
Souza) e nos desafiamos a implementar um projeto que até então era inédito no município. O
nosso desejo era de que o documento Referencial Curricular Franciscano ao chegar nas escolas

não ficasse engavetado por acharem que aquele documento era enfadonho, ao contrário que
ele é vivo e que pode ter as especificidades daquele grupo. Ao apresentá-lo nas escolas
surgiram reações diferenciadas, alguns colegas achavam importante e imediatamente
entendiam que o que estava se propondo não era mais uma atividade burocrática e já se
dispuseram a realizá-lo. Enquanto em outro grupo precisamos de mais tempo para que eles
compreendessem a importância de apenas sistematizar quilo que por vezes eles já faziam em
suas Unidades Escolares, agora com mais vez e voz não só do professores mais também dos
estudantes e da comunidade escolar como um todo.

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