, ,

Debate sobre a inundação ocorrida no Rio Grande do Sul em maio de 2024: causas, consequências e soluções para esse tipo de tragédia socioambiental.

Dialogar sobre causas, consequências, e possíveis soluções para a inundação que aconteceu em cidades do Rio Grande do Sul, realizando investigações do caso e se aprofundando no tema empreendedoriso para melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Augusto Landulfo Medrado

Objeto do Conhecimento

Matemática; Linguagens; Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Tempo de duração: 3 aulas de 50 minutos.

Introdução

Essa prática foi desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de desenvolver neles a pesquisa em fontes confiáveis, a organização dos dados coletados, a demonstração das informações com base em fatos, a argumentação e a capacidade de buscar soluções para os problemas encontrados.

Esse Debate foi introduzido na aula de Educação Empreendedora, com a finalidade de desenvolver o dialogo em grupos sobre a inundação que aconteceu no Rio Grande do Sul, relatando as causas desse alagamento, as consequências e as possíveis soluções. Onde os alunos puderam pesquisar e se aprofundar sobre o tema, conseguiram realizar a troca de informações e identificar os problemas e possíveis soluções para o ocorrido.

Objetivos de aprendizagem

  • Pesquisar e estudar sobre a inundação do Rio Grande Do Sul ocorrida em Maio de 2024;

  • Debater com argumentos sobre as causas, consequências e formas de prevenção de um alagamento;

  • Argumentar de forma clara, com base nos fatos pesquisados; Desenvolver a autonomia, a crítica e o ato de persuadir;

  • Desenvolver a autonomia e o protagonismo do aluno;

Estratégia / Desenvolvimento

Será trabalhado nesta aula de empreendedorismo a metodologia ativa, (sala de aula invertida), com um debate com os alunos sobre o tema “enchente” no Rio Grande do Sul”. Através desta aula os alunos poderam compreender na resolução de problemas, que não esteje vinculado a uma empresa, pois existem situações onde devemos empreender sem visar os lucros, e sim para melhorar nossa qualidade de vida.

 

1º ETAPA: Apresentar aos alunos o tema ” ENCHENTE NO RIO GRANDE DO SUL” de forma resumida, através de um slide, detalhando um pouco sobre as causas, consequências e possíveis soluções. Definir 2 grupos para realizar o debate sobre o tema, onde o GRUPO 1- deverá estudar sobre as causas e consequências da enchente do Rio Graande do Sul, e o GRUPO 2- deverá estudar sobre a forma de prevenção e possíveis soluções para a inundação do Rio Grande do Sul. Será passado aos alunos links e vídeos de reportagens sobre essa inundação, e todos deverão realizar os estudos do tema em casa, pois o debate será realizado depois de alguns dias de estudos.

 

2º ETAPA: Após os estudos, os alunos serão organizados em suas mesas e um grupo deverá ficar de frente para o outro, assim serão passadas informações sobre as regras do debate, definidas pela professora, como respeitar o tempo de fala de cada um, quantos minutos cada grupo ou participante terá para argumentar, quem poderá interferir dando instruções para o melhor desenvolvimento do debate

( mediação da professora), e o tempo de duração desse debate. De início cada grupo terá a primeira fala que é relatar o seu tema, por exemplo o Grupo 1 deverá descrever com base nos fatos estudados sobre as causas e consequências da inundação, descrevendo como aconteceu a tragédia no rio Grande do Sul e como as famílias se encontram atualmente. Já o Grupo 2 deverá relatar sobre as consequências desse ocorrido dando ênfase nas formas de prevenções para uma inundação, detalhando as possíveis soluções para os problemas causados por esse alagamento em grande escala. Após a fala dos grupos, os alunos poderão contra-argumentar entre si, respeitando o tempo de fala de cada um, podendo pontuar falas importantes que os colegas tenham esquecido, dando detalhes para o ocorrido e também complementando todas as informações compartilhadas.

 

3º ETAPA: Após as falas, os alunos poderão chegar a conclusão de suas pesquisas, compreendendo tudo o que aconteceu no Rio Grande do Sul, o que as famílias estão passando e de que forma podemos ajudar, como podemos nos proteger em uma inundação, e o que deve ser feito como forma de prevenção. Podendo tarabalhar assim a empatia, se colocando no lugar do outro e compreendendo que podemos empreender não só visando o lucro ou gando de riquezas, mas que podemos empreender em nossas vidas procurando soluções para os problemas enfrentados, e garantindo uma melhor qualidade de vida para todos da população.

 

 

4º ETAPA: após os argumentos e contra argumentos no final do debate, será possível compreender as causas e consequências que vão além das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, e as soluções cabíveis, dando a devida importância de como devemos nos previnir de uma enchente. Esse diálogo final terá a participação do professor (a) e para findar os entregantes do primeiro grupo deverão criar um cartaz com as causas das grandes enchentes nas cidades e o outro grupo deverão construir um cartaz de como devemos nos proteger das grandes enchentes.

 

OBSERVAÇÕES: Durante esse debate os grupos poderão também optar por recorrer ao uso de materiais extras como slides do tema apresentado, imagens impressas, vídeos, caixa de sosso, cartaz, tudo o que possa agregar e comprovar as informações sobre o ocorrido. E no seu tempo de fala os alunos poderão apresentar esses materias para a troca de informações. Podendo assim envolver os alunos neurodivergentes, que necessitam de um outro meio para se comunicar com os demais.

Recursos necessários

Projetor de imagens, slide, notebook, celular, internet, caderno, lápis , caneta, quadro, piloto, cartaz, material impresso, caixa de som. 

 

Autores

Emilly Batista Dos Santos
Professora
Eraldo Rodrigues Trindade
Professor
Herivelto Silva Souza
Professor
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Será avaliado a oralidade dos alunos, a argumentação com base em fatos, capacidade de resolver problemas, o trabalho em equipe, a autonomia e o aprendizado construido. 

Resultados Esperados

Capacidade de argumentar com base em fatos;

Encontrar soluções para problemas que afetam a sociedade;

Empreender para garantir uma melhor qualidade de vida;

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *