, ,

Leitura e artes

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Rio do Fogo

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Manoel Cavalcante do Nascimento

Componente Curricular

Artes

Prática de Linguagem

Oralidade, rodas de conversa e produção textual

Objeto do Conhecimento

Música – Conhecendo o próximo

Tempo de duração: 3 aulas de 50 minutos

Introdução

A aula será desenvolvida com objetivo de desenvolver o pensamento crítico e participativo dos alunos com relação à diferença que existem na vida de cada pessoa, neste caso dando ênfase a vida dos artistas, desmistificando a impressão que muitos têm sobre perfeição de suas vidas.

Objetivos de aprendizagem

  • Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente, práticas e produções artísticas no contexto da música.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Ações: Inicio da aula com apresentação de imagem de uma bailarina

    Materiais: Foto de Bailarina.

     

  • Ações: Debate induzido com questões orais, tais com:
    Você conhece pessoalmente algum artista (músico, pintor, dançarino, atriz etc.)?
    Como você acha que vivem os artistas: Têm problemas como nós ou moram em um mundo perfeito?

    Materiais: Questionamento oral

     

  • Ações: Entrega do texto : Ciranda da bailarina de Edu Lobo e Chico Buarque.
    Ouvir a música

    Materiais: Xerox do texto e Aparelho de som

     

  • Ações: Dinâmica do espelho

    Materiais: Um espelho escondido dentro de uma caixa, de modo que ao abri-la o integrante veja seu próprio reflexo.

     

  • Ações: Reflexão sobre a dinâmica

    Materiais: Questionamento oral

     

  • Ações: Estudo do texto Organizar um círculo para em grupo discutir sobre o que relata o texto em sua essência.
    Fazer uso do dicionário para compreender o significado das palavras desconhecidas.
    Propor ao final da aula que cada grupo escolha um artista de sua preferência e faça uma pesquisa sobre sua vida, desde o inicio de sua carreira apontando seus anseios, dificuldades e facilidades.
    Confeccionar um cartaz com fotos, ilustrações e a história do artista, para expor em sala de aula ou até mesmo fazer uma Mural no pátio da escola.

    Materiais: Atividades escritas, Dicionário, Computador e Cartolina

     

Recursos necessários

Foto de Bailarina – Copiadora – Aparelho de som – Espelho – Caixa de presente – Dicionário – computador – cartolina – imagem de artistas

Autores

Hérika Juliana
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Serão avaliados observando o desenvolvimento de cada um com relação ao respeito às diversas opiniões manifestadas no decorrer da aula. Como também valorizar a história de cada ser humano, seja ele do grupo artístico ou não.

Resultados Esperados

Opinar em discussões e debates na sala de aula, argumentando as suas posições.

Compreender e refletir a respeito do fato da vida de algumas pessoas vista de longe nos parece bem fácil.

Perceber que todas as pessoas guardam diferenças entre si.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *