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Linguagem, Cultura e Vivências do Povo Negro

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Repertório cultural

Nome da escola(s)

Cruz Rios

Objeto do Conhecimento

Contribuir para o desenvolvimento da identidade individual e coletiva através da história da população negra.

Tempo de duração: 1 bimestre

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer a história da população negra e a ancestralidade;

  • Identificar pessoas negras que com atuação de destaque na sociedade;

  • Compreender a importância social e histórica da população negra;

  • Desenvolver o autoconhecimento;

  • Diferenciar culturas;

Estratégia / Desenvolvimento

As etapas prévias e de execução para realização desta prática educativa que aconteceu em 1 bimestre:
– Pesquisa e estudos sobre a história da população negra e suas contribuições para a sociedade;
– Pesquisa sobre ancestralidade e as contribuições desta população para a história do país;
– Realizar roda de conversa sobre dados da população negra no Brasil;
– Pesquisar personalidades mundiais que são negras e seus feitos para a sociedade;
– Conversar sobre os desafios sociais e preconceitos;
– Ver vídeos e documentários sobre movimentos negros de resistência;
– Pesquisa nas famílias sobre histórias de superação e resistência;
– Elaboração coletiva de vídeos e revistas promovendo a divulgação e valorização da cultura negra. Com curiosidades históricas e pessoas que fazem a diferença na promoção de direitos humanos e sociais.

Recursos necessários

Dados da escola, vídeos, textos, documentários, materiais diversos

Autores

Joilson de Jesus Gomes da Silva
Coordenador Pedagógico
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Identidade

Valorização da história

População negra

Cultura

Relatos da experiência

Muito gratificante promover o autoconhecimento, ampliando a visão de mundo dos estudantes que puderam valorizar suas raízes e refletir sobre a sociedade.

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