TERMOS DE USO DA PLATAFORMA BALCÃO DE IDEIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Estes Termos regem o uso da plataforma Balcão de Ideias e Práticas Educativas e dos produtos, recursos, aplicativos, serviços, tecnologias e software que oferecemos (os Produtos do Balcão ou Produtos).
1. NOSSOS COMPROMISSOS
Fornecer uma experiência personalizada para os usuários
Para fornecer uma experiência personalizada, usamos os dados que temos sobre as conexões que você faz, seus interesses, as escolhas e configurações que seleciona e o que compartilha e faz dentro do Balcão de Ideias e Práticas Educativas.
Conectar educadores e práticas educativas
Ajudamos você a encontrar e se conectar com práticas educativas implementadas por outros professores e gestores. Laços mais fortes ajudam a criar redes colaborativas de aprendizagem e acreditamos que nossos serviços são mais úteis quando conectamos pessoas que partilham os mesmos interesses.
Combater condutas prejudiciais, proteger e oferecer suporte para nossa comunidade
Empregamos esforços para detectar o uso inadequado do Balcão de Ideias e Práticas Educativas, condutas prejudiciais contra outras pessoas e situações em que talvez possamos ajudar a apoiar ou proteger nossa comunidade. Se identificarmos conteúdos ou condutas inadequadas, tomaremos as medidas cabíveis, como oferecer ajuda, remover conteúdo, bloquear o acesso a determinados recursos, desativar uma conta ou, até mesmo, contatar autoridades.
Pesquisar formas de melhorar a experiência dos usuários
Nós nos empenhamos em pesquisar e estar atentos às necessidades dos usuários para aprimorar nosso sistema. Uma forma de fazer isso é analisar os dados que temos e compreender como os membros usam o Balcão de Ideias e Práticas Educativas.
Possibilitar acesso global a nossos serviços
Para operar de forma global, precisamos armazenar e distribuir conteúdo e dados em data centers e sistemas em diversas cidades, inclusive fora do Brasil.
2. COMPROMISSOS DOS USUÁRIOS COM O BALCÃO DE IDEIAS E NOSSA COMUNIDADE
Fornecemos estes serviços para redes de educação de todo o Brasil para criar redes colaborativas de aprendizagem. Em troca, precisamos que você assuma alguns compromissos conosco e com os demais membros da plataforma.
Quando as pessoas se responsabilizam pelas próprias opiniões e ações, nossa comunidade se torna mais segura e responsável. Por isso, você deve:
Usar o mesmo nome que usa em sua vida cotidiana.
Fornecer informações precisas sobre você.
Criar somente uma conta (própria).
Abster-se de compartilhar sua senha, dar acesso à sua conta a terceiros ou transferir sua conta para outra pessoa (sem nossa permissão).
Tentamos fazer com que o Balcão de Ideias e Práticas Educativas esteja amplamente disponível para todos, mas você NÃO poderá usá-lo se:
Sua conta tenha sido cancelada anteriormente por violações de nossos termos ou políticas.
Queremos que as pessoas usem o Balcão de Ideias e Práticas Educativas para se expressar e conhecer práticas educativas, mas não às custas da segurança e do bem-estar de outras pessoas ou da integridade. Por isso, você concorda em não adotar os comportamentos descritos abaixo (nem facilitar ou apoiar que outras pessoas o façam):
Você não pode usar nossos Produtos para fazer ou compartilhar algo:
Que viole estes Termos.
Que seja ilegal, enganoso, discriminatório ou fraudulento.
Que infrinja ou viole direitos de outra pessoa.
Você não pode inserir vírus ou códigos maliciosos ou fazer algo que possa desativar, sobrecarregar ou afetar o funcionamento adequado ou a exibição de nossos Produtos.
Você não pode acessar ou coletar dados de nossos Produtos usando meios automatizados (sem nossa permissão prévia) ou tentar acessar dados que não tenha permissão para acessar.
Podemos remover conteúdo compartilhado por você que viole estas disposições e, se aplicável, podemos adotar medidas contra sua conta, pelas razões descritas abaixo. Podemos também desativar sua conta se você violar repetidamente direitos de propriedade intelectual de terceiros.
Para ajudar a apoiar nossa comunidade, encorajamos você a denunciar conteúdo ou conduta que considere violar seus direitos (inclusive direitos de propriedade intelectual) ou nossos termos e políticas. Você pode encaminhar sua denúncia para o e-mail ba************@ci***.br informando o conteúdo que está denunciando e o autor do conteúdo. Para facilitar a denúncia você pode anexar um print da tela com o conteúdo denunciado.
3. VEDAÇÕES DE CONTEÚDOS
É vedada a postagem de projetos, inciativas, experiências:
a) Que tenham como foco direto ou indireto a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
b) Relacionados a jogos de azar e especulativos.
c) Com apelo político-partidário.
d) De cunho sexual.
e) Relacionados a concursos de beleza (miss, moda) e outros de natureza similar.
f) De cunho essencialmente religioso ou de natureza sectária (vinculados a seitas).
g) Que firam o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que contenham ofensa aos direitos das minorias ou preconceitos de qualquer espécie.
h) Que evidenciem discriminação de raça, credo, orientação sexual ou preconceito de qualquer natureza.
i) Que atentem contra a ordem pública ou violem os direitos de terceiros, incluindo os de propriedade intelectual.
j) Que apresentem riscos à saúde das pessoas ou ao meio ambiente.
l) Que gerem danos ao patrimônio público.
m) Que tenham vínculo com a exploração infantil, trabalho degradante ou escravo ou caracterizem apologia ao uso de drogas, fumo, incitação da violência, pedofilia e exploração sexual de crianças e adolescentes.
n) Que firam os valores e os princípios da Constituição Federal.
4. AS PERMISSÕES QUE VOCÊ NOS CONCEDE
Precisamos de algumas permissões suas para fornecer nossos serviços:
Você é o proprietário do conteúdo que cria e compartilha no Balcão de Ideias; nada nestes Termos afasta os direitos que você tem sobre seu próprio conteúdo. Você é livre para compartilhá-lo com qualquer pessoa, onde você quiser. Para fornecer nossos serviços, porém, precisamos que você nos conceda algumas permissões legais para usar esse conteúdo.
5. LIMITES NO USO DE NOSSA PROPRIEDADE INTELECTUAL
Se você usar conteúdo protegido por direitos de propriedade intelectual que detemos e disponibilizamos em nossos Produtos (por exemplo, imagens, desenhos, vídeos ou sons fornecidos por nós que você adiciona ao conteúdo que cria ou compartilha no Balcão de Ideias), nós manteremos todos os direitos sobre esse conteúdo (mas não sobre o conteúdo de sua propriedade). Você só pode usar nossos direitos autorais ou marcas registradas (ou quaisquer marcas semelhantes) com nossa permissão prévia por escrito. Você deve obter nossa permissão escrita (ou permissão sob uma licença de código-fonte aberto) para modificar, criar trabalhos derivados, descompilar ou de outra forma tentar extrair o código-fonte de nós.
6. DISPOSIÇÕES ADICIONAIS
Atualização de nossos Termos
Trabalhamos constantemente para aperfeiçoar nossos serviços e desenvolver novos recursos com o objetivo de melhorar nossos Produtos para você e para nossa comunidade. Como resultado, poderemos atualizar estes Termos periodicamente para que eles reflitam de forma precisa nossos serviços e práticas. Uma vez que os Termos atualizados entrem em vigor, você estará vinculado a eles se continuar usando nossos Produtos.
Esperamos que você continue usando nossos Produtos, mas se não concordar com nossos Termos atualizados e não quiser mais fazer parte da plataforma do Balcão de Ideias e Práticas Educativas, você poderá excluir sua conta a qualquer momento.
Suspensão ou encerramento da conta
Queremos que o Balcão de Ideias e Práticas Educativas seja um espaço em que as pessoas se sintam bem-vindas e seguras para se expressar e compartilhar seus pensamentos e ideias.
Se constatarmos que você violou nossos termos ou políticas, poderemos adotar medidas contra sua conta para proteger nossa comunidade e serviços, inclusive suspendendo o acesso ou desativando sua conta. Também podemos suspender ou desativar sua conta se você criar riscos ou exposição legal para nós, ou quando estivermos autorizados ou obrigados por lei a assim proceder. Se for o caso, você será notificado a respeito de sua conta na próxima vez que tentar acessá-la.
Se você excluir ou se nós desativarmos sua conta, estes Termos serão encerrados.
Limites da responsabilidade
Trabalhamos continuamente para fornecer os melhores Produtos possíveis e especificar diretrizes claras para todos que os utilizam. Nossos Produtos, no entanto, são fornecidos “no estado em que se encontram”, e não damos nenhuma garantia de que eles sempre serão seguros, ou estarão livres de erros, ou de que funcionarão sem interrupções, atrasos ou imperfeições. No limite permitido por lei, também nos EXIMIMOS DE TODAS AS GARANTIAS, EXPLÍCITAS OU IMPLÍCITAS, INCLUSIVE AS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIABILIDADE, ADEQUAÇÃO A UMA DETERMINADA FINALIDADE, TÍTULO E NÃO VIOLAÇÃO. Não controlamos nem orientamos o que as pessoas e terceiros fazem ou dizem e não somos responsáveis pela conduta deles (seja online ou offline) ou por qualquer conteúdo que compartilham (inclusive conteúdo ofensivo, inadequado, obsceno, ilegal ou questionável).
Não podemos prever quando problemas poderão decorrer de nossos Produtos. Sendo assim, nossa responsabilidade é limitada à máxima extensão permitida pela lei aplicável e, sob nenhuma circunstância, seremos responsáveis perante você por qualquer perda de lucros, receitas, informações ou dados, ou, ainda, por danos eventuais, especiais, indiretos, exemplares, punitivos ou acidentais decorrentes de ou relativos a estes Termos ou aos Produtos do Balcão de Ideias, ainda que tenhamos sido avisados da possibilidade de tais danos.
Contestações
Tentamos fornecer regras claras de modo a limitar ou até evitar contestações. No entanto, se surgir uma contestação, é útil saber antecipadamente onde ela poderá ser resolvida e quais leis serão aplicáveis.
Se você for um consumidor, as leis do país em que você reside serão aplicáveis a qualquer pleito, causa de ação ou contestação que você tiver contra nós decorrente de ou relacionada a estes Termos ou aos Produtos do Balcão de Ideias e Práticas Educativas (“reivindicação”), e você poderá resolver sua reivindicação em qualquer tribunal competente em tal país que tenha jurisdição para tanto. Em todos os outros casos, você concorda que a reivindicação deverá ser resolvida exclusivamente no foro da Comarca do Rio de Janeiro/RJ, que você se submeterá à jurisdição pessoal de qualquer desses tribunais para o fim de resolver esses pleitos e que as leis brasileiras regerão estes Termos e qualquer pleito, independentemente de disposições sobre conflitos de leis.
Outros
Data da última revisão: 27 de março de 2020
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Despertar a curiosidade e o pensamento cientifico em temas que esteja relacionado com a sustentabilidade, evitando o esgotamento dos recursos naturais e assim promovendo uma consciência ambiental como também uma educação voltada para o campo.
Ensino Fundamental - Anos iniciais
Docente
Rede Municipal de Triunfo
Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania
Ideia
Escola Municipal Fortaleza
Português, Matemática, Geografia, Artes e Ciências
Leitura; Oralidade; Escrita;
Usos do Solo; Hábitos Alimentares; A cidade e o campo: Aproximações e diferenças; Paisagens naturais em transformação; Nutrição dos organismos; Escrita autônoma; Pesquisa; Escuta atenta; Oralidade; Consumo Consciente; Unidades de Medida; Registro e instrumento de Medida; Representação de dados em tabela; Probabilidade e estatistica; Processos de Criação
Tempo de duração: 5 meses
De uma maneira geral, podemos falar que a sustentabilidade é a capacidade de manter-se. Quando utilizamos os recursos naturais de maneira sustentável, por exemplo, eles conseguem manter-se por vários anos, não se esgotando facilmente. Percebemos, portanto, que um desenvolvimento sustentável é aquele que não provoca a escassez ou esgotamento de recursos e permite que estes atendam as necessidades das futuras gerações e também as nossas. Nesse sentido, construir e desenvolver propostas coletivas para um consumo consciente dos recursos naturais é fundamental porque a cada dia mais os problemas ambientais estão afetando a qualidade de vida do homem.
Tratando-se de propostas coletivas com esse intuito é crucial a abordagem com base cientifica, afim de investigar o ambiente em que vivemos identificando os diferentes usos dos solos, reconhecendo a importância do solo e refletindo sobre os impactos ambientais causados pela ação humana (BNCC, 2022).
Ter uma horta na escola oferece aos alunos o contato com a natureza, ao lidar com a terra, com as plantas, as frutas, as verduras e os legumes, e também os ensina o funcionamento do processo de plantio e colheita dos alimentos que consomem. Além disso, observar e analisar os solos mais propícios para o plantio de diferentes culturas locais, reconhecendo a importância do solo para agricultura e para a vida.
As crianças que vivem nos centros urbanos se distanciaram da natureza e dos hábitos naturais, por isso cultivar uma horta na escola pode ajudá-las a se reconectar com a natureza e se interessar por ela.
Com isso, entendem a importância de preservar o meio ambiente e de adotar práticas sustentáveis para a manutenção dos recursos naturais, essenciais para nossa vida no planeta. O cultivo de uma horta na escola promove a consciência sociambiental nas crianças, que requer responsabilidade na atuação do ser humano sobre a natureza, visando diminuir os impactos e melhorar as condições de vida no planeta (SAE, 2022).
Os alimentos produzidos também podem ser utilizados no preparo das refeições na escola, o que gera economia nas compras e garante a qualidade do que está sendo consumido.
- (EF03Cl09APE) Reconhecer a riqueza dos diferentes tipos de solos e suas possiveis utilizações; -(EF03Cl10BPE) Observar e analisar os solos mais propícios para o plantio de diferentes culturas, reconhecendo a importância do solo para agricultura e para a vida; - (EF03CI07PE) Reconhecer a importância do cultivo de hortas nos hábitos alimentares saudaveis e na saúde humana; - (EF03GE05PE) Identificar produtos cultivados e extraídos da natureza; -(EF04Cl02PE) Testar por meio de experimentos as transformações da matéria em diferentes condições; - (EF03CI09BPE, EF05CI03BPE) Reconheçer na escola uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis; -(EF02CI08APE) Compreender e comparar o efeito da radiação solar em diferentes superficies(água, areia, solo e superficies escuras e claras; - (EF02CI05PE) Investigar e reconheçer a importância da água e da luz para manutenção da vida de plantas; - (EF05Cl05APE) Desenvolver propostas coletivas para um consumo consciente; - (EF35LP04PE) Inferir informações implicitas na prática realizada; - (EF35LP17PE) Buscar e selecionar informações de interesse, sobre fenômenos naturais através da pesquisa; - (EF15LP09PE) Identificar a ideia central do texto demonstrando compreensão global; - (EF15LP10PE) Escutar atentamente fala de professores e colegas; - (EF01MA15PE) Realizar estimativas e comparações de medidas de capacidade; - (EF01MA20PE) Classificar eventos envolvendo ao acaso em situações do cotidiano; -(EF03MA12PE)Descrever a localização e movimentação por meio de esboços de trajetos utilizando croquis; -(EF03GE02PE) Identificar e associar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica; - (EF03GE04PE) Explicar através de passeio aos arredores da escola como os processos naturais atuam nas mudanças das paisagens; -(EF03GE05PE) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados, comparando a noção de atividades de trabalho, considerando o processo de transformação industrial; -(EF15AR04PE) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade com respeito a adequação á estrutura dos diversos ambientes.
Aulas (Mês 1) | Ação | Duração | Recursos |
Estudo da importância, classificação e caracteristicas dos solos. |
– Leitura com explicação do tema;
– Visita aos arredores da escola para a coleta de diferentes solos e rochas. – Montagem de coleções e posteriores observações ; – Relato escrito de observações; |
10 aulas |
-Datashow;
– Livros didáticos; -Computador; – Garrafas PETs; -Enxadas; – Pá; – Estante para exposição da coleção. |
Investigando e Experimentando por onde a água passa |
– Explicação e estudo do ciclo da água e unidades de medidas;
Comparar a passagem de água em 5 tipos de solos. Como fazer: 1-Coloque um filtro de papel dentro de cada funil; 2- Encaixe o funil em cada um dos copos de garrafa PET; 3- Coloque uma amostra de solo em cada um dos funis; 4- Identificação das garrafas; 5- Despejar o mesmo tempo a água nos solos e mensurar. 6-Formular hipóteses, elaborar resultados com tabelas de observações e conclusões.
|
5 aulas |
5 garrafas PET (Funis feitos com a parte de cima da Garrafa PET e Copos com a parte de baixo das Garrafas);
-5 amostras de solos diferentes; – Régua;
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Aulas (Mês 2 e 3) |
Ação |
Duração |
Recursos |
Preparação dos solos e canteiros | – Explicação de modos de preparo dos solos na agricultura com videos e leituras.
-Preparo do solo fazendo a mistura com esterco e solo e organização do terreno. -Relato escrito e elaboração do croqui do terreno com medição da área. – Elaboração de tabelas com as atividades realizadas;
|
10 aulas | -Quadro
-L ivro didático -Datashow -computador -Enxada, pá, esterco, balde, regador e trena. |
Plantio de mudas e sementes | -Selecionar as sementes de boa qualidade para plantio de mudas;
-Utilizar pneus para o plantio de mudas e sementes selecionadas. Pinturas e decoração em pneus e garrafas pet, para utilização do plantio. |
5 aulas | Mudas, sementes, pneus, pincel e tintas e garrafas PETs. |
Cuidados e manejos com a horta. | Regar a horta para evitar a morte das plantas, ret irada de plantas invasoras, cobertura com palha e adubação com esterco. | Diário | – Regador, água |
Acompanhamento dos ciclo das plantas | – Estudo dos c iclos e fases das plantas.
– Observação diaria da horta. |
5 aulas | Quadro, Livro didático
-Datashow e computador
|
Aulas (Mês 4 e 5) | Ação | Duração | Recursos |
Estudo da importância, classificação e caracteristicas das diferentes especies plantadas na horta e uso na alimentação saudavél. | – Leitura com explicação do tema;
– Visita na horta; – Relato escrito de observações;
|
5 aulas | -Datashow;
– Livros didáticos; -Computador; – Horta;
|
Colheita | -Explicação de modos de colhe itas na agricultura com videos e leituras;
– Colheita na horta e consumo;
|
5 aulas | Datashow;
– Livros didáticos; -Computador; -Horta. |
Estudo da importância, classificação e caracteristicas das plantas. | – Leitura com explicação do tema;
– Visita aos arredores da escola para observação e coleção de folhas de diferentes plantas; – Relato escrito de observações; |
5 aulas | Datashow;
– Livros didáticos; -Computador; – Lupa; – Microscopio |
Estudo do processo de produção de açucar e rapadura | -Explicação das etapas de produção de rapadura e açucar com processos envolvidos na agricultura com videos e leituras;
– Visita tecnica no engenho de produção de rapadura e no plantio de cana; – Relato escrito de observações |
10 aulas | -Datashow;
– Livros didáticos; -Computador; – Engenho. |
Datashow, microscopio, lupa, computador, quadro, livros, Pá, regador, enxada, balde, sementes, datashow, garrafas PET, etiquetas, régua, guardanapos, copos, amostras de solos diferentes.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
– http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 11-07-22.
– Referencial Curricular Ensino Fundamental- Anos iniciais Triunfo
– https://sae.digital/horta-na escola/#:~:text=A%20horta%20na%20escola%20% C3%A9,das %20frutas%20e%20dos%20legumes. Acesso: 10-07-22.
Deu-se por meio do retorno dos relatórios, perguntas orais, nos quais foi possível verificar a aprendizagem das crianças.
1. Aprender as diferenças e semelhanças entre os solos;
2. Incentivar a educação voltada para as atividades rurais estimulando a alimentação saudável;
3. Despertar a curiosidade e o pensamento Cientifico.
Profissionais da educação, coletivos, movimentos, organizações sociais, fundações, associações, institutos, empresas, universidades e centros de pesquisa podem partilhar boas práticas, conteúdos e divulgar eventos que contribuam para a educação brasileira.
Os conteúdos cadastrados passarão por um processo de moderação e, se estiverem de acordo com as diretrizes da plataforma, serão publicados.
Você poderá enviar e divulgar boas práticas, eventos relacionados a educação e temas transversais (webinars, oficinas, lives, workshops e similares), artigos acadêmicos,cursos, notícias, reportagens e mídias como podcasts e vídeos.
A proposta é divulgar as diversas ações realizadas pela sociedade que podem apoiar outros profissionais da educação.
Você precisará ter o nome do evento, resumo, link para acesso, caso seja virtual, ou endereço, caso seja presencial, por fim a data e hora de realização. Além de identificar se o evento é gratuito ou não.
Listamos abaixos tudo que você precisa saber para cadastrar conteúdos:
– Título do conteúdo;
– Identificar a categoria do conteúdo que será partilhado (se é artigo, por exemplo);
– Selecionar a(s) área(s) que ele/eles pertence/em;
– Escrever as palavras-chave;
– Nome dos autores e o resumo do conteúdo;
– Caso queira, upload de um arquivo em pdf e destaque de alguma informação.
Listamos abaixos tudo que você precisa saber para cadastrar boas práticas:
– Nome da boa prática;
– Objetivo geral;
– Palavras-chave relacionadas;
– Forma de realização (on-line ou presencial);
– Identificar se a prática está atrelada a algum componente curricular ou área de conhecimento;
– Competência da BNCC mobilizada (caso exista);
– Público-alvo;
– Tempo de realização;
– Objetivos específicos;
– Passo a passo do desenvolvimento;
– Materiais necessários;
– Autores;
– Relato da experiência;
– Caso queira, uma evidência (foto/vídeo).
Sim, seu conteúdo irá passar por um processo de moderação, se estiver de acordo com nossas diretrizes será publicado. Entretanto, caso não seja aceito enviaremos um feedback indicando melhorias para que você realize a revisão e adequação do conteúdo.
Campos em branco, tema discordante do conteúdo, materiais impróprios ou que incitem: violência, assédio, notícia falsa, propaganda e anúncio. Além de materiais enviados em duplicidade.
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