Leitura Pelo Aluno

Incentivar a leitura contribuindo com a autonomia dos alunos.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

E.M.E.F Joaquim Osório de Azevedo

Tempo de duração: 2 vezes por semana, por 20 minutos.

Objetivos específicos

  • Ter fluência e postura leitora através da compreensão de texto;

  • Fazer uso da pontuação correta;

  • Saber utilizar calendário como leitura diária;

  • Expor e ouvir opinião da sua e debater com respeito.

Estratégia / Desenvolvimento

  • 1º momento – O aluno escolhe o livro de gosto pessoal;

  • 2º momento – O aluno treina a leitura em casa;

  • 3º momento – A professora elabora três perguntas: antes, durante e depois (final da história); Apresenta a capa, autor, ilustrador. (1ª pergunta) Parada durante a leitura da história; (2ºpergunta). Ao final (3ª pergunta) para validar a pergunta inicial ou questionar algo sobre o livro. Depois os alunos fazem perguntas sobre, o motivo da escolha do livro, o que mais chamou atenção na história, faz relação com o dia a dia, entre outras.

Recursos necessários

Livro pessoal, caso não tenha, empréstimo da professora ou da biblioteca da escola.

Autores

Marcela Consolação Silva
Professora

Aprendizado

Leitura fluente;

Uso da pontuação;

Compreensão do texto.

Relato da experiência

O projeto foi elaborado para incentivar os alunos a leitura e a fluência da leitura, mas foi mais além. Os próprios alunos marcavam as suas datas, poucos alunos eram lembrados do dia da leitura. Conseguimos extrair de cada historia relação com o cotidiano do dia a dia, o respeito pela escolha da leitura e a hora da leitura, ficando em silêncio e elaborando perguntas para o final da leitura. Para o próximo ano trabalharei novamente com o projeto . Toda família foi envolvida no projeto. No grupo de watsapp da sala, os pais eram informados as datas da leitura, caso o aluno esquecia de apresentar, os pais eram avisados e agendávamos para outro dia. Caso o aluno não tenha livro, a professora pode trazer de acervo pessoal ou da biblioteca.

Galeria de fotos

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *