, , ,

Memórias de Mucugê

Produzir um mural de fotos com legendas sobre Mucugê (o passado e o presente: analogia) para apresentar no aniversário da cidade (17/05/2022), expor no pátio da escola, compartilhar com pais e estudantes da escola

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Secretária Municipal de Mucugê-Ba

Componente Curricular

História, Português, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Ensino Religioso

Prática de Linguagem

Leitura/escuta - Escrita - Oralidade

Objeto do Conhecimento

A história da cidade; A antiguidade e atualidade: Contextos; Comportamentos leitores; Comportamentos escritores; Características textuais das legendas; Reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita/ortografia.

Tempo de duração: 4 semanas (06 aulas de 2h)

Introdução

O aniversário da cidade de Mucugê-Bahia é uma data festiva e de suma importância para todos os Mucugeense, e os alunos precisam conhecer mais a história da sua cidade e/ou comunidade, destacando principalmente os lugares que mais gostam. Nesta perspectiva, este presente projeto tem como propósito social: produzir um mural de fotos com legendas sobre Mucugê (o passado e o presente: analogia) para apresentar no aniversário da cidade (17/05/2022), expor no pátio da escola, compartilhar com pais e estudantes da escola. Promover o conhecimento da história e da cultura de Mucugê entre os alunos, fortalecendo o sentimento de pertencimento à comunidade. A intencionalidade dessa prática é despertar nos estudantes e na comunidade o interesse de conhecer mais sobre a cultura da cidade e a valorização do patrimônio histórico da cidade.

Objetivos de aprendizagem

  • -Mostrar aos leitores uma Mucugê que poucos conhecem: especificidades turísticas, gastronômicas, arquitetônicas, biodiversidade, etc. Da cidade e zona rural.

  • -Fazer uma analogia entre os atrativos antigos e atuais; o que diferem? O que assemelham?

  • -Compreender as funções do gênero “Legenda” e o modo que ela se organiza.

  • -Aprender a dispor e ordenar o texto obedecendo às convenções gráficas do sistema de escrita, como segmentação de palavras e pontuação.

  • -Escrever legendas para as fotografias tiradas pelos próprios alunos, considerando as características textuais e discursivas do gênero.

Estratégia / Desenvolvimento

  • 1º MOMENTO- (Sábado letivo do dia 29/04/2022) Objetivo:
    • Apresentar o projeto e seu propósito social, compreendendo as funções do gênero em estudo.
    Orientações didáticas -Explicar o propósito do projeto: Andanças por Mucugê -Informar a turma que a culminância do projeto será uma foto legenda -Dizer que eles mesmos irão tirar as fotos (eles deverão aparecer na foto). Sendo que a foto deve ter uma representatividade para ele. Tendo em mente os seguintes questionamentos quando for escolher o local da foto: -Por que este local? -Qual momento marcante vivi e/ou vivo aqui? – O que vou escrever na legenda desta foto? -Por que devo apresentar aos leitores este ambiente?
    OBS. Relembrar sempre a função social do texto legenda.

     

    Materiais

    – Slide
    -Tv
    -Textos impressos sobre o
    projeto, com orientações

  • 2º MOMENTO
    Objetivo:
    • Obter registos significativos
    Orientações didáticas -Os professores deverão sair com os alunos da sede para tirar uma foto significativa (pode fazer em dupla, trio ou individual). -Os alunos da Zona rural receberão as mesmas orientações, sendo que a foto será do seu lugar e não especificamente da sede (dia para trazer a foto deve combinar com o professor);

     

    Materiais

    – Celular

  • 3º MOMENTO
    Objetivo: • Relacionar legenda à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente.
    • Estabelecer relação entre ilustração, título e corpo do texto
    • Inferir informações a partir do título do texto; • Produzir a legenda
    Orientações didáticas -Cada aluno, dupla, ou trio farão as escritas a partir da foto tirada por eles mesmos, detalhado o que se vê na foto e deixando evidente o porquê desta escolha. -orientar os alunos a escrever a legenda em uma folha a parte, somente depois da revisão que irão escrever definitivamente na foto

    Materiais

    – Papel ofício
    – Caneta
    -Lápis
    -Borracha
    -Apontador

  • 4º MOMENTO
    Objetivo: Revisar coletivamente a legenda apoiado na leitura em voz alta pelo professor.
    Orientações didáticas

    Materiais

    – Papel ofício
    – Caneta
    -Lápis
    -Borracha
    -Apontador

    1. Propor uma revisão coletiva da primeira produção de legendas. Lendo a produção feita por eles, pedindo à turma que proponha mudanças, justifique cada uma delas e avalie o resultado final.

    2. Observar se o texto condiz com a foto. Como as informações estão organizadas, os recursos de pontuação que foram utilizados, etc.
    3- Revisar os textos/correção

  • 5º MOMENTO
    Objetivo- Organizar o painel de foto legendas.
    Orientações didáticas

    Materiais

    1-Organizar as foto legendas
    2- Colocar a moldura de Eva nas foto legendas 3-Montar o painel – Caneta
    -Piloto permanente
    -Cola
    -Isopor
    -Eva

  • 6º MOMENTO
    Objetivo- Expor o painel
    Orientações didáticas
    1-Organizar o espaço
    2- Expor e deixar tudo preparado para a apresentação do projeto (apresentação feita pelos alunos)

     

Recursos necessários

-Caneta
-Piloto permanente
-Cola
-Isopor
-Eva
Papel ofício
– Caneta
-Lápis
-Borracha
-Apontador
– Slide
-Tv
-Textos impressos sobre o projeto, com orientações

Autores

Juliana de Sousa Ferreira Novais
Professora
Gilson Brito Delfino
Professor
Cleuma Rodrigues Vilarinho
Professora
Márcia Salles de Oliveira Sousa
Professora
Suédina Rodrigues Vilarinho
Professora
Ver referências bibliográficas

Avaliação

A avaliação será processual e contínua. Todas as atividades desenvolvidas serão consideradas como indicadores de avaliação. Desta forma, as análises serão feitas a partir da performance individual e/ou coletiva dos alunos; Todo seu desempenho será considerado.

Resultados Esperados

1. Entusiasmo e protagonismo

2. Escrita organizada baseada no gênero proposto

3. Identidade/terrritorialidade/pertencimento.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *