, ,

Educação para o trânsito

Oportunizar aos discentes a conscientização sobre a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito, priorizando a educação para a paz; a partir de exemplos positivos capazes de desenvolver esquemas de interação com os outros e com o meio.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal João Henrique da Silva

Componente Curricular

Língua Portuguesa; Matemática; História; Geografia; Arte e Educação Física

Prática de Linguagem

Oralidade; Leitura; Escrita; Análise Linguística; Produção

Objeto do Conhecimento

- Leitura, escrita, conversação - Análise linguística/ semiótica - Números, operações e gráficos - Conhecimento de mundo - Artes visuais

Tempo de duração: Sequencia didatica | 15 aulas

Introdução

Ao trabalhar o “ Projeto: Educação para o trânsito”, desenvolvi uma sequencia didática abordando esse tema. Realizando o levantamento dos conhecimentos prévios acerca do tema, fiz leitura de textos e imagens, trabalhando atividades voltadas para a maioria das disciplinas e no final uma apresentação com o que trabalhamos e produzimos para outras turmas.

Objetivos de aprendizagem

  • - Formular perguntas pertinentes ao tema trabalhado.

  • - Ler textos previstos para o ciclo, que circulam em meios impressos ou digital.

  • - Produzir textos adequados as funções sociais e discursivas.

  • - Utilizar grafia correta, pontuação, letras maiúsculas... ao produzir textos.

  • - Realizar um trabalho interdisciplinar.

Estratégia / Desenvolvimento

Comandas/ momentos/etapas/ciclos Materiais
1- Conversa informal para verificação sobre o conhecimento prévioacerca do assunto e o cotidiano do trânsito;

. Oreientação sobre o espaço urbano;

. Observação do trajeto casa/ escola e escola/ casa

. Conhecer os meios de transporte e as diferenças de velocidade.

. Confecção de carros

. Textos informativos

. Confecção de cartazes e placas de sinais de trânsito

. Reprodução de uma avenida, com carros, sinais, placas e pedestres.

– Confecção de um mural de notícias sobre o trânsito

Aparelho de som,

papéis diversos, emborrachados,

cola, tesoura, isopor, caixa de

papelão, giz de cera, tinta

guache, pinceis, atividades

xerocopiadas, TNT, cartazes,

jornais, revistas,

1º momento: Conversação, conhecimentos prévios 1º dia: cartazes
2º momento: Atividades escritas 2º ao 5º dia: placas, sinais de trânsito e tipos de transporte
3º momento: Atividades artísticas 6º ao 14º dia: Reprodução de desenhos, confecção de carros e mural
4º momento: Apresentação, culminância 15º dia: exposição e apresentação na quadra escolar para outras turmas

Recursos necessários

Papéis variados; EVA, cola e tesoura, lápis de cor, canetinhas e tinta guache, TNT e fita dupla face, notícias, Tv, jornais e revistas

Autores

Ridete Siqueira de Lima
Professora
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Será feita através de conversa, diálogo, participação de todos nas atividades propostas dentro da proposta de aprendizagem realizada.

Resultados Esperados

1. Conhecimento integrado sobre a educação no transito;

2. Engajamento qualificados dos estudantes.

3. Respeitar as leis de trânsito

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *