Globalização cultural

Nessas aulas, os estudantes explorarão a temática da globalização e a relação dela na influência cultural que exerce no mundo todo.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 7 a 10 aulas

Objetivos específicos

  • Discutir a desigualdade no acesso aos meios de comunicação

  • Discutir como a globalização influencia a cultura e o consumo

Estratégia / Desenvolvimento

  • Apresentar para os estudantes a imagem abaixo:

  • Peça a eles que leiam a imagem e diga ao que ela os remete. Aceitar as diferentes hipóteses, de preferência anotando o que os estudantes forem dizendo. Após algumas hipóteses, discuta com os alunos porque essa imagem remeteria à globalização. Após as várias exposições dos estudantes, diga que nas próximas 4 aulas esse será o assunto: a globalização, especial no que diz respeito ao modo como ela afeta o consumo global, por isso a imagem que nos remete às grandes marcas globais. Pedir aos estudantes que levantem hipóteses sobre o que é globalização. Inicialmente peça que eles fiquem em grupos para responderem. Eles podem utilizar parágrafos para explicar o que é globalização e também fazer um desenho ou compor uma charge.

  • Na aula seguinte, leve o texto disponível:

    A Globalização como produção da desigualdade e da pobreza em escala global.

    Aproveite para fazer uma leitura compartilhada com os estudantes e explorar a compreensão do texto. Após a leitura minuciosa do texto, promova um debate. Divida a sala em dois grupos. Um grupo irá defender a globalização e o outro grupo vai rechaçar a globalização. Ambos os grupos devem coletar argumentos a favor de sua tese: a favor ou contra a globalização. Para tanto, organize os estudantes para realizar pesquisas em fontes confiáveis, inclusive em em revistas ou jornais disponíveis na biblioteca da cidade ou da escola. É importante que esses argumentos sejam coletados de modo que sirvam para que os estudantes os utilizem no dia do debate. Professor, importante que você monitore essa coleta de modo que os estudantes sintam confiança de que estão no caminho certo. A partir do seu conhecimento sobre os diferentes níveis de aprendizagem de cada um deles, ofereça desafios à altura das possibilidades para que todos possam participar ativamente e não apenas os que já são mais expressivos.

    Antes do debate estabeleça com os estudantes alguns elementos que você vai avaliar no momento do debate: vocabulário adequado, uso de argumentação que tenha coesão com o que o grupo oponente está trazendo, diversificação de falas, capacidade de escuta. Diga que avaliação não será apenas a sua, mas também uma própria avaliação do estudante em relação ao seu desempenho. Explique que essa temática e a capacidade de argumentar e ter conhecimento sobre essa temática é bastante valorizado na vida social e que independentemente do projeto de vida dos estudantes, e conhecimento e argumentar são elementos importantes em todas as dimensões da vida.

Recursos necessários

Materiais de papelaria, cópia de textos

Autores

Docentes de Itapebi
Equipe Cieds
Ver referências bibliográficas

Avaliação

O professor poderá utilizar o instrumento que julgar adequado para realizar a avaliação dos estudantes, mas o importante é avaliar cada estudante conforme sua própria evolução. Salutar também é pedir que ao término da sequência de atividades os estudantes possam se autoavaliar: o que eu sabia no início dessas aulas? o que eu aprendi? Como avalio o meu próprio conhecimento? É importante salientar que os estudantes nessa idade já possuem uma certa maturidade para realizar uma autoavaliação, mas é importante que o professor tenha registros que possam ajudar os estudantes nessa tarefa.

Por isso, o professor deve anotar quais foram os elementos que o estudante demonstrou maior habilidade, inclusive nas rodas de conversa. A depender de suas habilidades comunicativas o que demonstrou evolução. Por exemplo é comum que no início os estudantes se sintam menos motivados a falarem, a argumentarem. Ao longo das atividades, essas habilidades foram ampliadas? Ele passou a expor mais? é Possível perceber uma evolução no vocabulário de compreensão e de expressão?

É importante destacar esses pontos para os estudantes. Para isso, é muito importante trazer evidências, como por exemplo: um aluno na autoavaliação fica muito centrado no seu desenvolvimento apenas de conhecimento, eu sabia isso e agora sei mais isso. Numa situação assim o professor se tiver feito registros poderá apoiar:

Percebi que você começou a utilizar as palavras xxxx ou as expressões yyhyy, Percebi que você tinha uma tendência a ouvir pouco e passou a ouvir seus colegas respeitando os turnos de fala, entre outras intervenções que apoie o desenvolvimento gradativo da autoavaliação como propulsor do monitoramento da própria aprendizagem.

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