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Educação

Utilizar o consumo de materiais e alimentos e a produção diária de lixo no ambiente escolar, como forma de sensibilização dos educandos, para a compreensão da importância da reciclagem e da reintegração dos resíduos sólidos no ciclo de produção e consumo, conforme o princípio dos 5Rs da sustentabilidade.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Santa Luzia

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Trindade Verna

Componente Curricular

Ciências e Arte

Prática de Linguagem

Leitura e oralidade

Objeto do Conhecimento

Diversidade de ecossistemas Fenômenos naturais e impactos ambientais. (EF07CI08) Identificar possíveis impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, entre outras.

Tempo de duração: 4 aulas para sensibilização teórica – Ciências 2 Aulas para a oficina de reciclagem - Arte

Introdução

Conhecer o ser humano e suas relações ambientais e sociais favorece a compreensão da sociedade, do contexto cultural e dos hábitos relacionados ao cuidado com meio ambiente. A educação, sobretudo a ambiental é um meio de sensibilização que tem o poder de ressignificar práticas de consumo e possibilitar um olhar reflexivo sobre possíveis problemas ambientais, além de contribuir para a construção de soluções concretas, as quais podem ser inseridas no cotidiano dos educandos, contribuindo para a sua formação enquanto ser humano e cidadão.
Nesse contexto, a atividade educação visa contribuir para a sensibilização do educando do ensino fundamental, no tocante a importância da separação correta dos resíduos sólidos e da reciclagem. Além disso, proporciona a construção de um pensamento crítico sobre o papel de cada ser humano no processo de interação ambiental e social, bem como na construção de uma sociedade sustentável.

 

Objetivos de aprendizagem

  • - Compreender os conceitos de lixo e resíduos sólidos;

  • - Entender os processos de separação e coleta dos resíduos sólidos;

  • - Conhecer o tempo de degradação de alguns materiais;

  • - Aplicar os conhecimentos construídos no cotidiano do ambiente escolar e na prática diária de suas residências e espaços de convivência.

  • - Construção de brinquedos e objetos reciclados, a partir do lixo produzido no ambiente escolar.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Aula 1.
    Construção coletiva dos conceitos de lixo e resíduo sólido, com ênfase na produção diária de resíduos sólidos da sala de aula e de todo ambiente escolar.

    Materiais: Quadro branco, pincel, lixeiras da escola e uma balança.

     

  • Aula 2.
    Apresentação dos materiais separados, oriundos do lixo da escola, com respectivos tempos de degradação no ambiente. Sensibilização sobre a importância da reciclagem, do reaproveitamento e do cuidado com o meio ambiente.

    Materiais (papel, plástico, metal,
    vidro e orgânicos) oriundos da lixeira
    da escola, devidamente higienizados e acondicionados para a demosntração; quadro branco e pincel, caderno e lápis.

     

  • Aulas 3 e 4.

    Aula expositiva e dialogada, com uso de recursos audiovisuais (YouTube), sobre a política dos 5RS da sustentabilidade, com ênfase no consumo consciente e nos impactos positivos da mudança de hábitos.

    Materiais: Projetor, slides, vídeos explicativos, quadro branco e pincel,
    caderno e lápis.

     

  • Aulas de Arte (2 aulas) –
    Oficina de reciclagem. Apartir do material separado e coletado no lixo da escola, acontecerá a construção de brinquedos e objetos dedecoração reciclados, os quais, serão expostos na semana do meio ambiente.

    Materiais recicláveis coletados no lixo da escola, cola, tesoura,
    pincel, tinta, barbante, papelão e garrafas pet.

     

Recursos necessários

Recursos visuais – quadro, cartazes, projetores, slides, o próprio lixo antes e depois da separação;
Recursos audiovisuais – Vídeos explicativos;

Autores

Mauricelia Macario Alves
Ver referências bibliográficas

Avaliação

A avaliação será contínua, considerando a participação nas aulas teóricas e práticas. O protagonismo do educando será considerado como critério qualitativo, tanto na construção do conhecimento teórico, quanto na produção do brinquedo ou objeto de decoração, durante a oficina de arte reciclável.

Resultados Esperados

1.Separação correta do lixo;

2.Produção de briquedos e objetos de decoração com o lixo reciclado da escola e exposição na semana do meio ambiente, como forma de sensibilização sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o ambiente em que vivemos;

3.Transformação de hábitos, na escola, nas residências dos educandos e, consequentemente, na coleta seletiva do município.

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