, ,

Despertando o gosto pela leitura compartilhada em turmas do ensino fundamental anos finais.

Conscientizar os alunos sobre a importância da leitura estabelecendo relações entre variedades de textos. 

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Conhecimento

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Dario José de Novais

Objeto do Conhecimento

Compreensão em leitura e estratégia de leitura.

Tempo de duração: 2 aulas de 50 minutos.

Introdução

Este plano de aula foi estruturado para que o estudante possa ter o gosto pela leitura, e,  compreender textos que envolve os alunos a contar e comentar o que se leu, ouvir do texto lido. A participação dos alunos na hora da leitura requer muita atenção, pois assim, eles terão mais facilidade de comentar e de produzir o que ouviu ou leu. 

A leitura na sala de aula traz muitos benefícios, nas formas de expressar, de escrever, proporcionando assim, um melhor repertorio que pode ajudar nas suas interpretações e produções. 

Objetivos de aprendizagem

  • - Desenvolver nos alunos estratégias de entender e interpretar textos;

  • - Reconhecer e valorizar a diversidade linguísticas, aprendendo a valorizar as contribuições dos colegas;

  • - Conhecer e explorar diversas praticas de linguagem e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

Estratégia / Desenvolvimento

Exibir o texto para os alunos em que o tema é: Testemunha tranquila, autor Stanislaw Ponte Preta. o professor coloca o titulo da leitura no quado. Na sequencia o professor vai lendo o texto com a classe e, durante a leitura, questiona os alunos sobre os fatos ocorrido no textos lido. Mostrando como é importante suas colocaçoes para assim entender a proposta do texto escrito pelo autor.

Conversar com os alunos sobre a importância da leitura na sala de aula e mostrar textos de diferentes autores. Falar brevemente sobre a vida do autor exibido e quais teriam sido suas motivações para produção do texto.

Perguntar aos alunos:

Como e por quais pistas linguísticas lhes foi possível realizar as hipóteses do texto;

O que eu gostaria de comunicar sobre os acontecimentos do texto?

Propor aos alunos que realizem uma leitura em casa e trazer as observações do que achou da leitura e compartilhar com os colegas.

Recursos necessários

Cópia impressa do texto. 

Autores

Polyana Ferreira Brito
Professora
Maria Aparecida Santos Ferreira
Professora
Wilson Moreira Souza Filho
Professor
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Participação do aluno dominio do conhecimento sobre as idéias do autor da obra selecionada: 

Qualidade dos  comentários sobre o texto lido. 

Resultados Esperados

Os resultados foram satisfatórios, Os alunos adoraram o texto aprendizagem de forma lúdica, desafiadora e dinâmica. Gosto pela leitura, melhora no desenvolvimento cognitivo, na capacidade de se expressar, vontade de ler todo o texto .Respeito das opinioes ,saber ouvir.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *