Desenvolvendo conceitos matemáticos e científicos nas séries iniciais por meio de grupos interativos

Oferecer oportunidade para que os alunos trabalhem em grupo, incluindo a todos no processo de aprendizagem, compartilhando saberes e respeitando sua limitação e a do outro.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Conhecimento, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Josino Ferreira

Tempo de duração: 2 aulas

Introdução

A turma é trissérie (3°, 4° e 5° ano) com 20 alunos, entre eles um aluno com necessidades especiais do 5° ano. Ele é muito inteligente e esperto, porém de dificuldade de assimilação e não aceita regras, prejudicando a interação com os demais alunos e professor (ora carinhoso, ora agressivo). Essa atividade proporcionará a ele um momento de interação é uma forma de agrupamento inclusivo na qual todos os estudantes participam do processo de aprendizagem com a ajuda do professor e de outros recursos materiais e humanos, sem que nenhum deles fique para trás. Assim, os Grupos Interativos trazem os melhores resultados no âmbito da aprendizagem e da convivência.

Trabalhar com grupos interativos contribui na organização da sala de aula, favorecendo o alcance de melhores resultados na aprendizagem e na convivência entre os alunos. Desta forma, as interações se multiplicam, se diversificam, ampliando o tempo de trabalho, pois os educandos participam do processo podendo contar com a ajuda do professor, de voluntários familiares e de materiais específicos para que desenvolvam a atividade, respeitando todas as opiniões, para chegar a um resultado prazeroso e significativo.

Esta atividade será desenvolvida para auxiliar em situações existentes em sala de aula, tais como individualismo e falta de respeito com a opinião do próximo, incluindo todos sem distinção de saberes.

Objetivos de aprendizagem

  • Resolver problemas que envolvam combinar elementos de dois conjuntos diferentes, usando diversos procedimentos.

  • Compreender os movimentos de rotação e translação e suas implicações.

  • Compartilhar conhecimentos, respeitando o momento de fala.

Estratégia / Desenvolvimento

1ª Etapa:

Preparar as questões que deverão ser respondidas pelos alunos antecipadamente;

As questões serão uma de situação problema do campo multiplicativo; uma situação problema de medidas de comprimento; e uma de rotação e translação;

Convidar as voluntárias: coordenadora pedagógica; auxiliar de classe; mãe de aluno;

Explicar a dinâmica da atividade para elas: observar e fazer intervenções necessárias para o aprendizado.

2ª Etapa:

Agrupar os alunos em três grupos de forma que um auxiliem o outro (agrupar os que tem facilidade com os que tem dificuldade de compreensão)

Ficará uma voluntária em cada grupo apoiando o trabalho e favorecendo as interações entre os alunos.

A professora estará circulando pela sala para tirar dúvidas e atender os alunos com mais dificuldade.

Fazer a rotatividade das atividades;

Cada atividade terá a duração de 20 min.

Entregar uma atividade por vez, até os três grupos responderem as três atividades.

Ao término das atividades os grupos deverão fazer um resumo do que achou da atividade – autoavaliação.

Para realizarem as atividades será disponibilizado folhas digitadas com os problemas a serem respondidas, bolinhas de gude, tampinhas de garrafas, folhas em branco, lápis de cor e compasso.

Recursos necessários

Para uma turma de 20 alunos divididos em 5 grupos com 4 alunos em cada:

5 Folhas (uma para cada grupo) com as questões a serem desenvolvidas;

20 Tampinhas de garrafas;

20 Bolinhas de gude;

1 Bola e 1 lanterna;

5 Folhas em branco;

Lápis de cor (uma caixa co 12 lápis);

1 Compasso.

Autores

Carina Neiva de Oliveira Profeta
Coordenadora Pedagógica
Cristiane Araújo de Aquino Vieira
Professora
Irenilde Rocha de Oliveira
Professora
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Será através de observação e cooperação; correção das atividades entregues e escrita de relatos feitos pelos alunos referente ao processo realizado (autoavaliação).

Autoavaliação:

Como participei das atividades?

O que aprendi no meu grupo?

Gostei da atividade aplicada?

Escreva do que mais gostou da atividade.

Resultados Esperados

Ter mais interação;

Cooperação entre os alunos;

Melhor compreensão do objeto do conhecimento trabalhado;

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