Despertar a curiosidade e o pensamento cientifico em temas que esteja relacionado com a sustentabilidade, evitando o esgotamento dos recursos naturais e assim promovendo uma consciência ambiental como também uma educação voltada para o campo.
Ensino Fundamental - Anos iniciais
Docente
Rede Municipal de Triunfo
Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania
Ideia
Escola Municipal Fortaleza
Português, Matemática, Geografia, Artes e Ciências
Leitura; Oralidade; Escrita;
Usos do Solo; Hábitos Alimentares; A cidade e o campo: Aproximações e diferenças; Paisagens naturais em transformação; Nutrição dos organismos; Escrita autônoma; Pesquisa; Escuta atenta; Oralidade; Consumo Consciente; Unidades de Medida; Registro e instrumento de Medida; Representação de dados em tabela; Probabilidade e estatistica; Processos de Criação
Tempo de duração: 5 meses
De uma maneira geral, podemos falar que a sustentabilidade é a capacidade de manter-se. Quando utilizamos os recursos naturais de maneira sustentável, por exemplo, eles conseguem manter-se por vários anos, não se esgotando facilmente. Percebemos, portanto, que um desenvolvimento sustentável é aquele que não provoca a escassez ou esgotamento de recursos e permite que estes atendam as necessidades das futuras gerações e também as nossas. Nesse sentido, construir e desenvolver propostas coletivas para um consumo consciente dos recursos naturais é fundamental porque a cada dia mais os problemas ambientais estão afetando a qualidade de vida do homem.
Tratando-se de propostas coletivas com esse intuito é crucial a abordagem com base cientifica, afim de investigar o ambiente em que vivemos identificando os diferentes usos dos solos, reconhecendo a importância do solo e refletindo sobre os impactos ambientais causados pela ação humana (BNCC, 2022).
Ter uma horta na escola oferece aos alunos o contato com a natureza, ao lidar com a terra, com as plantas, as frutas, as verduras e os legumes, e também os ensina o funcionamento do processo de plantio e colheita dos alimentos que consomem. Além disso, observar e analisar os solos mais propícios para o plantio de diferentes culturas locais, reconhecendo a importância do solo para agricultura e para a vida.
As crianças que vivem nos centros urbanos se distanciaram da natureza e dos hábitos naturais, por isso cultivar uma horta na escola pode ajudá-las a se reconectar com a natureza e se interessar por ela.
Com isso, entendem a importância de preservar o meio ambiente e de adotar práticas sustentáveis para a manutenção dos recursos naturais, essenciais para nossa vida no planeta. O cultivo de uma horta na escola promove a consciência sociambiental nas crianças, que requer responsabilidade na atuação do ser humano sobre a natureza, visando diminuir os impactos e melhorar as condições de vida no planeta (SAE, 2022).
Os alimentos produzidos também podem ser utilizados no preparo das refeições na escola, o que gera economia nas compras e garante a qualidade do que está sendo consumido.
- (EF03Cl09APE) Reconhecer a riqueza dos diferentes tipos de solos e suas possiveis utilizações; -(EF03Cl10BPE) Observar e analisar os solos mais propícios para o plantio de diferentes culturas, reconhecendo a importância do solo para agricultura e para a vida; - (EF03CI07PE) Reconhecer a importância do cultivo de hortas nos hábitos alimentares saudaveis e na saúde humana; - (EF03GE05PE) Identificar produtos cultivados e extraídos da natureza; -(EF04Cl02PE) Testar por meio de experimentos as transformações da matéria em diferentes condições; - (EF03CI09BPE, EF05CI03BPE) Reconheçer na escola uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis; -(EF02CI08APE) Compreender e comparar o efeito da radiação solar em diferentes superficies(água, areia, solo e superficies escuras e claras; - (EF02CI05PE) Investigar e reconheçer a importância da água e da luz para manutenção da vida de plantas; - (EF05Cl05APE) Desenvolver propostas coletivas para um consumo consciente; - (EF35LP04PE) Inferir informações implicitas na prática realizada; - (EF35LP17PE) Buscar e selecionar informações de interesse, sobre fenômenos naturais através da pesquisa; - (EF15LP09PE) Identificar a ideia central do texto demonstrando compreensão global; - (EF15LP10PE) Escutar atentamente fala de professores e colegas; - (EF01MA15PE) Realizar estimativas e comparações de medidas de capacidade; - (EF01MA20PE) Classificar eventos envolvendo ao acaso em situações do cotidiano; -(EF03MA12PE)Descrever a localização e movimentação por meio de esboços de trajetos utilizando croquis; -(EF03GE02PE) Identificar e associar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica; - (EF03GE04PE) Explicar através de passeio aos arredores da escola como os processos naturais atuam nas mudanças das paisagens; -(EF03GE05PE) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados, comparando a noção de atividades de trabalho, considerando o processo de transformação industrial; -(EF15AR04PE) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade com respeito a adequação á estrutura dos diversos ambientes.
Aulas (Mês 1) | Ação | Duração | Recursos |
Estudo da importância, classificação e caracteristicas dos solos. |
– Leitura com explicação do tema;
– Visita aos arredores da escola para a coleta de diferentes solos e rochas. – Montagem de coleções e posteriores observações ; – Relato escrito de observações; |
10 aulas |
-Datashow;
– Livros didáticos; -Computador; – Garrafas PETs; -Enxadas; – Pá; – Estante para exposição da coleção. |
Investigando e Experimentando por onde a água passa |
– Explicação e estudo do ciclo da água e unidades de medidas;
Comparar a passagem de água em 5 tipos de solos. Como fazer: 1-Coloque um filtro de papel dentro de cada funil; 2- Encaixe o funil em cada um dos copos de garrafa PET; 3- Coloque uma amostra de solo em cada um dos funis; 4- Identificação das garrafas; 5- Despejar o mesmo tempo a água nos solos e mensurar. 6-Formular hipóteses, elaborar resultados com tabelas de observações e conclusões.
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5 aulas |
5 garrafas PET (Funis feitos com a parte de cima da Garrafa PET e Copos com a parte de baixo das Garrafas);
-5 amostras de solos diferentes; – Régua;
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Aulas (Mês 2 e 3) |
Ação |
Duração |
Recursos |
Preparação dos solos e canteiros | – Explicação de modos de preparo dos solos na agricultura com videos e leituras.
-Preparo do solo fazendo a mistura com esterco e solo e organização do terreno. -Relato escrito e elaboração do croqui do terreno com medição da área. – Elaboração de tabelas com as atividades realizadas;
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10 aulas | -Quadro
-L ivro didático -Datashow -computador -Enxada, pá, esterco, balde, regador e trena. |
Plantio de mudas e sementes | -Selecionar as sementes de boa qualidade para plantio de mudas;
-Utilizar pneus para o plantio de mudas e sementes selecionadas. Pinturas e decoração em pneus e garrafas pet, para utilização do plantio. |
5 aulas | Mudas, sementes, pneus, pincel e tintas e garrafas PETs. |
Cuidados e manejos com a horta. | Regar a horta para evitar a morte das plantas, ret irada de plantas invasoras, cobertura com palha e adubação com esterco. | Diário | – Regador, água |
Acompanhamento dos ciclo das plantas | – Estudo dos c iclos e fases das plantas.
– Observação diaria da horta. |
5 aulas | Quadro, Livro didático
-Datashow e computador
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Aulas (Mês 4 e 5) | Ação | Duração | Recursos |
Estudo da importância, classificação e caracteristicas das diferentes especies plantadas na horta e uso na alimentação saudavél. | – Leitura com explicação do tema;
– Visita na horta; – Relato escrito de observações;
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5 aulas | -Datashow;
– Livros didáticos; -Computador; – Horta;
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Colheita | -Explicação de modos de colhe itas na agricultura com videos e leituras;
– Colheita na horta e consumo;
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5 aulas | Datashow;
– Livros didáticos; -Computador; -Horta. |
Estudo da importância, classificação e caracteristicas das plantas. | – Leitura com explicação do tema;
– Visita aos arredores da escola para observação e coleção de folhas de diferentes plantas; – Relato escrito de observações; |
5 aulas | Datashow;
– Livros didáticos; -Computador; – Lupa; – Microscopio |
Estudo do processo de produção de açucar e rapadura | -Explicação das etapas de produção de rapadura e açucar com processos envolvidos na agricultura com videos e leituras;
– Visita tecnica no engenho de produção de rapadura e no plantio de cana; – Relato escrito de observações |
10 aulas | -Datashow;
– Livros didáticos; -Computador; – Engenho. |
Datashow, microscopio, lupa, computador, quadro, livros, Pá, regador, enxada, balde, sementes, datashow, garrafas PET, etiquetas, régua, guardanapos, copos, amostras de solos diferentes.
Deu-se por meio do retorno dos relatórios, perguntas orais, nos quais foi possível verificar a aprendizagem das crianças.
1. Aprender as diferenças e semelhanças entre os solos;
2. Incentivar a educação voltada para as atividades rurais estimulando a alimentação saudável;
3. Despertar a curiosidade e o pensamento Cientifico.
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