, ,

Literatura e Ancestralidades

Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal José Paulo de Lima

Componente Curricular

Linguagens

Tempo de duração: 06 aulas

Introdução

Exploraremos a riqueza da nossa ancestralidade como uma fonte vital de nossa identidade cultural. A ancestralidade engloba não apenas a história e os costumes, mas também a língua e os hábitos que moldaram nossa base cultural e que nós, por nossa vez, enriqueceremos para legar às futuras gerações. Este plano de aula visa não apenas celebrar nossas origens, mas também promover habilidades de leitura crítica, escrita criativa e expressão artística através da criação de fotopoemas que capturam e homenageiam nossa história familiar.

Objetivos de aprendizagem

  • A prática pedagógica visa promover o conhecimento das raízes culturais dos alunos através da criação de fotopoemas, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e criativo, comunicação e expressão artística. Além disso, busca valorizar a diversidade cultural, incentivar a empatia e a cooperação entre os estudantes, e promover responsabilidade e autonomia no processo criativo.

Estratégia / Desenvolvimento

Etapas da Prática Pedagógica
Aula 1:
1. Explicação do Propósito da Aula e Levantamento de Conhecimentos Prévios (50 minutos)

Introduzir o tema da ancestralidade e sua importância na formação da identidade cultural.
Iniciar uma discussão para explorar o que os alunos já sabem sobre seus antepassados e como isso influencia suas vidas hoje.

  • Aula 2:
    2. Leitura e Discussão de Fotopoemas (50 minutos)

    Apresentar exemplos de fotopoemas que exploram temas de ancestralidade.
    Iniciar uma leitura compartilhada dos fotopoemas, permitindo que os alunos se apropriem do texto e discutam suas interpretações.

  • Aula 3:
    3. Criação de Poemas (50 minutos)

    Com base em imagens de seus próprios ancestrais, os alunos criam poemas que refletem sobre suas origens familiares.
    Incentivar a expressão criativa e a conexão pessoal com a história familiar.

  • Aula 4:
    4. Revisão e Correção dos Poemas (50 minutos)

    Os alunos revisam seus poemas, fazem correções e refinamentos conforme necessário.
    A professora fornece feedback individualizado para melhorar a clareza e a expressão dos poemas.

  • Aula 5:
    5. Seleção e Preparação dos Fotopoemas para o Livro (50 minutos)

    Os melhores poemas são selecionados para compor um livro de fotopoemas.
    Os alunos trabalham em conjunto para organizar e preparar os poemas selecionados para publicação.

  • Aula 6:
    6. Finalização do Livro de Fotopoemas e Apresentação (50 minutos)

    Conclusão do livro de fotopoemas, incluindo a criação de capa e ilustrações adicionais.
    Os alunos apresentam o livro à comunidade escolar em um evento especial que celebra a ancestralidade e a criatividade dos estudantes.

Recursos necessários

Caderno, caneta, celular, textos, fotos

Autores

Maria Aprecida dos S. Aguiar
Professor
Maria da Graça Pessoas Novais
Professora
Romilson Aguiar Silva
Professor
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Avaliação do processo: Finalizei com um mural para que os alunos tivessem a oportunidade de socializar seus poemas com os colegas e os melhores seriam selecionados para o concurso para apresentar na feira Literária

Resultados Esperados

1. Confecções de poemas

2. Passeio para a Flige Feira Literária

3. Confecção de um livro de poemas

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *