, ,

Gincana do Saber: Leitura em Rede e Rede de Leitura

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itaparica

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Rede Municipal de Itaparica

Objeto do Conhecimento

Contribuir para a prática da leitura nas escolas municipais.

Tempo de duração: 20 horas

Objetivos de aprendizagem

  • Fomentar momentos de leitura;

  • Identificar tipos de textos e literaturas;

  • Conhecer diferentes histórias;

  • Compreender a importância dos livros no desenvolvimento da escrita.

Estratégia / Desenvolvimento

Para esta ção macro, foi feito uma sensibilização com toda comunidade interna e externa, a partir de então seguimos com alguns passos:
Passo 01 – Reunião com equipe de professores e coordenadores para a escolha dos livros para a Gincana do Saber.
Passo 02 – A Gincana do Saber é um evento coletivo que reunirá todos os estudantes da rede para um diálogo sobre as leituras.
Passo 03 – Os livros escolhidos para que os estudantes realizem a leitura, são distribuídos nas escolas.
Passo 04 – As escolas realizam diversas atividades sobre o livro escolhido pela Rede Municipal de Ensino: leitura, contação de histórias, filmes, debates, ilustrações e etc.
Livros utilizados:
– O Diário de Davi: preconceito racial, homofobia e bullying na escola.
– O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry.
Passo 05 – Reunimos os representantes das escolas para participarem da Gincana do Saber.
Na Gincana do Saber as equipes respondem perguntas sobre os livros lidos.
Passo 06 – Neste passo há uma premiação, um incentivo sobre a prática da leitura.

Recursos necessários

Livros físicos ou em formato digital

Autores

Silvano Sulzart Oliveira Costa
Diretor Pedagógico
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Leitura individual e coletiva

Histórias

Escrita

Participação

Relatos da experiência

Antes não tínhamos um projeto de leitura na Rede Municipal. A Gincana do Saber tornou-se um projeto que não só estimula a leitura como também a escrita em todas as escolas municipais. Hoje como resultado por meio deste projeto, temos toda a rede lendo e estudando as mesmas obras. O aprendizado é significativo, a colaboração e a participação de todos fortalece a proposta de leitura em rede.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *