Irresponsabilidades e Consequências

Sensibilizar a comunidade escolar à necessidade da preservação do meio ambiente.

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Público-alvo

Comunidade Educativa

Educação de Jovens e Adultos

Ensino Fundamental - Anos finais

Professores

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São José do Sabugi

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Empatia e cooperação, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EMEF Manoel Rodrigues Pinto

Componente Curricular

Ciências da Natureza

Objeto do Conhecimento

Fenômenos naturais e impactos ambientais; Uso consciente de energia elétrica; Clima; Preservação da biodiversidade.

Tempo de duração: 1 bimestre

Introdução

O relacionamento da humanidade com a natureza está chegando cada vez mais ao abismo, no qual a destruição do ambiente natural interfere das formas mais devastadoras nos ecossistemas. É por este motivo que a Educação Ambiental busca construir o processo de sensibilização para a conscientização sobre a problemática ambiental, para que, de forma educativa, atinja todos os cidadãos.
Rodrigues e Mariano (2016) afirmam que a Educação Ambiental ainda é tida hoje como um tema transversal e, na maioria das vezes, não é trabalhada nas escolas devido à retenção dos professores aos conteúdos didáticos estabelecidos na instituição. Porém, sabe-se que o principal local pra promover a consciência ambiental é a escola, pois é nela que os alunos estão buscando o conhecimento e fazendo suas descobertas. (NOGUEIRA et al., 2011).
Atualmente, as aulas teóricas estão ultrapassadas, fazendo com que os alunos utilizem o método conhecido como “decoreba” apenas para “se livrar” da disciplina, desta forma, a sala de aula se torna um “verdadeiro martírio”, resultando num processo educativo sacrificante para os alunos (ALMEIDA, 2013).
É por este motivo que as aulas práticas estão sendo cada vez mais utilizadas. A realização das aulas ao ar livre são momentos enriquecedores, no qual os alunos se tornam aptos a discutir sobre os problemas ambientais e sociais e intervir de forma direta na sua realidade.
Araújo et al. (2015) enfatizam que é quase impossível obter a sensibilização pelo meio ambiente realizando apenas trabalhos em sala de aula e que o contato dos alunos com o ambiente poderá ser mais eficiente. Desta maneira, uma aula de campo com tema aleatório, como ecologia, que os alunos aprenderão os fenômenos bióticos e abióticos e as relações do ecossistema, traz resultados mais positivos que o de uma aula em sala falado diretamente sobre educação ambiental.
Os métodos de ensino devem ser trabalhados de acordo com o perfil dos alunos e com os assuntos estudados. Desta maneira, será que o tema “Educação Ambiental” vai ser bem recebido e interpretado pelos alunos, apenas com aulas teóricas? A aula ao ar livre é um método prático, no qual os alunos se deparam com a realidade ambiental, ou seja, com os problemas que estão  contidos no ambiente.

Objetivos específicos

  • Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso;

  • Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST);

  • Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção;

  • Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

Objetivos de aprendizagem

  • Sensibilizar a comunidade escolar para agir de modo sustentável;

  • Trabalhar o uso consciente de energia e a sua importância, assim como as consequências de seu desperdício;

  • Abranger as diferentes formas de economia de energia e reutilização de materiais;

  • Compreender os 7 erros;

  • Entender o que é caça predatória e sua responsabilidade com o ambiente;

  • Perceber ações do homem como ponto principal das mudanças climáticas;

  • Planejar ações para agir de forma sustentável dentro e fora da escola.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Fase 1: Etapa de conhecimento

    Ações: Dinâmica de caça ao tesouro com os professores (inicio dos trabalhos com a equipe que estará a frente do projeto)

    Materiais: Placas com dicas e ações para eles escolherem como realizar, bride (caixa de bombons)

     

  • Ações: Apresentação de imagens, vídeos e filmes sobre meio ambiente (consequências das nossas ações, mudanças
    climáticas, etc)

    Materiais: Data show, retroprojetor

     

  • Fase 2: Etapa de preparação

    Ações: Preparar os alunos em grupos para que estes possam planejar a execução das atividades.

    Materiais: Livros, computador, celular, tablet, internet, etc.

     

  • Fase 3: Execução das primeiras atividades
    (Rádio escola e visitas)

    Ações: Rádio escola (uma vez na semana, realizada por grupos diferentes)

    Materiais: Mesa de som, computador, microfones, caixas de som e demais materiais de
    sonorização.

     

  • Ações: Visita à uma cerâmica ecológica, ao lixão da cidade, ao parque eólico e expedição à uma das serras do município

    Materiais: Ônibus e lanches

  • Fase 4: Execução da gincana entre alunos e turmas com diversas provas

    Ações: Agitação e momento de descontração

    Materiais: Cartazes e material para enfeite pessoal

    Ações: Prova da coleta de materiais com metais pesados

    Materiais: Balança

    Ações: Prova interdisciplinar de resistência física

    Materiais: Bambolê, bolas e cones

     

  • Ações: Prova de perguntas e respostas

    Materiais: Papéis com numeração das perguntas

    Ações: Prova do material mais inovador, construído de material reutilizado

    Materiais: Materiais reutilizados e materiais para confecção, como cola, tesoura, fita adesiva, tintas, etc.

     

Recursos necessários

Materiais a serem utilizados na aplicação das atividades e parceria com professores, pais, alunos, secretaria e demais envolvidos.

Autores

Jamille Maria
Ver referências bibliográficas

Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua durante todo o processo e de acordo com a assiduidade e participação dos alunos no decorrer das atividades.

Resultados Esperados

1. A separação dos resíduos e rejeitos

2. O policiamento individual e coletivo de economia de água e energia

3. A redução de materiais utilizados sem necessidade

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