, ,

Letramento em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), no ensino fundamental anos finais

Assimilar de forma dinâmica, porém lúdica, os conhecimentos históricos, legais, científicos, filosóficos, linguísticos, sociais, culturais e pedagógicos referentes à Pessoa Surda em consonância com os Saberes e Práticas da Inclusão, desenvolvendo as competências necessárias para o atendimento às necessidades especiais dos Surdos no âmbito pedagógico e social.

 

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Empatia e cooperação, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal Governador Eduardo Campos

Componente Curricular

Língua Brasileira de Sinais

Prática de Linguagem

Diálogos temáticos contextualizados

Tempo de duração: Ano letivo

Introdução

A educação de pessoas surdas é um tema bastante preocupante. Pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior indicam que um número significativo de sujeitos surdos que passaram por vários anos de escolarização apresenta competência para aspectos acadêmicos muito aquém do desempenho de alunos ouvintes, apesar de suas capacidades cognitivas iniciais serem semelhantes. Uma evidente inadequação do sistema de ensino é denunciada por estes dados, revelando a urgência de medidas que favoreçam o desenvolvimento pleno destas pessoas.

Desse modo, diversas têm sido as formas de realização da inclusão. Todavia, é inegável que a maioria dos alunos surdos sofreu uma escolarização pouco responsável. Reconhecida de fato e de direito como o meio de comunicação próprio das pessoas surdas, outro não havendo capaz de propiciar-lhes a apreensão do conhecimento, resulta impositiva sua adoção no processo educacional do surdo. Devendo fazer-se presente na sala de aula.

No momento em que a criança adquire sua língua natural ela se torna capaz de realizar o aprendizado de uma segunda língua, tornando-se um ser bilíngue. No caso dos surdos, porém, isso nem sempre condiz com a realidade.

Objetivos de aprendizagem

  • Aprender a Língua Brasileira de Sinais contextualizada com o meio social.

  • Discutir a diversidade na aprendizagem da Pessoa Surda e suas particularidades considerando aspectos sociais, emocionais e relacionais que interferem na sua aprendizagem.

  • Apropriar-se dos conhecimentos históricos, biológicos e legais da surdez de forma contextualizada, dentro de uma perspectiva cronológica, a transformação na área educacional, as lutas e avanços sociais que marcaram esse processo e as conquistas legais derivadas dessa evolução.

Estratégia / Desenvolvimento

O projeto vem sendo desenvolvido na sala de recursos multifuncional com duas alunas Surdas que cursam o oitavo ano.

Serão vinte aulas compreendidos em Letramento I e Letramento II (Cada módulo do Letramento contém um livro com dez lições e dez videoaulas).

Em cada aula será apresentada uma videoaula , com as explicaçõs e memorização dos sinais e seus significados e a construção de frases e diálogos na estrutura gramatical da Libras e do Português na modalidade escrita. Será também utilizado as atividades do livro correspondente à aula e a utilização do material de apoio para a confeccção de material concreto para a assimilação dos conceitos.

Recursos necessários

Videoaulas Noteboock;

Livro do aluno impresso slides;

Câmera para produzir vídeos;

Autores

Josinalva da Silva Maciel
Professor Intérprete de Libras
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Assiduidade, pontualidade e participação.

Entendimento coerente dos vídeos e atividades abordados nas aulas. Resolução satisfatória de atividades escritas e/ou sinalizadas em Libras.

 

Resultados Esperados

Prática realizada pelo aluno.

Desempenho significativo na comunicação através da Libras.

Galeria de fotos

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *